MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos.
    (2018) Araújo, Gabriela da Silva; Nunes, Maria Eugenia Silva; Vertchenko, Lev; Brizola, Armando de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Maria Eugenia Silva
    Com o objetivo de potencializar o preparo de futuros professores de Física e, mesmo capacitar professores em exercício, nós propomos aqui um material didático virtual com ênfase em experimentos que tratem do tema dualidade onda-partícula. Os experimentos filmados foram relativos ao Efeito Compton (luz comportando-se como partícula) e Difração de Elétrons (partículas comportando-se como onda), que ilustram o comportamento dual de partículas. Além da filmagem dos experimentos produzimos roteiros de laboratórios para auxiliar no entendimento e discussão dos resultados experimentais. Ressaltamos que as filmagens e roteiros podem ser utilizados em cursos de capacitação/formação de professores, bem como em salas do Ensino Médio. Nosso referencial teórico para a construção do produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que diz que, um conceito será mais bem aprendido se estiver ancorado em um subsunçor. Os materiais produzidos estão organizados de tal forma que um seja um possível subsunçor do seguinte, tornando-se assim um organizador prévio dos conceitos a serem aprendidos subsequentemente.