MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171
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Item O estudo das plantas na educação básica : lições de botânica para o ensino médio.(2021) Barbosa, Tatiane Cristina Reis; Maia, Cristina de Oliveira; Tavares, Marina de Lima; Zama, Uyrá dos Santos; Maia, Cristina de OliveiraAs plantas são de extrema importância para a existência da vida no planeta, ocupam diversos nichos na sociedade, permeiam por toda a vida animal, sustentam e caracterizam os ecossistemas globais. Estudar as plantas proporciona conhecimentos científicos, socioambientais e econômicos necessários à vida diária e a formação cidadã. Entretanto, pesquisas indicam dificuldades nesse ensino. Diante dos desafios apresentados no Ensino de Botânica, este trabalho a partir da problematização “Como o Ensino das Plantas poderia ser desenvolvido no Ensino Médio de forma significativa, contextualizada e atraente?” teve como objetivo elaborar Lições de Botânica significativas para estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. As lições foram elaboradas a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes participantes da pesquisa, obtidos por meio de um questionário, e adequadas de acordo com os dados colhidos ao longo do desenvolvimento das aulas. As estratégias utilizadas nas lições foram aulas práticas, experimento demonstrativo, aula expositiva dialogada com os estudantes dispostos em roda, discussão, o contato direto e manuseio das plantas, recursos audiovisuais e saída de campo utilizando espaços não-formais de ensino. Os dados para análise foram obtidos por meio de observações, áudios, vídeos, imagens, questionários. A análise qualitativa dos dados indica que os estudantes se mostraram interessados e motivados em aprender Botânica. Conclui-se que a Botânica, quando ensinada de forma significativa, contextualizada, ativa, utilizando estratégias diversificadas e o contato direto com as plantas pode gerar interesse e se tornar atraente para os estudantes participantes da pesquisa.