MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5171
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Item O envolvimento dos estudantes na abordagem de uma questão sociocientífica através de suportes midiáticos.(2019) Abreu, Daniela Freitas de; Lima, Guilherme da Silva; Aguiar Júnior, Orlando Gomes de; Pagliarini, Cassiano Rezende; Lima, Guilherme da SilvaEsta pesquisa investigou o envolvimento dos estudantes com uma questão sociocientífica, abordada através de suportes de divulgação científica em uma sequência didática. A sequência didática passou pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) e sua última versão foi intitulada “A hidrostática e a utilização de barragens para conter rejeitos: o caso do rompimento da barragem de Fundão”, nela utilizamos o rompimento da barragem de Fundão em Mariana como questão sociocientífica a ser abordada no estudo da hidrostática. A pesquisa de natureza qualitativa analisou entrevistas feitas com alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Belo Horizonte. As entrevistas foram realizadas após a leitura de reportagens sobre o assunto em dois momentos distintos: em um primeiro momento as reportagens foram levadas pela professora e, em um segundo momento, os estudantes escolheram a reportagem a ser apresentada. Por meio da análise microgenética, analisamos o envolvimento dos estudantes com a questão abordada através da verificação de alguns elementos como percepção, produção de sentido, argumentação e mobilização do conhecimento. Este trabalho defende a relevância do uso de questões sociocientíficas em ambientes formais de ensino, uma vez que envolve os estudantes ampliando o saber científico com o intuito de gerar reflexões e argumentações para uma aplicação ética, histórica e social dos saberes relativos à cultura científica e tecnológica.Item Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede.(2019) Celestino, Marcelo Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deEssa pesquisa teve como objetivo principal mapear as influências de uma sequência didática investigativa sobre o Desastre da Samarco, no processo de ensino para alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, que considera o saber como um produto sociomaterial, oriundo da associação entre os humanos e não-humanos, considerando-os no mesmo plano ontológico, sem distinção e que juntos irão se afetar, performando uma nova rede. Com isso, buscamos entender a aprendizagem como efeitos das translações das redes entre os mais diversos actantes. Por se tratar de uma pesquisa de um mestrado profissional em Ensino de Ciências, na área de Biologia, desenvolvemos o produto educacional: uma sequência didática investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração. A partir dessa SDI, realizamos uma análise do processo de ensino/aprendizado de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Assim, demonstramos nossos resultados em relatos, em que priorizamos os momentos de translações, ocorridas no decorrer da aplicação da SDI. Constatamos que a SDI contribuiu para o ensino/aprendizado dos alunos, não apenas de natureza conceitual, mas em relação: à amplitude e complexidade de temas; a saberes técnicos em diversas campos do conhecimento; à inquietação e busca por veracidade dos fatos que envolvem o sujeito e o seu entorno, elementos esses importantes para que os discentes se sintam afetados e mobilizados a intervirem nesse tema. Acreditamos que essa SDI se constitua como um produto educacional diferenciado, a ser trabalhado nas escolas, possibilitando a exploração de temas polêmicos e controversos presentes no seu cotidiano, desenvolvendo no educando uma formação cidadã responsável.