MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Item Contribuições das neurociências para formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(2017) Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Gilmar Pereira de; Antunes, Katiuscia Cristina VargasO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando deficit nas dimensões sócios comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Podendo apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social. O ambiente escolar pode se revelar desafiador tanto para o aluno com TEA, quanto para o professor. Para minimizar essas possíveis dificuldades, há necessidade de um ensino adaptado com as contribuições de estudos neurocientíficos em relação ao processo ensino e aprendizagem. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, contemplando os professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de investigar se o conhecimento sobre Neurociências e Educação Inclusiva afeta a percepção desses docentes e o atendimento aos alunos com TEA. Realizou-se pré-teste com questões de sondagem fechadas e abertas, no qual os professores expressaram seu conhecimento acerca dos seguintes temas: neurociências e educação, características do TEA e Inclusão escolar. A aplicação do produto foi por meio de minicurso presencial contendo informações sobre neurociências e educação, inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista. Os docentes, sujeitos desta pesquisa, receberam como material para consultas posteriores o minicurso virtual e uma apostila sobre os temas tratados. Após o minicurso e recebimento do material, os docentes responderam ao questionário de pós-teste com a intenção de verificar as percepções dos docentes após a intervenção do minicurso. E a última etapa foi denominada de análise de dados com tratamento qualitativo por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A partir das interpretações dos dados obtidos, foram realizadas inferências da contribuição do minicurso e percebeu-se uma mudança de perspectiva em comparação do pré-teste ao pós-teste em relação ao conhecimento e perspectivas sobre os temas tratados. Os professores, sujeitos desta pesquisa, reconhecem a necessidade de capacitação para o trabalho efetivo de alunos com TEA. Concluiu-se, portanto, que o minicurso vem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes podendo favorecer a prática pedagógica cotidiana.