MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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    Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.
    (2021) Teixeira, Joana Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Robert, André Désiré; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Em muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.