MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Experimentação em aulas de química orgânica : identificando práticas epistêmicas nos registros produzidos por estudantes do ensino médio.
    (2020) Aguilar, Juliana Aparecida; Silva, Fernando César; Valadares, Juarez Melgaço; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Silva, Fernando César
    A experimentação deve ser concebida não apenas como um recurso para motivar os estudantes e confirmar conceitos, mas para explorá-los e aproximar esses estudantes de práticas científicas. Dessa forma, buscamos analisar os registros escritos produzidos por estudantes do Ensino Médio a partir de um experimento com abordagem investigativa. Para essa análise identificamos as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes. O desenvolvimento dessas práticas fornece indícios de engajamento nas atividades propostas e aprendizagem epistêmica. Os registros escritos produzidos pelos estudantes foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva com categorias estabelecidas previamente. Os resultados revelaram algumas relações entre os conhecimentos prévios dos estudantes e a construção dos novos conhecimentos ao longo da sequência. Além disso, trouxeram reflexões para a professora/pesquisadora sobre a implicação das práticas epistêmicas no ensino de Ciências, que antes era percebida muito mais no sentido metodológico durante o planejamento das atividades, do que como a necessidade de se criar condições para que elas fossem desenvolvidas. As práticas epistêmicas podem ser concebidas no sentido de construir o conhecimento mais próximo do científico, mas não necessita obrigatoriamente de sê-lo visto que elas são influenciadas pelos múltiplos conhecimentos que os membros das comunidades escolares trazem.