POSLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem
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Navegando POSLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem por Assunto "Análise do discurso"
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Item Os “black-blocs” brasileiros : vândalos ou ativistas? A construção retórico-discursiva em revistas brasileiras.(2015) Oliveira, Gabriela Nascimento Rossi de; Galinari, Melliandro MendesNo início de junho de 2013, inúmeras manifestações populares ocorreram nas principais capitais do Brasil, abrangendo vários temas como o aumento anunciado dos preços das taxas de transportes, os gastos públicos em eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a corrupção política em geral. Durante as Jornadas de Junho, “ataques diretos” foram alvos de críticas: políticos e os grandes grupos de comunicação brasileiros noticiaram os protestos mais violentos sob o rótulo de “vandalismo", enquanto muitos jornais internacionais como o portal francês Rue89, criticaram a cobertura de massa do Brasil como parcialmente a favor da “versão oficial”. Diante disso, os Black-Blocs entraram na “ordem do dia” no Brasil, ocupando as ruas e as manchetes de jornais e revistas como até então nunca acontecera, o que, por um lado, denota sua presença marcante nas manifestações e, por outro, um investimento midiático na construção de sua imagem. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar, mapear e analisar as imagens do que se convencionou chamar de “Black-Bloc” em discursos midiáticos. A estrutura metodológica é norteada pelos procedimentos gerais da AD, a partir da seleção e organização do corpus de um total de 4 (quatro) reportagens cujo tema central são os Black-blocs, no período de junho a novembro de 2013 nas revistas Veja, Carta Capital, Época e Caros Amigos. O trabalho partiu de estudos da retórica antiga e da apropriação desse referencial realizada por Ruth Amossy no quadro contemporâneo da Análise do Discurso. Em seguida, foram levantados os dados sobre as condições de produção do corpus selecionado. Por fim houve a identificação, mapeamento e análise das formas referenciais presentes no corpus, assim como dos mecanismos de descrição e narração; e análise do funcionamento argumentativo desses elementos textuais com base nas suas condições institucionais de produção. Como resultado, temos duas imagens próximas e negativas dos Black-blocs em Época e Veja e outras duas imagens próximas e positivas da tática Black-bloc em Carta Capital e Caros Amigos com nuances que variam conforme às noções de visada e dimensão argumentativa em cada discurso. Verificamos também particularidades que giraram em torno de um ethos pretenso e ethos possíveis a partir de diferentes auditórios, e o mesmo em relação a um pathos pretendido e pathos possíveis em públicos distintos. Ao final do trabalho, acreditamos que o discurso jornalismo com seu poder simbólico, deve ser uma ferramenta para potencializar uma forma de organização social que possibilite a emancipação dos seres humanos ao contrário de uma naturalização das relações sociais hegemônicas sob o domínio da burguesia e do modo de produção capitalista.Item A concordância verbal em estruturas partitivas : passado e presente.(2021) Oliveira, Thaís Magalhães de; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Duchowny, Alexia Teles Guimarães; Mendes, Andreia AlmeidaEsta pesquisa se propõe a verificar como se comporta a concordância verbal do ponto de vista diacrônico. Por ser uma pesquisa de caráter histórico, foi necessário fazer análises sincrônicas para, num segundo momento, compará-las. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Histórica. As expressões partitivas possuem dupla possibilidade de concordância sujeito-verbo no Português Brasileiro contemporâneo, a saber: verbo no singular, concordando com o núcleo do SN sujeito, e verbo no plural, concordando com o SN plural que faz parte do SN2, segundo regras das gramáticas normativas (CUNHA, CINTRA, 1985; ROCHA LIMA, 1994, 2011; BECHARA, 2009). Devido à existência dessa dupla possibilidade, esta pesquisa pretende verificar: i) existe, no português brasileiro (PB) escrito contemporâneo, alguma preferência de concordância? ii) e qual seria o comportamento do verbo em estruturas desse tipo na língua portuguesa do século XIX, haveria