MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171
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Resultados da Pesquisa
Item Histórias em quadrinhos : uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso.(2023) Ferreira, Alexandre Libério; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Silva, Ana Carolina Araújo da; Miranda, Ana Carolina Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEsta pesquisa teve como objetivo principal apresentar as potenciais contribuições didático-pedagógicas de uma sequência didática (SD) que envolva a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ). Ela foi desenvolvida por meio da investigação exploratória e da pesquisa bibliográfica nos mais variados produtos e materiais que abordam as HQs, o estudo de caso, a experimentação e o conteúdo de ligações químicas no Ensino Médio. No caso do conteúdo do currículo de Química do Ensino Médio escolhido para esta pesquisa – ligações químicas – este em geral é abordado por meio de métodos tradicionais e demanda a memorização intensa de fórmulas e conceitos por parte dos estudantes. Isso frequentemente gera uma sensação de desinteresse desses pelas atividades e pelo assunto em si. O uso da HQ em estudo de caso – e ainda complementado pela experimentação – parece ter potencial para contribuir na mudança para o ensino do conteúdo de ligações químicas. Para o desenvolvimento da HQ, foi realizada uma pesquisa em livros e artigos, com o intuito de se selecionarem temáticas para a elaboração de uma narrativa ou problema interessante e que engajasse os alunos na leitura e na sua solução de um estudo de caso. Na análise da SDI, a partir principalmente dos pressupostos de Zabala (1998), foi possível observar que a abordagem proposta não só tem potencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as competências conceituais, procedimentais e atitudinais do estudante, mas também pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, bem como para sua capacidade de lidar com questões relacionadas ao convívio social e à assimilação da teoria à realidade vivida. Acredita-se que o produto educacional apresentado seja um material que possibilite interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências no Ensino Médio.Item A percepção de professores do ensino básico sobre uma atividade didática com o conteúdo de pH a ser aplicada em uma sala de aula com aluno surdo.(2021) Almeida, Ana Cláudia Carvalho de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Oliveira, Iara Terra de; Souza, Gilmar Pereira de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dosCom o início e crescimento da discussão sobre a Educação Inclusiva, a Química, como uma ciência abstrata, se mostrou um desafio ainda maior para professores. Assim, nos debruçamos no presente trabalho na construção de uma atividade didática experimental de caráter investigativo sobre o tema pH para ser trabalhada em sala de aula com alunos surdos. Sob a visão de professores do Ensino Básico, discutiu-se a validade da aplicação dessa atividade em sala de aula e sua contribuição para uma aprendizagem mais eficaz dos alunos surdos. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e seguiu o seguinte percurso: escolha do tema; construção da atividade; elaboração de uma cartilha para os professores; coleta de dados por meio de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas; e uma roda de conversa também on-line. Os dados foram discutidos com o aporte da análise de conteúdo. No total, 15 professores de instituições públicas e privadas de Minas Gerais responderam ao questionário. Como resultado, tem-se que73,3% dos participantes já tiveram alunos surdos em sala e 60% não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência. Além disso, ouviram-se críticas, sugestões, dificuldades e obstáculos dos professores para, desta forma, validar a proposta feita. Assim, 85% dos respondentes disseram que a cartilha proposta trouxe informações relevantes para sua atuação profissional e 64% informaram que trouxe novas informações. Diferentes temas também foram apontados, como: formação continuada; despreparo ao sair da graduação; maior presença dos alunos com deficiência na rede pública de ensino; e a dificuldade dos professores de instituições privadas em trabalhar com estes alunos. Para 93,3% dos professores que participaram da pesquisa a atividade proposta é válida no trabalho com alunos surdos. Diante disso, buscou-se fomentar as pesquisas na área de inclusão de surdos na Química, acreditando que trabalhos como este possam incentivar a presença dos alunos com deficiência no Ensino Básico regular, bem como colaborar com os professores que buscam apoio e formação para atuar de forma efetiva por uma Educação Inclusiva.