DEFAR - Artigos publicados em periódicos
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Item História em quadrinhos como ferramenta para o ensino e aprendizagem sobre o novo coronavírus.(2021) Paula Júnior, Waldemar de; Lima Neto, Francisco Ferreira de; Soares, Nathália Zenaide Durães; Fonseca, Vitória Louise Mendes; Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do; Guimarães, Andrea GrabeO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma história em quadrinhos, exemplo de metodologia ativa de ensino, relacionando sistema imunológico e o novo coronavírus, para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Possui, ainda, a finalidade de levar o leitor ao aprendizado científico e ao conhecimento de mundo, para que ele reflita em novas perspectivas. Foi elaborada uma história em quadrinhos (HQ) simulando a infecção pelo SARS-CoV-2 em um organismo humano. Foram enumerados os constituintes do sistema imunológico (macrófago, linfócito B, linfócito T citotóxico, linfócito T helper, célula natural killer, célula dendrítica, neutrófilo, eosinófilo, basófilo, IgA, IgG, IgM, citocinas e sistema complemento) capazes de atuar nessa infecção. As respostas imunológicas e os mecanismos de ação dos componentes do sistema imunológico foram relacionados com a infecção provocada pelo novo coronavírus. Foi utilizada uma linguagem acessível a pessoas de todas as idades e diferentes graus de instrução. A HQ produzida pode representar resultado positivo no aprendizado do conteúdo de imunologia associado ao novo coronavírus ou potencializar informações já adquiridas. Para os autores, foram observadas habilidades como iniciativa, trabalho em equipe, além da capacidade de comunicação e de síntese. O presente trabalho pode ser utilizado associado a outras metodologias ativas de aprendizagem e, sobretudo, servir de inspiração para que novas abordagens educacionais sobre o novo coronavírus sejam criadas.Item Immunotherapy and immunochemotherapy in visceral leishmaniasis : promising treatments for this neglected disease.(2014) Roatt, Bruno Mendes; Soares, Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar; Vital, Wendel Coura; Ker, Henrique Gama; Moreira, Nádia das Dores; Souza, Juliana Vitoriano de; Giunchetti, Rodolfo Cordeiro; Carneiro, Cláudia Martins; Reis, Alexandre BarbosaLeishmaniasis has several clinical forms: self-healing or chronic cutaneous leishmaniasis or post-kala-azar dermal leishmaniasis; mucosal leishmaniasis; visceral leishmaniasis (VL), which is fatal if left untreated.The epidemiology and clinical features of VL vary greatly due to the interaction of multiple factors including parasite strains, vectors, host genetics, and the environment. Human immunodeficiency virus infection augments the severity of VL increasing the risk of developing active disease by 100–2320 times. An effective vaccine for humans is not yet available. Resistance to chemotherapy is a growing problem in many regions, and the costs associated with drug identification and development, make commercial production for leishmaniasis, unattractive.The toxicity of currently drugs, their long treatment course, and limited efficacy are significant concerns. For cutaneous disease, many studies have shown promising results with immunotherapy/immunochemotherapy, aimed to modulate and activate the immune response to obtain a therapeutic cure. Nowadays, the focus of many groups centers on treating canine VL by using vaccines and immunomodulators with or without chemotherapy. In human disease, the use of cytokines like interferon-g associated with pentavalent antimonials demonstrated promising results in patients that did not respond to conventional treatment. In mice, immunomodulation based on monoclonal antibodies to remove endogenous immunosuppressive cytokines (interleukin-10) or block their receptors, antigen-pulsed syngeneic dendritic cells, or biological products like Pam3Cys (TLR ligand) has already been shown as a prospective treatment of the disease. This review addresses VL treatment, particularly immunotherapy and/or immunochemotherapy as an alternative to conventional drug treatment in experimental models, canine VL, and human disease.