DEEMA - Departamento de Educação Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEEMA - Departamento de Educação Matemática por Assunto "Abalos sísmicos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos.(2014) Silva, Augusto Venâncio Miranda; Bean, Dale WilliamNesta dissertação, planejamos e realizamos uma pesquisa de campo com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico. As atividades didáticas foram planejadas com objetivo de estabelecer conexões entre o ensino de conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos dos alunos, oriundos de ambientes tanto escolares quanto extraescolares. Apoiamo-nos nas ideias educacionais de John Dewey (1959; 1979; 2010) como referência teórica para subsidiar tanto o planejamento das atividades como a realização delas. O objetivo do estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem de logaritmos no contexto de modelos (BEAN, 2007; 2012a; 2012b), referentes aos abalos sísmicos (terremotos), comumente noticiados pela mídia. Nesta pesquisa, os modelos que quantificam os efeitos dos abalos, como as escalas de Richter e Mercalli servem tanto como meios para desenvolver e compreender a intensidade e magnitude de terremotos, quanto para a atribuição de significados para logaritmos. A análise foi realizada, em parte, por procedimentos de análise de conteúdo (CHARMAZ, 2006). Os resultados mostram que o ensino de logaritmos, contextualizado no modelo de Richter, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significados ao conceito de logaritmo com suas propriedades e operações.