essa mesma regra? Com base em Rodrigues (2005), acreditamos que, no PB contemporâneo, existe a tendência de o verbo ficar no singular. Já para a Língua Portuguesa do século XIX, acreditamos que a tendência também seja essa, ou seja, a de que o verbo concorde com o núcleo do SN no singular. Para verificarmos se nossa hipótese estava adequada, foi preciso analisar separadamente o corpus representativo de cada um dos períodos escolhidos para essa análise, compará-los e verificar se esses corpora indiciam ou não uma tendência em relação à concordância verbal nas estruturas partitivas. Para compor o corpus do PB contemporâneo, decidimos pelos jornais de maior circulação em Minas Gerais: Estado de Minas e O Tempo; para o corpus relativo ao passado, foram escolhidos os jornais O Universal e Diario de Minas. Como resultado, verificamos que, em ambos os séculos analisados, há uma preferência pela concordância verbal com o núcleo do SN1 em detrimento da concordância com o núcleo do SN2, como previsto em nossa hipótese.Item Das ruas às redes : uma análise argumentativa do movimento social negro na Internet.(2023) Carlos, Benedicto Roberto Alves; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Chaves, Leslie SedrezOs objetivos desta dissertação é investigar o modo como os discursos antirracistas são construídos na internet, além de analisar a maneira como os ativistas digitais abordam a temática racial em suas páginas na web. Para compreender o surgimento do ativismo digital e o modus operandi dos mais novos movimentos sociais, faz-se necessário traçar um percurso histórico sobre a atuação dos movimentos sociais no século XX, além de abordar conceitos como antirracismo, racismo e movimento social. Em vista disso, a presente pesquisa possui um caráter interdisciplinar, pois estabelece um diálogo com outras áreas do conhecimento como as Ciências Sociais e a Comunicação. Outro objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo que busque inserir as teorias da argumentação e do discurso no âmbito da internet, tendo em vista que na virada do século XX para o século XXI, entramos em uma nova era, a era da Web 2.0. Nos primeiros anos do século XXI, temos um novo conjunto de formas de comunicação. Como aporte teórico para o desenvolvimento de tal objetivo, buscamos utilizar autores tradicionais do campo da argumentação e do discurso tais como Aristóteles, Chaim Perelman, Dominique Maingueneau, Emile Benveniste, Ruthy Amossy, Marie-Anne Paveau, dentre outros. A dissertação se apoia na hipótese de que com os avanços tecnológicos, a maneira de interagir com a sociedade e/ou agir sobre o outro mudaram. Assim, o que significa estudar as teorias da argumentação e do discurso em pleno século XXI, tendo em vista esses novos meios de comunicação? É importante pensarmos que o dispositivo e/ou a rede influenciam a maneira como comunicamos, com quem comunicamos, e o que comunicamos. Faz-se necessário repensar a sociedade – e as teorias da argumentação e do discurso – com base nessas novas formas de comunicação. Ademais, compreendemos que a internet auxilia na atuação e/ou mobilização dos movimentos sociais contemporâneos, uma vez que a web 2.0 possibilita o desenvolvimento do ativismo digital.Item Discurso, neoliberalismo e pandemia - o dia em que a Rede Globo chorou pelas vítimas da Covid-19 no Brasil.(2022) Gonçalves, Laura Siqueira Rocha; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Lessa, Cláudio HumbertoO presente estudo pertence â Anâlise do Discurso e pretende identificar a posigâo ideolégica do Jornal Nacional presente em seu discurso midiâtico e possfveis reverberaqoes dele no imaginârios sociodiscursivos da audiéncia, no contexto da crise pandémica do coronavirus instaurada no Brasil, no ano de 2020. O referencial teérico fundamentou-se na obra de Patrick Charaudeau e, complementarmente, usou a obra de pensadores da Anâlise do Discurso Crftica, como Teun A. Van Dijk e Norman Fairclough. O corpus da pesquisa é heterogéneo e o ponto central da anâlise discursiva estâ no editorial televisionado em junho de 2020 pelo Jornal Nacional para noticiar e comentar 50 mil vftimas fatais da doenqa, â época. Como braqos da anâlise central, é feita uma contextualizagâo histérica de atuagâo midiâtica do Grupo Globo e do Jornal Nacional, o que inclui a anâlise discursiva de manchetes do jornal digital “O