MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Item Aedes em foco : ambiente virtual com recursos de aprendizagem adaptativa.(2023) Mendes, Samila Rafaela Pereira Nardy; Travain, Silmar Antonio; Assis, Guilherme Tavares de; silmar.travain@unesp.br; gtassis@ufop.edu.br; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioOs impactos no sistema educacional causados pela pandemia da COVID-19 levaram à situação atípica vivenciada no cenário atual. O presente trabalho apresenta a aprendizagem adaptativa como um recurso didático alternativo para o ensino público municipal mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O objetivo principal deste trabalho é propor, desenvolver e validar um AVA, utilizando recursos de aprendizagem adaptativa, com foco nas arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e na unidade temática “Ciência e Tecnologia” do Currículo Mineiro. Nesse contexto, para o desenvolvimento do ambiente proposto foram utilizados o google forms e recursos de hipermídia adaptativa. O modelo adaptativo consiste em adequar os ensinamentos a cada aluno de forma a consolidar as competências e os programas previstos no Currículo Mineiro. Neste sentido, a plataforma Aedes em Foco foi desenvolvida de tal forma que seus usuários seguem trilhas de aprendizagem de acordo com o conhecimento que possuem e que vão adquirindo com o uso da plataforma. Desta forma, à medida que o usuário desenvolve as questões propostas com confiança, ele segue para as próximas; caso contrário, retornará para melhorar sua ressignificação na construção doconhecimento. As atividades práticas foram realizadas de forma presencial com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e a análise dos resultados obtidos discutidos por meio do questionário SUS (System Usability Scale) e do modelo de Toulmin. Por intermédio do questionário SUS, quanto à usabilidade da plataforma Aedes em Foco, foi apresentado um resultado final acima de cinquenta pontos, com uma margem baixa seguindo as faixas de aceitabilidade. Conforme as classificações adjetivas o produto está no intervalo entre ok e bom. Já por meio do modelo de Toulmin, pôde-se verificar positivamente o desenvolvimento dos argumentos ao longo das atividades realizadas pelos grupos de estudantes. As respostas assertivas nas três trilhas, acima de 65%, demonstraram que o AVA em questão contribui na consolidação do conhecimento.Item Proposta e desenvolvimento de uma biblioteca digital para produtos educacionais de mestrados profissionais em ensino de ciências.(2017) Andrade, Douglas; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio; Silva, Amanda Sávio Nascimento e; Nunes, Maria Eugenia Silva; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioDesde a homologação de programas de mestrados profissionais (MPs) pela Capes em 2001, percebe-se uma expansão desses programas na área de ensino e educação. Vários pesquisadores da área de educação, então, têm produzido trabalhos que objetivam tratar e analisar currículos, documentos legais, impactos na educação básica e outras características que regem os programas de MP relativos ao ensino, a educação e, mais especificamente, o ensino de ciências. A principal diferença considerada entre os programas de mestrado acadêmico (MA) e os programas de MP consiste na obrigatoriedade dos estudantes de programas de MP elaborarem, ao final de seus cursos de mestrado, produtos educacionais voltados para suas áreas de pesquisa. Para os egressos dos programas de MP relativos ao ensino, esses produtos devem estar direcionados a propostas educacionais. Com foco nessa particularidade, no momento atual, existe a necessidade do desenvolvimento de um sistema de armazenamento de produtos educacionais já consolidados por egressos desses programas. Assim, visando tal necessidade, o objetivo principal deste trabalho consiste em propor, confeccionar e avaliar uma biblioteca digital para armazenar e disponibilizar produtos gerados por egressos do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com possibilidade de ser utilizada também por distintos programas de MP relativos ao ensino. Apesar de existirem, atualmente, sistemas destinados ao armazenamento de recursos educacionais direcionados exclusivamente à atividade docente, nenhum desses sistemas atende as especificidades dos MPECs. Ademais, como objetivo secundário, o trabalho propõe e valida o desenvolvimento de um serviço de avaliação para essa biblioteca digital no intuito de permitir que os produtos armazenados sejam avaliados por futuros usuários da biblioteca; tal serviço baseia-se em um questionário proposto e confeccionado para tal fim. Por meio dos experimentos realizados, foi possível constatar que a usabilidade, a navegabilidade e os serviços oferecidos pela biblioteca digital proposta neste trabalho mostraram-se satisfatórios.Item SimulAção : plataforma Web de simuladores voltados ao ensino de física.