DEEMA - Departamento de Educação Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEEMA - Departamento de Educação Matemática por Assunto "Abordagem ética - global"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop.(2023) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEsse artigo apresenta os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos presentes nas pesquisas em Etnomodelagem desenvolvidas por 5 (cinco) pesquisadores que são membros de: O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto – GPEUfop. Essas pesquisas foram realizadas e defendidas no período de 2017 a 2021 no âmbito do mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Os referenciais teóricos foram pautados principalmente nas ideias do Programa Etnomatemática e na Concepção de Etnomodelagem e de suas abordagens êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). As metodologias predominantes foram o Método do Estudo Misto e a adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Em conclusão, os resultados dessas pesquisas mostram que a Etnomodelagem pode possibilitar uma ação pedagógica holística, contextualizada e articuladora entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos e os saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos nos diversos ambientes culturais.Item Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles VianaEsta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.