MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto.
    (2024) Reis, Renata Lima Santiago dos; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Kato, Danilo Seith; Cabral, Wallace Alves; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira
    A pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental de Ouro Preto. Pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e ser dos sujeitos em seu território, apresentados na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais propostas pelos pesquisadores da Caravana da Diversidade, estudiosos da sociobiodiversidade, enquanto tema para o ensino de Biologia. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo: desenvolver uma proposta para promoção de Educação Ambiental contextualizada no território por meio de uma oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais, procurando observar as temáticas e apropriações elaboradas por estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Ouro Preto, MG. O trabalho tem abordagem qualitativa e envolve a análise textual discursiva. Por meio da oficina desenvolvida, buscou-se compreender a relação dos estudantes com o território e, assim, elucidar as construções ideológicas, políticas, socioculturais e ambientais que se apresentarem. Diante do exposto, construímos os metatextos que apresentam os resultados e discussão, sendo eles: 1º - Elementos mobilizadores para Educação Ambiental contextualizada no território; 2º – Bionarrativas Sociais: um olhar dos estudantes sobre si e sobre o território. Ao analisarmos os fenômenos que se mostram em nossa pesquisa, procuramos reverberar a riqueza dos detalhes, sentimentos, encantamentos, retratados pelos estudantes. Consideramos que a oficina apresentou potencial para integrar os saberes populares, as vivências individuais e coletivas no território e a autoria como caminhos para uma educação ambiental contextualizada no território. Também se fez como espaço de escuta, sendo atenta ao que nossos referenciais denominam colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Contudo, nos deparamos com os desafios de mobilizar estes estudantes para que se sentissem confortáveis para expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, sendo que eles muitas vezes se mostravam resistentes; bem como despertar nos estudantes maior segurança para a escrita mais autoral.
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    Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental.
    (2023) Bitencourt, Rosangela; Maia, Cristina de Oliveira; Oliveira, Danilo Ribeiro de; Souza, Gilmar Pereira de; Maia, Cristina de Oliveira
    A presente pesquisa, do tipo intervenção, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, surgiu da inquietação sobre a possível contribuição da percepção ambiental na educação ambiental crítica para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes em relação às questões ambientais. Teve como objetivo identificar como jovens moradores de um município fronteiriço de uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, compreendem e se relacionam social e ambientalmente com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. O suporte teórico da pesquisa, está fundamentado na educação ambiental crítica e na formação da consciência socioambiental para embasar as discussões sobre a percepção ambiental. A metodologia envolveu a elaboração de uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada durante as aulas de ciências e geografia nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual localizada no município onde fica localizada a sede administrativa da unidade de conservação. As atividades da sequência envolveram, entre outras coisas, uma visita à unidade de conservação ambiental. Ao longo de todo período de aplicação, os estudantes foram separados em grupos, observando como critério a localidade de residência dos participantes em relação ao parque. A coleta de dados foi realizada por meio de produções escritas, mapas mentais, registro de imagem por foto, vídeos e diário de campo da pesquisadora. Os dados passaram pela Análise Textual Discursiva, o que nos levou a identificação de unidades de significado e formulação de categorias, nos permitindo a produção de um metatexto. As análises sugerem que a proposta de intervenção como prática educativa favoreceu o despertar de uma possível consciência socioambiental. Concluímos que a utilização de estratégias variadas de ensino como aula de campo, vídeos, mapas geográficos e roda de conversa contribuem na construção do conhecimento científico. A SD favoreceu a assimilação, de forma crítica e reflexiva, das informações sobre a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a importância de uma unidade de conservação para preservar o meio ambiente natural dos impactos ambientais sofridos pela ação antrópica e a formação da consciência socioambiental. Ao final da pesquisa foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado uma sequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar a temática ambiental como proposta de material didático.
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    Desenvolvimento de uma empresa júnior no ensino médio : uma experiência educativa sobre resíduos sólidos.
    (2019) Costa, Vanelle Wendy de Jesus; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Pagan, Alice Alexandre; Zama, Uyrá dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a contribuição de um modelo de empresa simulada, na área de Educação Ambiental sobre os resíduos sólidos, nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Profissionalizante. Ele foi aplicado em uma escola estadual, no interior de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (ANT) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos e foca nas ações que ocorrem a partir da associação entre os elementos. O que nos permitiu dar ênfase ao artefato sócio-técnico “empresa simulada”, como sendo um elemento ligado a uma rede sociomaterial que pretendemos descrever e analisar. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permite compreender a aprendizagem como efeito das translações que ocorrem a partir da associação entre diversos actantes. Como uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de ciências, na área de biologia, procuramos desenvolver como produto educacional: um guia para a estruturação e implementação de empresa simulada, na área de ciências, para o Ensino Médio. Descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, a rede performada entre os actantes e o que emergiu dela durante os encontros realizados. Consideramos que o modelo da empresa simulada, pode contribuir com o ensino-aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos e entidades mobilizadas que contribuem para que os alunos se sintam mobilizados a trabalharem com essa temática. Identificamos que o tempo de duração e exposição ao projeto é um fator importante, pois, contribui para o aumento das associações entre os actantes, sensibilização dos sujeitos, surgimento e performance de novas redes. Acreditamos que a empresa simulada se constitui como um produto educacional a ser desenvolvido no Ensino Médio, explorando a temática ambiental e desenvolvendo competências na área de empreendedorismo.