(2020) Sousa, Fernanda Luíza de; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antônio; Ziviani, Denise Conceição das Graças; Coelho, Dayanne Gouveia; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar Antônio; Assis, Guilherme Tavares deNos últimos anos, o Ensino de Física tem-se pautado na utilização de métodos tradicionais de ensino com repetição mecânica de conceitos, memorização de equações e exposição do conteúdo por meio, simplesmente, do quadro negro e giz. Essa metodologia, que visa a utilização de equações sem o questionamento do conteúdo da teoria Física associada, torna o aluno receptor passivo de informações, impossibilitando sua interação na construção do conhecimento. A utilização de mídias educacionais, tais como simulações computacionais, vídeos e animações, propicia ao professor acesso a uma grande quantidade de recursos, que podem contribuir para tornar a aula mais interativa e dinâmica, possibilitando ao aluno maior envolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A partir do objeto em estudo e com a utilização desses recursos, o aluno tem uma maior oportunidade de interagir com os seus colegas e o professor, propiciando assim a construção do conhecimento durante as interações. Neste contexto, como objetivo principal deste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma, denominada SimulAção, para a disponibilização de simuladores computacionais, voltados inicialmente para o ensino de conteúdos de Conservação da Energia Mecânica, e de roteiros para utilização dos mesmos. A partir de experimentações práticas realizadas, a plataforma SimulAção foi validada por meio do método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário, que mede a usabilidade de produtos; neste contexto, resultados experimentais obtidos comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, de uma maneira geral foi de 82,72, encontrando-se entre o excelente e o melhor imaginável. Ademais, o método baseado no modelo de Toulmin foi utilizado na experimentação prática desse trabalho com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas por meio do uso dos simuladores presentes na plataforma SimulAção. Vale ressaltar que o conteúdo abordado na plataforma SimulAção, proposta neste trabalho, pode ser estendido a qualquer área de conhecimento, desde que existam simuladores voltados para tais áreas. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.Item WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual.(2019) Estevão, Isabel Cristina Alves; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Assis, Guilherme Tavares de; Reis, Rita de CássiaO computador e a internet tornaram-se ferramentas de grande importância no cotidiano da sociedade contemporânea. Diante disso, é imprescindível que os professores procurem avaliar e utilizar o potencial educativo desses recursos com o objetivo de formar cidadãos atualizados críticos e autônomos. Um dos maiores desafios da atualidade em relação à internet, no entanto, é conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso com o aprofundamento da sua compreensão em espaços menos rígidos e confinados, pois, atualmente, dispomos de uma quantidade enorme de informações e, com isso, sendo natural, e até esperado, uma certa dificuldade inerente para escolher quais são significativas e integradas com a nossa mente e cotidiano. Este projeto tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Química por meio do desenvolvimento de um piloto de uma plataforma educacional virtual – chamada de WebQui – que visa selecionar e organizar produtos de software, roteiros, simulações e fontes contextuais para suporte ao professor. A WebQui não é apenas uma biblioteca estática de conhecimentos, mas também um espaço de troca de experiências de ensino-aprendizagem entre professores, podendo ser ainda base para consulta de outros interessados, como, por exemplo, alunos. A plataforma está organizada de forma objetiva e ancorada nos três eixos do Conteúdo Básico Comum de Química da rede estadual de ensino de Minas Gerais: Materiais, Modelos e Energia, articulados com as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. As formas de abordagens são focadas nos fenômenos, teorias/modelos explicativos e representações. Os conteúdos da WebQui foram elaborados com prudência e coesão aos conceitos químicos, sendo assim, uma fonte confiável e inovadora que oportuniza a interação entre professores, proporcionando várias possibilidades de abordagem de conteúdos significativos e atraentes para suas aulas de Química. Uma versão inicial da WebQui foi apresentada a um grupo de professores e um roteiro de aula aplicado em uma turma para que se pudesse observar a relevância e a eficiência do projeto como um todo. Diante do resultado satisfatório, dessa experiência, a versão final foi concluída.