MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Item Proposta de uma sequência didática fundamentada na teoria Ator Rede : o estatuto do embrião.(2017) Oliveira, Juliana Roberto de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Allain, Luciana Resende; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eVemos a sala de aula como um espaço multicultural em que estão presentes variadas formas de viver e de ver o mundo. Sob este ponto de vista seus agentes - professores e alunos - podem apresentar culturas e visões de mundo distintas que podem ser compatíveis e complementares ou completamente distintas entre si dificultando ou até mesmo impossibilitando o diálogo e assim a aprendizagem. No século 20, a partir dos anos 90, é construído em torno do conhecimento científico um status de superioridade epistemológica em relação aos demais conhecimentos. Nesta mesma época pesquisadores e educadores passam a questionar a depreciação do saber popular e o cientificismo imperante. Diversos debates que daí surgem traduzem maneiras diferentes de alcançar um objetivo comum de tornar o ensino de ciências culturalmente mais sensível. É neste sentido que apresentamos a proposta deste trabalho: desenvolver de forma compartilhada uma sequência didática (SD) sobre questões sociocientíficas suscitadas pelo Estatuto do Embrião - projeto de lei que envolve o encontro de diversos conhecimentos e saberes e propicia a simulação de processos decisórios. A ênfase desse trabalho encontra-se na explicitação e no mapeamento dos processos de elaboração e de adequação da SD que foi desenvolvida sob a inspiração da cartografia de controvérsias (CdC). O intuito principal é o desenvolvimento de metodologias que incentivem que as salas de aula se abram para o trabalho com as controvérsias que nos cercam cotidianamente. Os aportes teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede nos permitem mapear as complexas relações entre os polos da ciência e da sociedade, portanto utilizamo-nos destes tanto para a elaboração da SD quanto para a análise dos dados desta pesquisa. A SD enquanto um objeto sociotécnico possibilitou o surgimento e a união de diversas redes que antes não se conectavam. Calculamos podermos contribuir no que diz respeito ao apontamento de um caminho para o trabalho de temas controversos por meio de sequências didáticas e também por meio do método de análise de dados que desenvolvemos à partir da TAR para a identificação dos atores humanos e não humanos participantes da rede sociomaterial propiciada pela SD. Tal método nos propiciou compreender o que emergiu ou foi mobilizado em termos de competências, conhecimentos, saberes e aprendizados profissionais pelos envolvidos no processo. Interessamo-nos por uma educação científica que permita aos cidadãos apropriarem-se de conhecimentos e habilidades necessários ao questionamento do raciocínio técnico de cientistas e governantes e que propicie o desenvolvimento de uma postura mais ativa em momentos em que se exige tomada de decisões sobre riscos e incertezas produzidos pela ciência e pela técnica. Na atualidade percebemos o pouco esforço no que tange a equipar cidadãos com novas ferramentas para compreensão de questões controversas de forma ajustada à situação presente. Sob este aspecto acreditamos e defendemos que a Teoria Ator-Rede e a cartografia de controvérsias sejam potenciais instrumentos na tentativa de representar - de forma sensível e compreensível - os debates em torno de questões de interesse público.Item Unidade temática sobre rios invisíveis : uma proposta para o desenvolvimento da ação política democrática nas aulas de Biologia.(2022) Lacerda, Lígia Danielle Azevedo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Rodrigues, Clarissa; Allain, Luciana Resende; Souza, Gilmar Pereira de; Rodrigues, Clarissa; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eAs fortes chuvas no período do verão na cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais, tem levado aos noticiários matérias sobre enchentes e destruição pela cidade ao longo dos anos. Ao olhar para tais reportagens, julgamos a chuva como a responsável por tanta destruição e morte. Entretanto, será mesmo que apenas os altos níveis de água da chuva ocasionam o principal problema das enchentes na cidade? Essa pesquisa buscou, por meio de uma Unidade Temática, favorecer a discussão sobre o problema socioambiental causado pelas canalizações dos rios com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade. Com o intuito de compreender como os alunos se articulam quando em contato com um problema socioambiental, o presente trabalho teve como proposta a elaboração, aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) pautada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente sobre as canalizações dos rios da cidade de Belo Horizonte e os impactos decorrentes dessa ação. Para o desenvolvimento do produto educacional, realizou-se uma pesquisa acerca das canalizações a fim de compreender como essas obras afetaram e ainda afetam a vida da cidade e dos moradores. Para tanto, essa pesquisa foi subsidiada pelo referencial teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede, que busca rastrear e mapear associações e novas associações que possam emergir das redes sociotécnicas tecidas durante as discussões sobre a problemática em questão. Nossas análises foram realizadas a partir do material de áudio e vídeo coletado durante as aulas síncronas realizadas pela professora colaboradora, e ainda do material escrito viabilizado por meio de aulas assíncronas. Analisamos a descrição das aulas por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Embora o software propicie diferentes formas de análises textuais, optamos pela utilização da fonte de análise de similitude, pois possibilita a representação das associações realizadas pelos actantes durante a aplicação da UT, proporcionando melhor visualização e compreensão de como os actantes se articulam e performam durante a discussão. Essas análises nos levaram a compreender que, durante a aplicação da UT, houve maior engajamento dos estudantes, proporcionando associações e novas associações que emergiram no decorrer das atividades e principalmente, durante as discussões. Acreditamos que essas associações e novas associações podem contribuir para uma nova perspectiva acerca da problemática das canalizações da cidade, possibilitando uma postura socialmente responsável dos estudantes acerca do problema.