Globo”. Também houve o levantamento de imaginârios sociodiscursivos despertados pelo discurso do noticiârio, os quais, foram retirados de uma amostragem de comentârios postados pela audiéncia do editorial na rede social Twitter. Por fim, foram incorporados resultados de outras pesquisas da grande area das ciéncias sociais e da lingufstica nas anâlises feitas neste estudo para conferir robustez â cosntrugâo da pesquisa. Os resultados apontam no sentido de que o discurso do editorial das 50 mil mortes corrobora com a alienagâo da audiéncia ao nâo fornecer informagoes suficientemente crfticas acerca das principais causas da disseminagâo da doenga e de seus impactos (entre as causas, hâ a defesa e o apoio â implantagâo de projetos socieconémicos e polfticos, como os de cârater neoliberal — ideologia historicamente apoiada pelo Jornal Nacional. Entre os impactos socioeconomicos da pandemia, a disseminagâo da doenga foi mais cruel entre pessoas de classes mais hipossuficientes, sendo esse um tipo de dado ocultado pelo editorial). Somado â anâlise do passsado discursivo do jornal, o discurso dramâtico, paternal e humano do “editorial das 50 mil mortes” se torna incoerente.Item Entre o autoral e a escrita coletiva : identidades, discursos e performances nas piXações urbanas.(2017) Araújo, Maria Carolina da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Galinari, Melliandro Mendes; Souza, Ana Lúcia SilvaItem Estratégias discursivas na construção do poder nos jornais marianenses O Germinal e o Cruzeiro (1930).(2015) Flausino, Gabriele Cerceau; Menezes, William Augusto; Paulinelli, Maysa de Pádua TeixeiraA presente pesquisa dedica-se ao estudo das práticas discursivas relacionadas à construção do poder político nacional e local, em 1930, a partir de dois jornais de circulação na cidade de Mariana (MG), quais sejam: o jornal O Germinal – Órgão Oficial do Partido Republicano no Município – e o jornal O Cruzeiro – Órgão Oficial da União dos Moços Católicos no Município. O primeiro, criado pelos militantes do Diretório Municipal do PRM, em 1905, teve como principal colaborador o chefe político Dr. Gomes Freire de Andrade – republicano histórico, senador e Chefe do Executivo marianense, por quase três décadas; o segundo, vinculado à hierarquia eclesiástica da Arquidiocese de Mariana, no período em que era arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, constituiu-se como importante organismo de formação da opinião entre habitantes da cidade, entre 1929 e 1935. Em 1930, esses dois jornais tiveram papel fundamental na construção da narrativa A Revolução de 1930, participando de maneira assídua na constituição dos acontecimentos, podendo ser classificados, respectivamente, como Jornal Tribuna-política e Jornal Tribuna-religiosapolítica. A questão central da pesquisa consistiu em saber como esses dois periódicos colocaram em ação, nesse cenário de disputa política em torno do poder, as suas estratégias discursivas, em especial na organização narrativa e na orientação argumentativa. A partir dessa problemática, examinou-se como essas estratégias relacionavam-se à persuasão, no que diz respeito às imagens de si e às emoções no discurso, e quais foram as soluções encontradas para a crise de poder, segundo as narrativas jornalísticas, tanto para a situação nacional, quanto para a situação na cidade de Mariana. A pesquisa privilegiou dois eixos de análise: (i) a análise da narrativa, a partir de formulações da tradição neste campo e, sobretudo, tendo em conta uma formulação discursiva para o estudo da narrativa; e (ii) a análise argumentativa, centrada no estudo dos procedimentos semânticos e discursivos, bem como nos efeitos de ethos e de patemização. Para tal, foram utilizadas, principalmente, as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, e a Análise Crítica da Narrativa, de Luiz Gonzaga da Motta. O corpus da pesquisa, formado por textos de quatro edições de cada um dos jornais, foi coletado junto ao Acervo Particular Rafael Arcanjo, que se encontra disponível junto ao Centro de Pesquisa Linguagem, Memória e Tradução (CPLMT-UFOP).Item Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.(2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula SantosEsta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.Item Melhor do que comprar sapatos : uma análise discursiva dos aconselhamentos de Cristiane Cardoso no âmbito da Igreja Universal do Reino de Deus.