Navegando por Assunto "Comunicação"
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Item Artefatos comunicacionais criados entre os níveis organizacionais durante a implantação de uma estratégia lean : estudo de caso em uma empresa multinacional.(2021) Bouzada, Douglas de Paula; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Paiva, Ely LaureanoO objetivo desta pesquisa foi identificar o papel do processo de comunicação e seus artefatos gerados pelos níveis hierárquicos organizacionais durante a implantação do Lean Manufacturing (LM). Baseamos nossa pesquisa em um estudo de caso aprofundado e longitudinal da implantação do LM em uma empresa multinacional do segmento de rochas naturais, com unidades produtivas no Brasil e na Espanha. Utilizamos uma metodologia qualitativa onde foram abordadas diferentes fontes de dados, tais como, entrevistas com funcionários de diversos níveis e análise de arquivos realizada em mais de 1.500 documentos. Observamos que os objetivos dos artefatos comunicacionais mudam ao longo das etapas de implantação do LM segundo as seguintes funções: (1) Overview do projeto LM; (2) Disseminação de cultura LM; (3) Estabelecimento de metas e objetivos; (4) Nivelamento de conhecimento a partir de treinamentos; (5) Coordenação das atividades do LM; (6) Controle e ajuste dos projetos do LM; (7) Apresentação dos resultados; (8) Continuidade do projeto e ferramentas do LM; e que o protagonismo dos níveis hierárquicos que são disseminadores dos artefatos comunicacionais também se altera de acordo com a etapa do projeto. Constatamos que as reuniões presenciais são o principal meio de comunicação utilizado pela organização para o estabelecimento de acordos e metas, e que os demais artefatos comunicacionais como e-mails, relatórios, visitas de campo e murais informacionais são utilizados como forma de comunicação auxiliar e apoio na implantação do LM.Item Aspectos comunicacionais da educação nas mídias sociais digitais : o caso do Youtube.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Quadros Junior, Itanel Bastos deSão estudados aspectos comunicacionais dos vídeos educativos no Youtube, uma plataforma de distribuição de conteúdo. De caráter ensaístico, o artigo propõe refletir sobre algumas ações no compartilhamento de conteúdo feitas em ambientes colaborativos. São ações que renovam a aprendizagem, que valorizam o indivíduo e que fazem a escola pensar em novas estratégias de ensino.Item Avaliação da comunicação verbal equipe-paciente comatoso no Centro de Terapia Intensiva (CTI).(2014) Lourenço, Lucas Caetano Dias; Faria, Raquel Rodrigues; Macedo, Flávia Ribeiro Martins; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Domingos, Linara Mirelle; Sousa, Marcelo Neves de; Rodrigues, Talita Marques; Mesquita, Gema; Soares, Evelise Aline; Reimão, RubensIntrodução: O coma é um estado clínico de inconsciência no qual o paciente não está ciente de si mesmo ou do ambiente por períodos prolongados. Mesmo nesta condição é fundamental que a equipe comunique aos pacientes os procedimentos médicos a serem realizados. Objetivo: Verificar se os profissionais da área de saúde atuantes em um hospital universitário sul mineiro comunicavam verbalmente aos pacientes comatosos os procedimentos realizados. Material e Métodos: O estudo foi conduzido em um hospital universitário sul mineiro, fundamentado em uma análise da comunicação verbal durante assistência a pacientes comatosos por diversos profissionais da área de saúde, seguindo o protocolo de CARDIM et al. (2004). Resultados: Verificou-se que 20,4% dos procedimentos foram comunicados aos pacientes comatosos e 79,60% foram executados sem comunicação. Conclusão: A equipe médica e os demais profissionais não estão utilizando comunicação verbal para informar ou explicar os procedimentos a serem realizados no paciente em coma, tornando-se fundamental a humanização da assistência.Item Cartilhas turísticas de Ouro Preto : um novo olhar.(2016) Alencar, Débora Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO presente trabalho tem o intuito de demonstrar a qualificação do turismo através do desenvolvimento de cartilhas turísticas como um instrumento de comunicação entre o destino turístico Ouro Preto, o turista, o trade turístico e a comunidade local. O projeto CATOP tem como objetivo fornecer informações conscientes e objetivas sobre a cidade. Logo, descreve-se a elaboração de duas cartilhas com perspectivas diferentes e para os dois públicos que coexistem na cidade, turistas e moradores. O propósito é beneficiar a atividade turística do destino com a comunicação e a informação sobre a cultura local, os roteiros que expõem a diversidade do local bem como sua estrutura geográfica. Para a construção do conteúdo das cartilhas do projeto CATOP, foram realizadas pesquisas conceituais, comparativas e sobre o público. Como resultado, obtivemos um material com viés informativo e educador.Item Comunicação e interação no ensino através do uso de redes sociais virtuais.