MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Paradidático sobre a adaptação dos seres vivos : um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas.(2019) Souza, Namyna Fagna de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEssa pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada que atende o 6º e 7º ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Ela teve como objetivo principal a elaboração e avaliação de um paradidático com histórias em quadrinhos, como ferramenta auxiliar para as aulas de ciências em turmas multisseriadas, abordando o tema adaptação dos seres vivos, que é um conteúdo comum às duas series do Ensino Fundamental. A escolha pela produção do paradidático surgiu porque esse material pode ser uma possibilidade para lidar de maneira dinâmica com os desafios desse tipo de enturmação, trazendo novos olhares e práticas para o ensino de ciências nessas turmas, possibilitando aulas diferenciadas aos alunos e disponibilizando ao professor um material diferente para a educação científica. Nessa perspectiva utilizou–se na elaboração desse produto exemplo do ecossistema local, visando aproximar o conteúdo com realidade dos sujeitos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) com o objetivo de compreender a interação entre os humanos e não humanos que se constituem como elementos híbridos que formam redes de conhecimentos. Os vídeos, as anotações no caderno de campo, as atividades diagnósticas aplicadas aos alunos e as suas produções textuais possibilitaram a obtenção e a construção dos dados referentes a essa pesquisa. Esses dados possibilitaram identificar algumas limitações durante a aplicação do paradidático, mas também permitiram identificar fatores positivos na utilização do produto nas turmas multisseriadas, uma vez que ele proporcionou momentos de aprendizagem durante e a interação dos envolvidos formando assim uma rede de saberes. Sendo assim, com base na TAR, acreditamos que este produto seja um material diferenciado que possibilita interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências em turmas multisseriadas.Item Automedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos.(2019) Barsante, Dolhavan Jhonathan Costa; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silveira Júnior, Célio da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dosA presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA.Item O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos.(2019) Abreu, Daniela Freitas de; Lima, Guilherme da Silva; Aguiar Júnior, Orlando Gomes de; Pagliarini, Cassiano Rezende; Lima, Guilherme da SilvaEsta pesquisa investigou o envolvimento dos estudantes com uma questão sociocientífica, abordada através de suportes de divulgação científica em uma sequência didática. A sequência didática passou pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) e sua última versão foi intitulada “A hidrostática e a utilização de barragens para conter rejeitos: o caso do rompimento da barragem de Fundão”, nela utilizamos o rompimento da barragem de Fundão em Mariana como questão sociocientífica a ser abordada no estudo da hidrostática. A pesquisa de natureza qualitativa analisou entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos: em um primeiro momento as reportagens foram levadas pela professora e, em um segundo momento, os estudantes escolheram a reportagem a ser apresentada. Por meio da análise microgenética, analisamos o envolvimento dos estudantes com a questão abordada através da verificação de alguns elementos como percepção, produção de sentido, argumentação e mobilização do conhecimento. Este trabalho defende a relevância do uso de questões sociocientíficas em ambientes formais de ensino, uma vez que envolve os estudantes ampliando o saber científico com o intuito de gerar reflexões e argumentações para uma aplicação ética, histórica e social dos saberes relativos à cultura científica e tecnológica.Item Desenvolvimento de livro sobre enfrentamento da obesidade para atualização docente.(2019) Ferreira, Cyntia Silva; Machado, Evandro Marques de Menezes; Moreira, Leandro Marcio; Estanislau, Juliana de Assis Silva Gomes; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Moreira, Leandro MarcioAtualmente, a obesidade representa uma epidemia mundial, sendo alarmante sua alta prevalência em crianças e adolescentes. Em paralelo, a partir do ano de 2019, os currículos dos ensinos fundamental e médio devem incluir, de modo transversal, o tema educação alimentar e nutricional (EAN) nas disciplinas obrigatórias de ciências e biologia (Lei 13.666/2018 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei 9.394/1996). Esse cenário é favorável para abordagens educativas que trabalhem o enfrentamento da obesidade nas escolas; no entanto, não existe nenhum material para atualização docente nesse âmbito. Pensando na satisfatória implementação da lei supracitada e na prevenção e combate à obesidade, torna-se relevante o despertar da percepção desse tema nos professores. Para tanto, foi desenvolvido um livro para atualização docente sobre conceitos para enfrentamento da obesidade. Para elaboração do livro, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando uma série de descritores, isolados ou agrupados de diferentes formas, tais como: “obesidade infantil”; “prevenção obesidade escolares”; “obesidade mídia”; “obesidade bullying”. Em seguida, foi feita a seleção da amostra (n = 528) por meio de critérios de inclusão (ex.: artigos originais ou de revisão acessíveis on-line, completos e publicados nos