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    Atlas digital geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais.
    (2017) Reis, Luiz Henrique de Oliveira; Moreira, Leandro Marcio; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Moreira, Leandro Marcio; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Cruz, Luciana Hoffert Castro
    Na relação do ensino e aprendizagem acredita-se que a concepção de que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs devem reformular a Metodologia Educacional atual, leva a buscar de que maneira deve-se pensar e agir para entender e compreender esta nova estrutura, estrutura está aberta, complexa, sem hierarquias. Aprender as novas formas de raciocínio, de organização e representação do pensamento não é tarefa fácil. As inadequações dos modelos existentes de transmissão do conhecimento, processos pedagógicos, dificultam em muito a aplicação no ensino e aprendizagem. O que se observa é que as mudanças sócio-econômico-culturais geradas pela Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC causaram grandes mudanças nos alicerces da Educação, exigindo transformações, na estrutura e nos elementos da educação escolar. Este estudo tem como objetivo analisar o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs na Educação Ambiental, mais especificamente, analisar a eficácia da utilização do Atlas Digital Geoambiental como instrumento da Educação Ambiental e propor, se for o caso, seu uso no ensino e aprendizagem nas escolas de Minas Gerais. A principal hipótese deste estudo é que as novas Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs, mais especificamente o Atlas Digital Geoambiental, pode provocar modificação na relação com o saber influenciando o funcionamento das instituições de Educação e a formação de profissionais de educação e dos alunos, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o estudo surge como uma nova metodologia da educação para o ensino e aprendizagem com uso do Atlas Digital Geoambiental, surge a sala de aula virtual, funcionando em “escolas virtuais” tendendo a diminuição do período de aula, assim como a disponibilidade de acesso a aula 24 horas/dia. A força de trabalho que impulsiona esta nova metodologia é formada por professores que atuam com base na informação.
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    Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.
    (2017) Santos, Fernanda Costa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Viana, Gabriel Menezes
    Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute assuntos sobre ambientes naturais e urbanizados. Como referencial teórico analítico utilizamos a teoria Ator-Rede (TAR), que trata o conhecimento como um produto social em decorrência da associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas. Além disso, nossos dados direcionaram nosso olhar para a aprendizagem pautada na filosofia estética. Os dados gerados surgiram com os de registros em caderno de campo e produções documentais dos alunos. A partir disso, construímos nosso relato, que evidencia momentos de aprendizagem ocorridos pelas associações entre os actantes que foram mobilizados durante a execução das atividades. Dessa forma, constatamos que a sequência didática possibilita uma aprendizagem em que trata de aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma aprendizagem estética, e não conceitual como era nossa expectativa inicial. De forma ampla esta pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre as potencialidades e limitações existentes na sequência didática, o que pode contribuir para pesquisadores que queiram desenvolver trabalhos futuros. Assim, com base em uma abordagem latouriana, podemos concluir que a aprendizagem estética, ainda que pouco valorizada nos campos do ensino de ciências e biologia, contribui para uma educação científica ampliando percepções e vivências dos estudantes. Acreditamos que essa atividade se constitua como um produto diferenciado para se trabalhar no ensino de ciências de forma articulada com o compromisso social na busca pela qualidade de vida de uma comunidade.
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    Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender: uma proposta para a formação docente na EJA.
    (2017) Gonçalves, Wasley Wagner; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Junior, Celio da Silveira
    Esta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio (EM). O produto educativo é um caderno temático experimental, que favoreça a capacitação para o uso de experimentos simples como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino e aprendizagem de temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender, a única coleção para a EJA distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tornando-o um material didático diferenciado e um produto educativo de grande relevância. A construção dessa proposta de formação docente foi baseada nos trabalhos de Tardif, segundo os quais o cotidiano da função docente modifica os saberes experienciais. A partir desse objetivo, foi elaborado, de forma colaborativa, um caderno temático experimental com base nas percepções de um grupo de quatro professores de ciências que atuam em EJA, valorizando seus saberes experienciais. Este caderno temático foi concebido na primeira etapa da pesquisa e intitulado: A água como tema gerador de conhecimento na EJA: proposta de atividades experimentais que favoreçam temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender. O produto educativo elaborado tem como principal ferramenta pedagógica as atividades experimentais (AEs) utilizando-se materiais alternativos conhecidos pelos professores. Espera-se que o caderno promova, na sala de aula, discussões sobre os temas ambientais trabalhados no livro didático da Coleção Viver, Aprender.
