MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Construção colaborativa de sequências didáticas sobre HIV/AIDS : uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências.(2021) Souza, Thayroni Bonniheki Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Valle, Mariana Guelero do; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Freitas, Cláudia Avellar; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eFundamentados pelo aporte teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR), temos como objetivo principal analisar as possíveis contribuições oportunizadas na formação inicial de licenciandos, integrantes do PIBID/Ciências da região dos Inconfidentes, quando estão envolvidos em uma oficina colaborativa para a produção de sequências didáticas relacionadas ao tema HIV/AIDS. Os dados foram obtidos a partir de gravações em dispositivos digitais de áudio e vídeo, bem como anotações em caderno de campo. Constatamos que a oficina colaborativa criou um ambiente favorável para a mobilização de atores humanos e não-humanos que, em rede, promoveram um intenso movimento discursivo sobre a temática da educação para a sexualidade. Ela oportunizou ainda a construção de três propostas de sequências didáticas sobre a temática HIV/AIDS, que indicam que esses licenciandos se enredam em um processo de construção colaborativa que potencializa o aprendizado, que intensifica a criatividade e parece preparar para a sala de aula, pois os torna protagonistas de um conhecimento mais amplo e articulado às questões socioculturais. Afinal, esses futuros professores mobilizaram para a rede aspectos da abordagem emancipatória para educação sexual, pela qual Empatia e Combate ao Preconceito se mostram elementos importantes para práticas educacionais sobre o tema do HIV/AIDS planejadas.Item Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.(2021) Teixeira, Joana Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Robert, André Désiré; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi UenoEm muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.Item WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual.(2019) Estevão, Isabel Cristina Alves; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Assis, Guilherme Tavares de; Reis, Rita de CássiaO computador e a internet tornaram-se ferramentas de grande importância no cotidiano da sociedade contemporânea. Diante disso, é imprescindível que os professores procurem avaliar e utilizar o potencial educativo desses recursos com o objetivo de formar cidadãos atualizados críticos e autônomos. Um dos maiores desafios da atualidade em relação à internet, no entanto, é conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso com o aprofundamento da sua compreensão em espaços menos rígidos e confinados, pois, atualmente, dispomos de uma quantidade enorme de informações e, com isso, sendo natural, e até esperado, uma certa dificuldade inerente para escolher quais são significativas e integradas com a nossa mente e cotidiano. Este projeto tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Química por meio do desenvolvimento de um piloto de uma plataforma educacional virtual – chamada de WebQui – que visa selecionar e organizar produtos de software, roteiros, simulações e fontes contextuais para suporte ao professor. A WebQui não é apenas uma biblioteca estática de conhecimentos, mas também um espaço de troca de experiências de ensino-aprendizagem entre professores, podendo ser ainda base para consulta de outros interessados, como, por exemplo, alunos. A plataforma está organizada de forma objetiva e ancorada nos três eixos do Conteúdo Básico Comum de Química da rede estadual de ensino de Minas Gerais: Materiais, Modelos e Energia, articulados com as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. As formas de abordagens são focadas nos fenômenos, teorias/modelos explicativos e representações. Os conteúdos da WebQui foram elaborados com prudência e coesão aos conceitos químicos, sendo assim, uma fonte confiável e inovadora que oportuniza a interação entre professores, proporcionando várias possibilidades de abordagem de conteúdos significativos e atraentes para suas aulas de Química. Uma versão inicial da WebQui foi apresentada a um grupo de professores e um roteiro de aula aplicado em uma turma para que se pudesse observar a relevância e a eficiência do projeto como um todo. Diante do resultado satisfatório, dessa experiência, a versão final foi concluída.Item O livro didático na sala de aula : os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental.(2017) Figueiredo, Márcia Cristina de Oliveira; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Nilma Soares daHá décadas, o livro didático faz parte do cenário educacional, entretanto aspectos pertinentes às interações em sala de aula entre professor, livro e alunos são ainda pouco explorados. Nesta investigação, valemo-nos das seguintes questões de pesquisa: “Como é a utilização do livro didático no cotidiano da sala de aula?”; “O que a professora prioriza na sua prática?”; “Como os textos didáticos do livro Construindo Consciências são trabalhados nas aulas de Ciências?”; “De que modo a professora conduz a correção dos questionários?” e “Em quais momentos a professora aproxima-se do projeto didático autoral?”