POSLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem
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Navegando POSLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem por Assunto "Análise da conversação"
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Item Um estudo sociointeracional da reunião ministerial de 22 de abril de 2020.(2022) Vieira, Célia Maria Werneck dos Santos; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Gonçalves, Clézio Roberto; Baptista, Patrícia Rodrigues TanuriEste trabalho é um estudo sociointeracional da reunião ministerial de 22 de abril de 2020, ocorrida no governo do Presidente Bolsonaro, que apresentou um plano para a retomada econômica do Brasil frente à crise pandêmica em decorrência da COVID-19. O objetivo principal desta pesquisa foi detectar quais os footings, a dinâmica dos enquadres e esquemas de conhecimento dos participantes da reunião. Utilizando-se uma metodologia de caráter exploratório qualitativo, com orientação analítico-descritivo, foram analisados dez discursos dentre os 23 ao todo, o que equivale a 58% de tempo dos falantes na reunião. Os procedimentos metodológicos adotados apoiam-se nos pressupostos metodológicos da Análise da Conversação, em que dados são gravados, transcritos e só depois analisados. Assim, foi feita uma análise qualitativa e interpretativa do vídeo da reunião. De posse da gravação em vídeo dessa reunião, procedeu-se à pesquisa que, por meio das ferramentas da Sociolinguística Interacional, descreveu, com destaque, como ocorreram as mudanças de footing e enquadre, paralelamente, em meio às pistas de contextualização, focalizou as estratégias de polidez e preservação de face utilizadas, evidenciando o estilo conversacional dos falantes na construção de suas imagens, apoiando-se, sobretudo, nos referenciais teóricos de Goffman (2006, 2011, 2013a, 2013b); Gumperz (2013); Brown e Levinson (1987) e Tannen e Wallat (2013). Os resultados da pesquisa possibilitaram conhecer como se deu a reunião, do ponto de vista interacional, do Presidente com seus Ministros. Constatou-se uma reunião com interlocução organizada, os falantes ratificados tiveram uma postura participativa na qual os diversos interlocutores alternavam o footing e os enquadres constantemente, perdendo, às vezes, o foco e o objetivo central da reunião. Em pesquisas futuras, em nível de doutorado, sugere-se a análise de todas as falas dos participantes da referida reunião ministerial, objeto deste estudo, de modo a traçar um perfil interacional amplo dos interlocutores, sob as orientações teórico- metodológicas da Sociolinguística Interacional.