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    Ecocereus e as multifunções ecológicas da canga : contribuições para educação ambiental.
    (2016) Maciel, Jalula Maria Lage; Moreira, Leandro Marcio; Carmo, Flávio Fonseca do; Kamino, Luciana Hiromi Yoshino; Cruz, Luciana Hoffert Castro
    O modelo de produção a que assistimos desde meados do séc. XVIII, com a revolução industrial, não leva em consideração a finitude dos recursos naturais. Desta forma, a exploração do meio ambiente, não sustentável e que, portanto, não leva em conta a perda do habitat de diversas espécies e o desequilíbrio biológico, precisa ser debatida com todas s esferas da sociedade. Nesta ótica de discussão científica e de causas e efeitos, a escola entra como um setor fundamental, mas para isso necessita de uma pedagogia diferenciada e uma mudança de paradigma no processo de ensinar. Nesse ponto, a Educação ambiental mostra-se como excelente ferramenta para levar os indivíduos a compreenderem o seu papel enquanto parte de uma macro-natureza. Neste trabalho limitaremos a relação homem-natureza no contexto dos campos rupestres ferruginosos ou simplesmente canga, como são mais conhecidos. Localizados na região do Quadrilátero Ferrífero (QF) em Minas Gerais, estão entre os ecossistemas menos conhecidos e os mais ameaçados do Brasil, devido a sua distribuição restrita e associada aos principais depósitos de minério de ferro do país. Este trabalho apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da cartilha nomeada “Canga”, para o desenvolvimento de valores e atitudes em prol da conservação e preservação dos campos rupestres ferruginosos. Com a proposta de fazer da cartilha um instrumento de reflexão, um personagem (signo) protagonista da história norteou toda a apresentação das informações, um cacto endêmico de canga (Arthrocereus glaziovii) nomeado como Ecocereus. Trata-se de um Estudo de caso, em associação com análise documental numa abordagem qualitativa, desenvolvida com 37 alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma Escola Municipal do município de João Monlevade - MG. As etapas do estudo incluíram um questionário preliminar investigativo, seguido de distribuição e análise das informações presentes na cartilha, seguido de entrevista semi-estruturada, que permitiu analisar o envolvimento dos alunos com a proposta, bem como a qualidade das respostas dadas pelos mesmos em cada atividade proposta. Com base nos resultados obtidos ficou evidenciado que a cartilha além de ser única na proposta envolvendo a temática, representa uma ferramenta de apoio à prática docente no ensino fundamental, auxiliando no processo de inserção da dimensão ambiental, nas práticas pedagógicas, na construção de conhecimentos e na formação de valores e atitudes conscientes voltados à preservação e conservação desse ecossistema tão importante e ao mesmo tempo desconhecido da população. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The production model that we have seen since the XVIII mid-century, with the industrial revolution, it does not take into account the finiteness of natural resources. Thus, the environmental exploitation, unsustainable and therefore does not take into account habitat loss of many species and the biological imbalance needs be discussed with all s spheres of society. In this light of scientific discussion and causes and effects, the school enters as a key sector, but it needs a differentiated learning and a paradigm shift in the process of teaching. At this point, the Environmental education is shown as an excellent tool to bring individuals to understand their role as part of a macro-nature. This work will limit the man-nature relationship in the context of ferruginous rocky fields or simply sarong, as they are best known. Located in the Iron Quadrangle region (IQ) in Minas Gerais, they are among the least known ecosystems and the most threatened in Brazil, due to its restricted distribution and associated with major iron ore deposits in the country. This dissertation presents the didactic and pedagogical possibilities of using the primer named "Canga" for the development of values and attitudes towards the conservation and preservation of ferruginous rocky fields. With the proposal to make the booklet an instrument of reflection, a character (sign) protagonist of the story has guided the entire presentation of the information, an endemic cactus kanga (Arthrocereus glaziovii) named Ecocereus. This is a case study in association with document analysis in a qualitative approach, developed with 37 students from 9th grade of elementary school of a municipal school in the João Monlevade city - MG. The study's steps included an investigative preliminary questionnaire, followed by distribution and analysis of the information present in the primer, followed by semi-structured interview, which allowed qualitatively analyze the involvement of students with the proposal and the quality of the answers given by them in each proposed activity. Based on the results obtained it evidenced that the primer as well as being unique in the proposal involving the theme, is a teaching practice support tool in elementary school, assisting in the integration of the environmental dimension process in pedagogical practices, in building knowledge and in the formation of values and conscious attitudes aimed at preservation and conservation of this ecosystem so important and at the same time unknown population.