DECEA - Trabalhos apresentados em eventos
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/555
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Item Uma ferramenta didática para aprendizagem de redes sem fio.(2005) Silva, Leandro Fernandes da; Barbosa, Carlos Henrique Nogueira de Resende; Andrade, Alessandro Vivas; Castro, Cristiano Leite deRedes sem fio são formadas por nós dotados de algum poder de processamento computacional, com liberdade para se movimentarem em direções arbitrárias e com a capacidade de estabelecerem conexões temporárias entre si para a transmissão de dados. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma ferramenta de código aberto, desenvolvida para propósitos de aprendizagem dos conceitos básicos relacionados às redes sem fio.Item Utilização de sinais acústicos para detecção de trincas em dormentes de aço.(2010) Yared, Glauco Ferreira Gazel; Barbosa, Carlos Henrique Nogueira de Resende; Ribeiro, Rodrigo Geraldo; Ribeiro, Marcos Henrique; Thebaldi, Rafael Santos; Nascimento, Leandro Prates do; Oliveira, Paganini Barcellos; Vincic, Jasmina; Silveira, Ingrid Machado; Ferreira, Tiago; Vasconcelos, Renato LatalizaOs sistemas ferroviários têm sido amplamente utilizados para o transporte de passageiros, matérias primas e produtos industrializados. Diversas vantagens econômicas e sociais podem ser obtidas por meio da utilizacão do transporte ferroviário. Especificamente, as ferrovias brasileiras têm sido submetidas a um aumento crescente de peso da carga transportada, principalmente devido à demanda das indústrias primárias e secundárias, o que também pode ser notado como uma tendência global. A infra-estrutura ferroviária é afetada diretamente pelo aumento de carga, com destaque para as ferrovias de transporte de cargas pesadas (heavy haul), tal como a EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas) que é utilizada essencialmente no transporte de minério de ferro. No intuito de se manter a confiabilidade e a segurança de tal sistema de transporte, evitando a ocorrência de acidentes, é necessária a realização de um procedimento preciso de manutenção. Este trabalho propõe uma nova abordagem baseada em sinais acústicos medido no ar para o diagnóstico da presença de fissuras microscópicas em dormentes de aço, utilizando-se Redes Neurais Artificiais (RNAs) como ferramentas para classificação. Os resultados obtidos em laboratório forneceram uma taxa de erro de aproximadamente 6%, após a realização de validação cruzada.