(2020) Noronha, Raquel Nunes; Galinari, Melliandro Mendes; Galinari, Melliandro Mendes; Lima, Helcira Maria Rodrigues de; Muniz, Kassandra da SilvaCom a presente pesquisa, tivemos o objetivo de identificar, no livro Melhor do que comprar sapatos, de Cristiane Cardoso, a propriedade do logos de orientar retoricamente o auditório para certas representações dóxicas sobre a mulher e seu papel, assim como de produzir, na enunciação, um determinado ethos como efeito possível, a partir dos pressupostos teóricos propostos por Amossy (2018). Trata-se de verificar, por meio de recursos linguísticodiscursivos, como se dá essa construção de imagem da mulher ideal, as imagens de si de Cristiane Cardoso e a maneira como essas imagens corroboram a empreitada de persuasão. Na Análise do Discurso, acreditamos que existe uma profunda relação entre a linguagem e o contexto sócio-histórico em que ela se insere e também que os discursos não podem ser conhecidos ou analisados sem que se considerem as circunstâncias em que foram produzidos. Nesse sentido, buscamos, para melhor compreender o nosso corpus, localizar o neopentecostalismo e a Igreja Universal do Reino de Deus, no âmbito das igrejas protestantes, e destacar as principais características dessa instituição, com o apoio de trabalhos do campo da Sociologia. Além disso, procuramos evidenciar de que maneira a identidade feminina é construída, no meio protestante, no universo bíblico. Por fim, na Igreja Universal, observando suas continuidades e rupturas provocadas pela Teologia da Prosperidade, também falamos sobre a “Teologia Feminista”, que tem surgido recentemente, a fim de verificar se esse segmento tem contribuído ou não para as transformações na maneira como a mulher é vista e tratada no meio cristão. Para a análise propriamente dita, à luz da Análise do Discurso e da Análise Argumentativa do Discurso, retomamos dois fundamentos aristotélicos: o ethos e o logos, interpretando-os a partir de pesquisas mais recentes, tais como Amossy (2018) e Galinari (2011). Por meio das análises, foi possível perceber que o discurso de Cristiane Cardoso constrói representações conservadoras do feminino, porém, com algumas fissuras nessas representações. Esses discursos valorizam prioritariamente antigos padrões de comportamento esperados das mulheres pela igreja e pela sociedade machista, ao mesmo tempo em que apresenta de modo desigual um discurso de emancipação financeira, que gera uma aparência de modernidade, provocado pelos valores capitalistas presentes na Teologia da Prosperidade, principal ensinamento da Igreja Universal. Portanto, o ethos de Cristiane Cardoso se arquiteta de igual modo com essas fissuras, refletindo, assim, a imagem de mulher desejada pela igreja à qual pertence, que apresenta conservadorismo em relação ao papel da mulher e traços de ilusória modernidade. Sem que haja um equilíbrio entre esses discursos, essa aparente modernidade aparece apenas para atender às demandas do capitalismo intrínsecos à Teologia da Prosperidade.Item Meninas da FEBEM : uma análise de narrativas de ex-internas da FEBEM de Ouro Preto.(2019) Ferreira, Luciana de Fátima; Menezes, William Augusto; Pena, Elke Beatriz Félix; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William AugustoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas de vida de quatro ex-internas da FEBEM de Ouro Preto com a finalidade de compreender como a experiência de terem vivido em uma instituição como essa pode ter contribuído para a formação de suas identidades; com a premissa de que existe um estigma relacionado a essa instituição, analisaremos as estratégias utilizadas em narrativas de ex-internas que se relacionam ao estigma. Outro objetivo que nossa pesquisa possui é o de tentar compreender como se formou a memória coletiva dessas exinternas, a partir do exame da materialidade discursiva e representações que apresentam em suas narrativas.Item Performatividade, (des)colonialidade e políticas linguísticas : a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras.(2017) Vieira, Naiara de Paiva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Couto, Lígia PaulaPara esta pesquisa de mestrado embasamos nos estudos pós-modernos de linguagem e de identidade. Partindo então dos estudos de Austin (1990) sobre “atos de fala”, em que o autor considera a linguagem como ação e, por isso, os sujeitos que fazem uso dela como agentes sociais, consideramos fundamental a análise dos discursos de professores de espanhol para atingir (e transcender) os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo principal: analisar os impactos para as identidades de professores de língua espanhola causados pela experiência com a docência. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: 1) dissertar como a visão performativa da linguagem ajuda na compreensão da fragmentação da identidade de professor; 2) identificar, partindo da discussão sobre (des)colonialidade, qual a visão de língua/língua espanhola está presente no imaginário discursivo dos professores; 3) verificar se a atuação em diferentes áreas de ensino impacta de forma diferente o ensino de língua espanhola e 4) entender o porquê do entendimento de algumas pessoas de que o espanhol dos latinohispânicos é um espanhol de menor importância. Para a escrita dessa dissertação, embasamos em alguns teóricos como: Bauman (2005) e Hall (2005) e suas visões pósmodernas de identidade e cultura; utilizamos da teoria de Fanon (1968) e Hall (2003) sobre o conceito de pós-colonial e a noção de descolonialidade; também trazemos a teoria de Mignolo (2006, 2008) e Walsh (2006) sobre a importância da interculturalidade no ensinoaprendizagem de línguas. Bagno (2003) nos sugere que o preconceito linguístico é na verdade um preconceito social, então com essa pesquisa procuramos também contribuir com o rompimento de pensamentos sociais hegemônicos que consideram a variação espanhola europeia como a mais “digna” de ser ensinada por ser falada por europeus. Considerando também a dificuldade do quadro atual em que se encontra o ensino de espanhol no Brasil, percebemos uma pesquisa como esta fundamental para tentarmos compreender mais sobre a(s) identidade(s) desses professores de espanhol e sobre o ensino de espanhol no Brasil.Item Práticas discursivas e práticas sociais nas Minas oitocentistas : um estudo de anúncios publicitários e da memória sociodiscursiva de Ouro Preto e Mariana.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012) Inácio, Alice Meira; Menezes, William AugustoNeste trabalho, propomos estudar o gênero anúncio publicitário impresso, prática social e discursiva que se desenvolveu nas províncias brasileiras após a chegada da imprensa no Brasil. Realizaremos mais especificamente um estudo de anúncios publicitários oitocentistas impressos, presentes em periódicos de Ouro Preto e de Mariana, a fim de investigarmos como e com quais características esta prática discursiva e social se inseriu e se desenvolveu na província mineira e, por meio deste estudo, investigarmos quais resquícios de memória sociodiscursiva destas duas cidades históricas estão inscritos nos anúncios publicitários que compõem o corpus de pesquisa. Para realizarmos a investigação proposta, adotaremos os procedimentos teóricos e metodológicos da teoria semiolinguística do discurso propostos por Charaudeau (2008) e buscaremos estabelecer um diálogo desta teoria com teorias advindas de campos de estudos que debatem questões sobre práticas discursivas, práticas sociais e memória sociodiscursiva. Através dos resultados desta pesquisa, pretendemos trazer contribuições para os estudos discursivos, para as diversas áreas de conhecimento que tangenciam com os estudos de Linguagem e também ampliar o nosso conhecimento a respeito do patrimônio discursivo das cidades de Ouro Preto e de Mariana.Item Problemáticas do poder em canções do gênero sertanejo universitário.(2022) Silva, Ana Paula da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato deA presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso presente em canções do meio sertanejo universitário com o objetivo de encontrar representações de imaginários machistas e possessivos. A música, exercendo um papel de suma relevância socialmente, sendo uma prática cultural e humana, alcança atualmente uma disseminação por meio das redes sociais e outras formas audiovisuais que afetam, direta ou indiretamente, a vida das pessoas. Sendo assim, podemos encontrar na mídia, músicas que carregam discursos de violência e propagam machismo e sexismo, como acontece em alguns casos de músicas do gênero Sertanejo Universitário, um estilo relativamente novo que vem ganhando muita visibilidade no Brasil, principalmente entre o público jovem. Partindo de teorias da argumentação, do discurso, noções de retórica e enunciação, faremos o levantamento de músicas problemáticas desse meio musical para analisar, à luz de teóricos da área, o discurso violento e machista presente nessas canções, muitas vezes velado e não tão explícitos.Item Representações de professores de língua inglesa sobre o uso de tradução como recurso pedagógico.