(2013) Tavares, Wellington; Paula, Helton Cristian de; Paula, Ana Paula Paes deEste estudo apresenta uma discussão sobre o uso de redes sociais virtuais de forma a complementar as atividades realizadas em sala de aula no ensino presencial, não demonstrando relações diretas com a utilização de tecnologias informacionais e comunicacionais na modalidade de ensino à distância. No decorrer do estudo depara-se com uma discussão teórica que envolve vários aspectos e informações sobre as redes sociais virtuais e suas possibilidades para os usuários, dando enfoque especial ao seu uso na educação. Na sequência é apresentado um caso de ensino no qual a utilização de um grupo virtual no Facebook foi utilizado, bem como dos resultados que se mostraram muito satisfatórios, já que o uso trouxe melhorias no aprendizado dos alunos, conforme a própria visão e avaliação destes envolvidos que são apresentadas neste caso de ensino.Item Da crítica de mídia à reconstrução de discursos : a mediação cultural jornalística em Viomundo.(2017) Vieira, William David; Coração, Cláudio RodriguesO presente artigo aborda a relação existente entre a narrativa de mídias hegemônicas e suas práticas e a mediação proposta pelo site/blog Viomundo em cima destas ações e dos acontecimentos noticiosos. O objetivo é perceber como Viomundo se comporta diante desse cenário de tensão, abordando textos publicados no ano de 2014. A metodologia utilizada, de caráter interdisciplinar, embasa-se nos referenciais teóricos da comunicação e possibilita a compreensão acerca da mediação cultural jornalística presente no objeto de estudo. Assim, é possível entender que o site/blog se configura como um contraponto à mídia hegemônica, transitando entre a crítica e a reconstrução dos discursos veiculados, a fim de legitimar seu acontecimento noticioso.Item A emergência dos smart speakers : desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data.(2019) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora CristinaO presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.Item Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.(2014) Costa, Amanda Rayssa Ferreira da; Teixeira, Thelma Pignataro; Felipe, Israel José dos Santos; Inácio, Raoni de OliveiraEsta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.Item A encruzilhada da educação audiovisual : tempos e espaços de Olhares (Im)possíveis.(2022) Vilela, Raquel Augusto Satto; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Migliorin, Cezar Avila; Coração, Cláudio RodriguesEste trabalho tem o objetivo de refletir sobre as temporalidades e espacialidades presentes, assim como as questões relacionadas à intersecção entre Educação, Cinema e Comunicação. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de produção audiovisual do coletivo Olhares (Im)possíveis, durante a realização do filme Ano 2020. O referencial teórico alia conceitos dessas três áreas, assim como outras das Ciências Humanas e Ciências Sociais, para construir um arcabouço que possibilite acessar a especificidade de atuação da educação audiovisual e suas características teórico-práticas e políticas, além de delimitar quais tempos e espaços serão considerados. A encruzilhada aparece como operador conceitual e analítico, à luz de epistemologias iorubá e bantu, para analisar a educação audiovisual enquanto um encontro entre sensibilidades e saberes que intersecciona tempos e espaços, proporcionando espaços de criação. O desenvolvimento da pesquisa passa pelo histórico do coletivo – suas bases teórico- práticas e as atividades realizadas –, além da história de Ouro Preto, cidade na qual a Olhares (Im)possíveis desenvolve suas ações. A análise, realizada a partir do contato com o coletivo e da observação das ações desenvolvidas, se divide em três eixos: os cruzamentos de tempo e espaço, práticas educomunicativas, reflexões subjetivas e coletivas suscitadas pelo processo de produção.Item Estratégias de comunicação nas startups do México : fracasso, sucesso e resiliência.