MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171
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Resultados da Pesquisa
Item Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências : construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores.(2020) Moreira, Ingriddy Nathaly Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Oda, Welton Yudi; Prudêncio, Christiana Andréa Vianna; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEm sala de aula assuntos relacionados à raça e discriminação podem se apresentar como questões polêmicas. Para refletir sobre esses problemas, a inclusão de questões bioéticas nos programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pode auxiliar na construção de pontes entre as temáticas que envolvem as desigualdades, o racismo ambiental e apontar para diálogos que favoreçam a resolutividade. Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo identificar as interações e translações que ocorreram entre os professores em formação do PIBID- Ciências de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os encontros promovidos contaram com espaços formais de Educação e com um espaço não-formal de Educação, uma mina de galeria da cidade de Ouro Preto, um caminho para a construção de uma estratégia que possa vir a contribuir para que assuntos relacionados à raça se tornem temáticas consideradas relevantes ao Ensino de Ciências. Por se tratar de uma temática polêmica, sendo a pesquisa realizada em um programa de mestrado profissional a proposta será a produção de um produto educacional que abarca uma oficina colaborativa para a formação inicial de professores. Para a análise da pesquisa e consequente criação do produto utilizamos como referencial teórico-analítico a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos, focando sempre nas ações e interações entre os elementos. Essa interação nos permitiu visualizar uma rede sociomaterial emergindo a partir dos encontros. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permitiu compreender a afetação como efeito das translações que ocorreram a partir da associação entre diversos actantes. A partir do material obtido, descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, as redes performadas entre os actantes e o que emergiu delas durante os encontros realizados. Ao final, os participantes construíram uma sequência didática como atividade final da oficina colaborativa, evidenciando que a visita à mina fora um importante mediador, colocando o espaço não formal de aprendizagem como actante focal desse processo. Dessa forma, foi possível considerar que a oficina colaborativa contribuiu com a discussão, reflexão e emergência de temas tão caros ligados à raça a partir da troca e da construção conjunta.