DEEMA - Departamento de Educação Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEEMA - Departamento de Educação Matemática por Assunto "Abordagem êmica"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.(2018) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEssa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.Item Etnomatemática : investigações em etnomodelagem.(2018) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.Item Etnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica.(2017) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonA etnomodelagem conecta os aspectos culturais (abordagem êmica) e acadêmicos (abordagem ética) da matemática por meio de uma interação dialógica entre esses conhecimentos tradicionais. A utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução dos fenômenos presentes no cotidiano dos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas localmente enquanto a abordagem ética é importante para a sua comparação global. A interação dialógica utiliza as abordagens êmica e ética para a obtenção de uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido local e globalmente em culturas distintas.Item Re-significando os conceitos de função : um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre1 situada na mesma região. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) descrever a conexão entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, b) compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos matemáticos extraídos das práticas cotidianas encontradas no contexto sociocultural do feirante, c) descrever como as abordagens êmica, ética e dialógica da etnomodelagem se manifestam durante os encontros entre um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio e um feirante e d) verificar como as práticas matemáticas de um feirante podem ser utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da ação pedagógica para a etnomodelagem. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem desenvolvidos por D’Ambrosio e Rosa e Orey, delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que a etnomodelagem pode oferecer para o processo de re-significação de conceitos de funções para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte por meio de sua abordagem dialógica? Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, sendo um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar. Como resultado desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional em formato de um caderno de sugestões para utilização de professores e indivíduos interessados na implementação da etnomodelagem em salas de aula.Item Traduzindo dialogicamente as práticas laborais de um feirante por meio da etnomodelagem.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkEsse artigo descreve uma pesquisa conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre localizada na mesma região. O principal objetivo do estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem poderia contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de categorias. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.