idiomas português e inglês) e de exclusão (ex.: trabalhos publicados no formato de teses, dissertações, monografias, cartas e editoriais). Além disso, informações provenientes de livros acadêmicos e artigos científicos foram incorporadas na obra. O livro traz atualizações para que os docentes possam agregar a EAN e a divulgação científica (DC) em suas aulas, explorando um enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS), uma vez que aproxima o conteúdo teórico à realidade cotidiana, podendo gerar argumentações e reflexões críticas sobre o enfrentamento da obesidade. Além disso, são abordados conceitos bioquímicos da obesidade, como metabolismo e nutrição; aspectos culturais, como a influência da mídia; e ainda, questões sociais, como a prática de bullying. O livro, fruto dessa pesquisa, poderá auxiliar no despertar do interesse docente pelas inovações científicas e pelas atividades reflexivas e argumentativas no ensino de ciências.Item Percepções dos profissionais atuantes na APAE Itabirito sobre o ensino de ciências naturais para crianças com Transtorno do Espectro Autista.(2019) Rodrigues, Amanda Séllos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Cruz, Luciana Hoffert CastroO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta um grupo de desordens na comunicação e interação social, na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Sabe-se que a inclusão escolar do aluno com TEA requer mudanças de pensamentos e hábitos, envolvendo coordenadores, funcionários da escola, professores, alunos e família, além da utilização de estratégias diferenciadas de ensino no âmbito das Ciências Naturais, como o uso de recursos visuais, táteis e auditivos, inserindo o aluno como agente principal da sua aprendizagem. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi expandir o conhecimento dos professores da APAE de Itabirito quanto às estratégias educativas adaptadas para o ensino de ciências naturais para alunos com Transtorno do Espectro Autista e que podem constituir ferramentas valiosas para aprimorar a aprendizagem de todos os alunos. Além disso, também foram estipulados cinco objetivos específicos: conhecer as principais dificuldades dos professores para ensinar alunos com TEA; Realizar, juntamente aos professores da APAE, cinco atividades adaptadas para trabalhar com alunos com TEA; Criar e realizar um minicurso apresentando as estratégias educativas adaptadas para os alunos com o Transtorno do Espectro Autista; Distribuir uma cartilha informativa sobre as estratégias educativas adaptadas apresentadas na palestra, juntamente às atividades desenvolvidas; e avaliar a relevância do minicurso para os professores da APAE de Itabirito. A pesquisa constou de um minicurso composto de parte teórica e prática, da entrega de uma cartilha contendo informações sobre TEA e sugestões de atividades adaptadas que foram apresentadas durante o minicurso. Foram utilizados três questionários como instrumentos para caracterizar o público alvo, conhecer as dificuldades em ensinar para alunos com TEA e verificar a eficácia do minicurso. Trinta e um professores responderam o questionário inicial, enquanto vinte e quatro professores responderam o questionário pré e pós minicurso. 83,87% dos professores participantes responderam já ter recebido informação sobre como lidar com alunos com TEA no questionário inicial. 74,19% informaram que realizam atividades adaptadas com estes alunos. Além disso, quando questionados sobre as dificuldades em ensinar alunos com TEA, respostas como conhecer o aluno, o comportamento do aluno e buscar a atenção do aluno foram recorrentes. Quanto aos professores presentes no dia do minicurso, 66% dos participantes disseram conhecer o que são estratégias educativas adaptadas, porém nenhum participante o explicou, apenas alegou conhecer o significado. Após a realização do minicurso, observou-se que 91,66% dos professores consideraram o minicurso relevante e 87,5% alegaram que o minicurso os ajudou a construir atividades práticas adaptadas para alunos com TEA. 50% dos professores disseram acreditar que o aluno com TEA tem potencial para aprender em um ensino regular, enquanto 25% mantiveram o “talvez” como resposta. A pesquisa nos mostrou que a aplicabilidade do minicurso, com o uso de palestra e oficina de atividades práticas, se mostrou satisfatória, agregando conhecimento sobre o tema abordado. Contudo, a formação continuada de professores voltada para alunos com TEA ainda é complexa, visto que as características deste transtorno são amplas e estão em constantes descobertas, impedindo o desenvolvimento de soluções e impondo a necessidade de atualização constante.Item Uma proposta de formação compartilhada de professores de Ciências : a construção de atividades com uso de experimentos.(2019) Lana, Marianna Karla de Matos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Coelho, Geide Rosa; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO ensino de ciências apresenta diversos desafios, dentre eles, a escassez de formação continuada de professores. O país não apresenta políticas públicas que fomentem esses momentos, que oportunizem ao professor crescimento intelectual e profissional. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é oportunizar um processo de formação continuada de professores, que seja colaborativo, com o objetivo de contribuir para a construção de atividades experimentais para o ensino de ciências. Pretende-se analisar como um processo de formação compartilhada de professores de ciências, quando engajados na construção de atividades que utilizam experimentos, contribui para o desenvolvimento profissional docente, entendido como um processo de qualificação para o exercício de sua prática como educador. A formação compartilhada de professores se caracteriza como aquela feita com os professores e para os professores, de modo que cada um contribua com suas vivências, suas percepções e demandas. Para tanto, buscamos conhecer o posicionamento dos professores frente ao uso dos experimentos didáticos; identificar os saberes dos docentes que foram envolvidos em atividades de produção colaborativa de recursos didáticos; mapeamos os diferentes actantes que foram mobilizados nas atividades de formação propostas. Actantes são elementos humanos ou não humanos, que realizam, por meio de suas interações, movimentos que geram translações, ou seja, transformações. A formação compartilhada, aqui apresentada, foi realizada junto aos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo desenvolvida com a autora desta pesquisa com carga horária total de 6h/aula. A análise desse processo de formação foi feita à luz da Teoria Ator-Rede, buscando desvendar as redes que contribuem para o ensino. A formação foi desenvolvida com o grupo que concordou que o ensino de Ciências pode ser oportunizado com o uso de experimentos, permitindo novas translações, aproveitando as redes criadas para desenvolver o ensino. Compreender a importância das redes estabelecidas no processo de ensino é imperioso para que se possa fazer intervenções produtivas e, para promover as translações desejadas. Ao realizarmos a pesquisa, identificamos a utilização da estratégia pelo grupo, e a partir de suas contribuições construímos atividades. Ao serem aplicadas possibilitaram a identificação dos actantes mobilizados: o grupo de professores, a coordenação da escola, os discentes, a escola, o laboratório de ciências, a aula experimental, o roteiro de aula, os materiais necessários e os equipamentos utilizados. Todos esses elementos perfizeram o recorte da rede analisada, que emergiu para o ensino.Item Objeto de aprendizagem multimídia aplicado a dispositivos móveis : uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos.(2019) Oliveira, Geraldo Magella Barbosa de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Robert, André Desiré; Pagliarini, Cassiano Rezende; Guimarães, Michele Hidemi UenoAtualmente, podemos contar com uma infinidade de recursos que podem servir como suporte ao professor em sala de aula, principalmente aos relacionados a sistemas multimídia e suportados por Dispositivos Móveis, como no caso dos tablets e telefones celulares (smartphones). Por estarem transformando a forma de produzir e de acessar informações, os Dispositivos Móveis têm possibilitado estratégias pedagógicas híbridas, entre a sala de aula e o mundo digital. Neste trabalho, investigamos a utilização de Dispositivos Móveis, por meio do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM). Ao utilizarmos recursos multimídia (imagens e vídeos 3D, imagens em alta resolução, simuladores etc), que podem ser acessados por meio de QR Code - Quick Response Code (Código de Resposta Rápida) e aplicados ao material impresso (OAM), tornamos a aprendizagem mais efetiva, na medida em que esses recursos aumentaram a motivação do aluno. Na perspectiva desses pontos, aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (Mobile Learning), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva (SWELLER, 2003) e da Teoria da Aprendizagem Multimídia (MAYER e MORENO, 2002). Esse Objeto de Aprendizagem Multimídia foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi referenciada por meio da Teoria da Difusão da Inovação (ROGERS, 2003), por meio dela, verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, ao ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula pelo pesquisador, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas. Encontramos também, entre os alunos participantes da pesquisa, as limitações com relação à utilização do material, como a falta de familiaridade com a tecnologia e a organização do tempo, comum em se tratando da realidade de alunos desta modalidade de ensino (SACCOL, 2011).Item Desenvolvimento de uma empresa júnior no ensino médio : uma experiência educativa sobre resíduos sólidos.(2019) Costa, Vanelle Wendy de Jesus; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Pagan, Alice Alexandre; Zama, Uyrá dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a contribuição de um modelo de empresa simulada, na área de Educação Ambiental sobre os resíduos sólidos, nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Profissionalizante. Ele foi aplicado em uma escola estadual, no interior de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (ANT) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos e foca nas ações que ocorrem a partir da associação entre os elementos. O que nos permitiu dar ênfase ao artefato sócio-técnico “empresa simulada”, como sendo um elemento ligado a uma rede sociomaterial que pretendemos descrever e analisar. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permite compreender a aprendizagem como efeito das translações que ocorrem a partir da associação entre diversos actantes. Como uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de ciências, na área de biologia, procuramos desenvolver como produto educacional: um guia para a estruturação e implementação de empresa simulada, na área de ciências, para o Ensino Médio. Descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, a rede performada entre os actantes e o que emergiu dela durante os encontros realizados. Consideramos que o modelo da empresa simulada, pode contribuir com o ensino-aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos e entidades mobilizadas que contribuem para que os alunos se sintam mobilizados a trabalharem com essa temática. Identificamos que o tempo de duração e exposição ao projeto é um fator importante, pois, contribui para o aumento das associações entre os actantes, sensibilização dos sujeitos, surgimento e performance de novas redes. Acreditamos que a empresa simulada se constitui como um produto educacional a ser desenvolvido no Ensino Médio, explorando a temática ambiental e desenvolvendo competências na área de empreendedorismo.Item Formação continuada de professores nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva.(2019) Pessoa, Fernanda Fonseca Torres; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Sá, Marcos Augusto de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroO atendimento educacional às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), ganha cada vez mais destaque no cenário educacional e na legislação brasileira. A NEE mais comum encontrada nas salas de aula é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que se caracteriza pelo padrão persistente de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Embora a inclusão desses alunos seja assegurada na rede regular de ensino, sua prática é insatisfatória, principalmente pelo despreparo dos docentes. Nos últimos tempos, as neurociências se apresentam como uma importante aliada para a educação, já que o processo de ensino-aprendizagem envolve além do cognitivo, diversas emoções. Neste sentido, este estudo buscou verificar a importância da formação continuada dos professores, nas perspectivas das neurociências e da educação inclusiva, e sua contribuição para realidade vivenciada na sala de aula. Para isso promoveu um grupo focal com 15 professores dos anos finais do Ensino Fundamental, elaborando, a partir das discussões desse encontro, dois produtos educacionais: o Curso de Formação de Professores, transformado em vídeo-aula, e a cartilha sobre a contribuição das Neurociências para o processo inclusivo, instrumento para auxílio e atualização docente. Os participantes responderam ainda, a um questionário de satisfação, verificando a relevância da capacitação do professor, na perspectiva do docente. Os dados obtidos neste estudo demonstraram que a compreensão dos professores sobre os temas: educação inclusiva, TDAH e neurociências, melhoraram, significativamente, após a participação da formação continuada. Segundo avaliação dos próprios docentes, o conhecimento anteriormente insatisfatório ou pouco satisfatório transformou-se em satisfatório e muito satisfatório. Os produtos educacionais se destacaram como importantes ferramentas para os professores, melhorando não apenas o conhecimento docente como ainda promovendo uma reflexão desses profissionais quanto à necessidade de adoção de novas e diversificadas metodologias. Desse modo, há a promoção e favorecimento da aprendizagem a todos os alunos, independente se possuem ou não alguma NEEs, sendo este, um importante começo para a implantação do ensino inclusivo.Item As transformações de energia no corpo humano : proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração.(2019) Santana Júnior, José Luiz; Souza, Gilmar Pereira de; Souza, Vinícius Catão de Assis; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira deEste trabalho propõe uma abordagem de ensino relacionada aos aspectos energéticos envolvidos no corpo humano desde o contexto da alimentação até a atividade física, buscando aproximar os limites disciplinares dentro do ensino das Ciências Naturais, principalmente da Química e Biologia. Para realização dessa proposta, desenvolvemos um curso de curta duração dividido em três partes, a saber; i) Energia e os alimentos, ii) Energia e o metabolismo, iii) Energia e a atividade física. O curso foi aplicado em uma turma de professores de Ciências em formação continuada, alunos do programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do curso foi subsidiá-los com novas perspectivas em relação à abordagem da temática energia no Ensino de Ciências, de maneira a explorar as potencialidades integradoras desse conceito. Priorizamos uma abordagem dialógica durante o desenvolvimento do curso, propiciando uma rica troca de informações e diferentes perspectivas conceituais e disciplinares para o conceito de energia. Durante a aplicação do curso efetuamos a coleta de dados por meio de questionários, exercícios escritos, filmagens e gravações de áudio. A análise dos dados foi feita de acordo com o referencial teórico da análise de conteúdo. Observamos nas respostas e discurso dos professores uma grande semelhança entre suas concepções acerca do conceito de energia, com as de alunos do Ensino Médio, como por exemplo, visão estoquista de energia, compreensão compartimentalizada desse conceito e baixa identificação dos aspectos dissipativos e conservativos da energia. A partir da análise dos materiais utilizados na coleta de dados em cada uma das etapas do curso, desenvolvemos um material de aporte conceitual para utilização dos professores interessados em trabalhar a temática energia sob essa perspectiva, constituindo também, o material embrionário para o desenvolvimento de nosso produto educacional, um livro com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos em relação às questões notoriamente emergentes durante o curso de curta duração.