MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171
Navegar
Item Paradidático sobre a adaptação dos seres vivos : um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas.(2019) Souza, Namyna Fagna de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEssa pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada que atende o 6º e 7º ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Ela teve como objetivo principal a elaboração e avaliação de um paradidático com histórias em quadrinhos, como ferramenta auxiliar para as aulas de ciências em turmas multisseriadas, abordando o tema adaptação dos seres vivos, que é um conteúdo comum às duas series do Ensino Fundamental. A escolha pela produção do paradidático surgiu porque esse material pode ser uma possibilidade para lidar de maneira dinâmica com os desafios desse tipo de enturmação, trazendo novos olhares e práticas para o ensino de ciências nessas turmas, possibilitando aulas diferenciadas aos alunos e disponibilizando ao professor um material diferente para a educação científica. Nessa perspectiva utilizou–se na elaboração desse produto exemplo do ecossistema local, visando aproximar o conteúdo com realidade dos sujeitos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) com o objetivo de compreender a interação entre os humanos e não humanos que se constituem como elementos híbridos que formam redes de conhecimentos. Os vídeos, as anotações no caderno de campo, as atividades diagnósticas aplicadas aos alunos e as suas produções textuais possibilitaram a obtenção e a construção dos dados referentes a essa pesquisa. Esses dados possibilitaram identificar algumas limitações durante a aplicação do paradidático, mas também permitiram identificar fatores positivos na utilização do produto nas turmas multisseriadas, uma vez que ele proporcionou momentos de aprendizagem durante e a interação dos envolvidos formando assim uma rede de saberes. Sendo assim, com base na TAR, acreditamos que este produto seja um material diferenciado que possibilita interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências em turmas multisseriadas.