. Ancoramo-nos na análise microgenética, o que implicou, fundamentalmente, gravar as aulas acompanhadas e destas selecionar episódios significativos. Apresentamos os dados que foram coletados em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública do município de Belo Horizonte. Nosso olhar voltou-se para os modos de uso do livro didático Construindo Consciências, elaborado pelo Grupo Ação e Pesquisa em Ensino de Ciências (APEC). Observamos a prática de uma professora dos anos finais do ensino fundamental. No cotidiano da sala de aula, percebemos que as práticas mediadas pelo livro foram marcadas por velhas e novas escolhas pedagógicas, refletindo o quão difícil é para um professor desvencilhar-se dos moldes tradicionais de ensino de Ciências. Reafirmamos, nesta pesquisa, a importância do livro didático no cotidiano da sala de aula e a urgência de aprofundar a compreensão da dialogia como um caminho para um ensino de Ciências, de fato, significativo.Item Recepção e uso de livro de apoio ao professor dos anos iniciais : um estudo de caso do livro "Trilhas para ensinar ciências para crianças".(2017) Pereira, Bárbara Luiza Alves; Almeida, Sheila Alves de; Sousa, Hildeberto Caldas de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEsta pesquisa situa-se no campo teórico do ensino de Ciências: os materiais didáticos, e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente sobre a forma que utiliza os textos de apoio em sua prática. Atualmente, no Brasil, há poucas pesquisas que investigam a forma como os professores utilizam os livros de apoio teórico-metodológico, buscando a melhoria dos cursos de formação inicial e, consequentemente, da qualidade do ensino de Ciências para crianças. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a prática de uma professora dos anos inicias com o material de apoio “Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças”, escrito por pesquisadoras e formadoras de professores. Buscamos identificar a recepção do material pela professora, bem como seu uso, o que foi utilizado, como e porque, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações e gravações em áudio e vídeo da prática em sala de aula, além de análise e interpretação das transcrições dessas aulas e de conversas com a professora. Fundamenta-se especialmente essa pesquisa nos estudos de Weissmann (1998), Sá (2010), e contribuições de Goes, (2000) Fracalanza (2006) e Fiscarelli, (2007). Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho da professora, destacamos que as imposições da escola limitam o tempo e, sistematicamente, influenciam sua prática, inclusive no que se refere ao uso do livro. Concluímos que apesar de a recepção do livro pela professora ter se dado de maneira positiva, seu uso foi realizado de modo parcial, e que tal fenômeno depende da formação do professor, das condições de trabalho em que está envolvido, entre outros fatores. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina Ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de professores consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação desses professores.Item O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural : uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores.(2016) Souza, Gisele Rodrigues; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Leandro Marcio; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Souza, Gilmar Pereira de; Laureano, Fernando VerassaniEsta pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental nas escolas urbanas municipais sobre as atividades de manejo integrado da elódea na Lagoa da Bagagem em São Gonçalo do Pará – MG. O objetivo principal foi criar um material paradidático sobre agroecologia, agricultura convencional e ecologia para apoio didático pedagógico aos professores sob a perspectiva da extensão rural, que os permitirá trabalhar conceitos científicos de forma contextualizada e participativa. Para a construção do material paradidático foi realizada uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa como metodologia, o que proporcionou dados e conhecimentos para produzir um material mais adequado à realidade local. O público alvo foram quatro supervisoras e os alunos de duas escolas do Ensino Fundamental I. As atividades da pesquisa envolveram reuniões, palestra e entrevista com as supervisoras, palestra e concurso para os alunos. Os resultados mostraram que, inicialmente, houve dificuldade das supervisoras e professoras em abordarem temas científicos, problematizar a realidade e incorporá-la no currículo escolar. Porém, a medida que o projeto de educação ambiental foi se desenvolvendo e principalmente após a participação dos alunos, que demonstraram fortemente o interesse pelo estudo de temas locais e relacionados ao cotidiano da comunidade, identificamos fatores que repercutiram positivamente no desenvolvimento do projeto. Entre esses fatores destacamos: a associação da prática extensionista e a construção coletiva do conhecimento na escola a partir da problematização da realidade; descentralização e democratização dos processos de planejamento e execução do projeto; proposta interdisciplinar utilização de espaços não formais e a divulgação e socialização do projeto. Esses resultados subsidiaram a criação de um manual denominado "Agroe(s)cologia: agroecologia na escola", destinado aos professores, com sugestões de atividades teóricas-práticas, divididas em quatro grandes temas recorrentes no município: a Lagoa da Bagagem, solo e agricultura, fertilizantes e agrotóxicos.