(2021) Oliveira, Juliana Maria Ferreira de; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Nascimento, Katia Honório doEste trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar as representações de professores de Língua Inglesa (LI) sobre o uso de tradução como recurso pedagógico. Ao lançar um olhar sobre a história do ensino de línguas estrangeiras (LE), nota-se como as noções do modo de se aprender uma língua e a forma mais eficiente de ensiná-la variaram bastante desde o século XVIII. Similarmente, o papel da tradução no ensino de LE também sofreu mudanças pendulares (LEFFA, 1988). Entendendo que a constituição das identidades dos professores necessariamente transita pela formação acadêmica (SÓL, 2014) e pelos espaços institucionais em que eles atuam, esta pesquisa objetivou identificar em que medida a formação acadêmica e as metodologias de ensino de LE constituem as representações dos professores sobre tradução, além de buscar compreender em que medida a experiência docente constitui as representações dos professores sobre a temática. De caráter qualitativo, esta pesquisa não busca apontamentos generalizáveis, e, sim, um entendimento particularizado das representações dos professores envolvidos, sendo, portanto, um estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso com três professores de LI da rede pública estadual de ensino, da Região dos Inconfidentes de Minas Gerais. Os professores foram selecionados pela experiência docente em contextos diversos de ensino de LI. Para a geração de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e, após essa etapa, cada participante empreendeu uma narrativa escrita. Para empreender os gestos de interpretação, recorremos, em uma perspectiva interdisciplinar, à teoria discursiva franco-brasileira (PÊCHEUX, (1988) 2015; ORLANDI, 2005; SÓL, 2014), às noções de tradução (JAKOBSON, (1959) 2004; CASADO; GUERRERO, 1993; LUCINDO, 2006; BRANCO, 2011) e às metodologias de ensino de LE (LEFFA, 1988; LARSEN-FREEMAN, 2000; KUMARAVADIVELU, 2001; PAIVA, 2005; BROWN, 2007). Os dizeres apontam para uma representação da tradução como um recurso didático facilitador do processo de ensino/aprendizagem, para um afastamento de ferramentas prescritas por metodologias de ensino e uma busca por uma “alternativa ao método” (KUMARAVADIVELU, 2001) e para um deslocamento subjetivo das identidades dos professores e de suas representações sobre a tradução, propiciado pela interface entre teorização e prática docente.Item Representações de si nos discursos feministas em práticas midiáticas digitais.(2019) Souza, Nayara Iris Silva e; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato deOs grupos minoritários se encontram, no decorrer da história, em desvantagem nas diversas facetas da vida social, visto que vivemos em uma sociedade patriarcal onde imperam ideais de masculinidade e feminilidade. Nesse contexto, a presente pesquisa busca compreender como os grupos de mulheres feministas e militantes constroem espaços de resistência na mídia on-line. Em especial, nossos objetivos são (i) analisar as estratégias discursivas que são utilizadas pelas mulheres que se declaram feministas e militantes na busca de igualdade de gênero na sociedade, ou seja, como esse espaço de luta é concebido, e (ii) identificar as estratégias discursivas que colaboram para a construção do ethos da mulher contemporânea como resistência política. Esta dissertação analisa 02 perfis individuais de figuras públicas do Facebook, Djamila Ribeiro e Márcia Tiburi, e dois ambientes de representatividade coletiva, sendo eles, um blog Não me Kahlo e uma Revista on-line, AzMina, entendendo-os como objetos midiáticos de grande visibilidade. É um trabalho de cunho qualitativo e documental. O quadro teórico metodológico foi construído com base nos princípios da Análise do Discurso: introduzimos BRANDÃO (2014); BENVENISTE (1989); BAKHTIN (2006); MAINGUENEAU (1997). Em seguida, o aporte teórico escolhido para discussões a respeito do ethos baseia-se em AMOSSY (2005, 2018) e CHARAUDEAU (2016). Além disso, trazendo um panorama do movimento feminista, o texto se apoia em BEAUVOIR (2006, 2016) e TIBURI (2018), e, por fim, para compreender os movimentos sociais em rede, nos estudos de CASTELLS (2017). Por meio da Análise do Discurso, buscamos compreender como a mídia on-line, como plataforma de propagação do discurso, auxilia na construção de novas realidades, neste caso a identidade e a imagem da mulher e do feminino. É possível dizer, de modo a sintetizar que, as mulheres buscam, através de seus discursos, uma nova forma de serem representadas socialmente, desempenhando papel de mulher ativa, desconstruindo o padrão hegemônico de mulher passiva.Item O rompimento da Barragem de Fundão (Mariana - MG) : análise contrastiva das estratégias da mídia de referência e da mídia radical na construção do acontecimento discursivo e no enfrentamento dos seus problemas e impactos no primeiro ano da tragédia.(2018) Pazza, Janaína; Menezes, William Augusto; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Pena, Elke Beatriz FélixEsta dissertação de mestrado tem por objetivo realizar uma análise contrastiva dos discursos da Folha de São Paulo e do Portal do Movimento de Atingidos por Barragens nas notícias publicadas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), durante o primeiro ano da tragédia, através dos estudos de M. Bakhtin (Dialogismo), de P. Charaudeau (Teoria Semiolinguística), de J. Downning (Mídia Radical) e de L. G. Motta (Análise Crítica da Narrativa). O trabalho tem início com a definição das teorias dos autores citados, com uma explanação dos pontos pertinentes desses estudos em relação à pesquisa. Em seguida, explicamos como o corpus foi constituído, para, enfim, descrever a análise das notícias das duas mídias, a partir de quatro categorias analíticas: Dispositivo; Construção Narrativa; Imagens de Si e do Outro; e Orientação Argumentativa.Item Semântica das metáforas : uma análise cognitivo-discursiva dos processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016.(2018) Costa, Daiman Oliveira da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Mari, HugoDesde a década de 1980, os estudos que se dedicam a avaliar as relações entre pensamento e linguagem têm se expandido de modo notável e, inevitavelmente, implicam um diálogo direto com outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a presente dissertação é produto de uma investigação que se propôs a analisar como determinados recursos da linguagem, articulados por meio do discurso, são capazes de impactar a interpretação da experiência factual, influenciar o comportamento dos receptores e, até mesmo, impulsionar reconfigurações na esfera política. Para tanto, priorizou-se a análise dos principais processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016, com o intuito de mapear o funcionamento semântico-cognitivo, a atuação discursiva e as implicações pragmáticas de determinadas metáforas que, amplamente difundidas, tiveram significativa e recorrente participação no discurso das manifestações populares e na narrativa midiática sobre a conjuntura política deste período. Portanto, a análise realizada é interdisciplinar e divide-se em três partes. O primeiro capítulo intitula-se A experiência pela via da linguagem e disserta sobre os modos de apreensão e representação da realidade por meio dos recursos facultados pela linguagem e, também, introduz uma breve análise sobre a crise político-econômica brasileira. O segundo capítulo intitula-se Metáfora e metaforização e concentra-se em delimitar o referencial teórico utilizado pela pesquisa. Por fim, o terceiro capítulo, intitulado A metaforização na esfera política, dedica-se a rastrear e avaliar as referências, as estratégias e os impactos das metáforas selecionadas. Com isso, objetivou-se a realização de uma análise qualitativa das metáforas e de seus efeitos pragmáticos sobre a interpretação da experiência em um determinado período sócio-histórico e concluiu-se que a metaforização, além de ser um dos recursos semântico-cognitivos mais essenciais da existência humana, foi utilizada como estratégia discursiva para fomentar reconfigurações políticas no período em questão.