(2019) Cruz, Beatriz Daniela Flores; Martins, Nair Prata Moreira; Ziviani, Fabricio; Sandi, André Quiroga; Martins, Nair Prata MoreiraNo México, 75% dos empreendimentos anuais fracassam devido a fatores como deficiência na comunicação interna e externa. Esta pesquisa evidencia a importância da comunicação no ciclo de vida das startups e a relevância às estratégias de comunicação no processo de sucesso, fracasso e resiliência dos empreendedores. O objetivo é elucidar como a comunicação intervém no processo. Para cumprir esse objetivo, foi necessário refletir sobre a importância das startups na economia do México e no restante da América Latina; buscar a referenciação da pesquisa no campo da comunicação e selecionar as estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. Para a investigação, foram escolhidos dez empreendedores, dois deles representantes de startups mexicanas com maior renda anual, nomeadas pelo Wall Street como Pequenos Pôneis. A metodologia está apoiada em três etapas: aplicação de formulário on-line, realização de entrevista semiestruturada com empresários e, por fim, a análise dos dados de empresas que fracassaram no México, pois se descobriu que as falências são parte importante do processo. Em conjunto, a pesquisa destaca a relevância da comunicação nas organizações e a participação cada vez maior desta nos diversos setores empresariais.Item Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.(2020) Oliveira, Luciana de; Angelo, Edna da SilvaO objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.Item Imperador ou tirano : comunicação e formas sociopolíticas sob(re) o Principado de Domiciano (81-96).(2019) Dias, Mamede Queiroz; Faversani, Fábio; Faversani, Fábio; Joly, Fábio Duarte; Agnolon, Alexandre; Guarinello, Norberto Luiz; Martins, PauloEsta Tese trata do Principado de Domiciano (81-96), o último imperador flaviano. Analiso como a comunicação, o espaço e o poder articulavam-se na composição da imagem desse imperador. Tendo em vista o assassinato de Domiciano em 96, as narrativas sobre esse imperador se transformam drasticamente. Domiciano deixa de ser considerado um bom imperador e entra para o rol dos tiranos. Desse modo, analiso como esta guinada diz respeito às tentativas de reafirmação sociopolítica da elite senatorial e equestre frente a uma nova conjuntura política. Empreendo essa análise por meio do entendimento de que o Principado era constituído pela coexistência de estruturas temporais contraditórias: uma antiga e republicana; outra nova e imperial. Busco explicar como a comunicação dos agentes históricos envolvidos na dinâmica sociopolítica romana articulavam seus interesses por meio de formas semânticas que retomavam parte do repertório social romano. Além disso, defendo que os aspectos arquitetônicos e simbólicos que compõem o contexto espacial de Roma são fundamentais para a experiência sociopolítica e para o processo comunicativo nas sociedades estratificadas como a romana dos séculos I e II. Portanto, busco demonstrar que as noções de espaço público e privado eram estruturantes para a conformação dessas formas semânticas, uma vez que elas eram mobilizadas tanto para configuração do retrato positivo quanto negativo do imperador flaviano.Item Narrativas audiovisuais : cinema, memórias ancestrais e rituais entre os Tikmu'un_Maxakali.(Editora UFOP, 2019) Andrade, Andriza Maria Teodolino de; Maia, Marta ReginaItem Negociação empresarial : um estudo multicascos.(2016) Ceribeli, Harrison Bachion; Merlo, Edgard MonforteEste trabalho objetivou analisar como diferentes fatores influenciam os resultados de uma negociação. A metodologia empregada foi o desenvolvimento de dois estudos de caso, com o intuito de analisar dois processos de negociação entre funcionários do nível operacional e da alta gerência. Os dados foram coletados por meio de observação direta e entrevistas em profundidade. Como conclusões, pode-se verificar que a comunicação efetiva entre as partes é fundamental, e que elementos como respeito mútuo e utilização de informações não apenas numéricas são essenciais para garantir que as partes entendam as necessidades do outro. Também se constatou que os negociadores devem se mostrar abertos à negociação e que esta se torna mais efetiva à medida que os envolvidos sentem que contribuíram para o acordo. Finalmente, destaca-se a importância da confiança mútua e da ética por parte de todos, aumentando a possibilidade de se chegar a um acordo favorável aos interessados.Item Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.(Editora UFOP, 2019) Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Souza, Marcelo Freire Pereira deItem Planejamento de caminhos e exploração para robôs móveis com base na intensidade do sinal de rádio.(2023) Cid, André Luiz Maciel; Freitas, Gustavo Medeiros; Perez Imaz, Héctor Ignacio Azpúrua; Pessin, Gustavo; Freitas, Gustavo Medeiros; Pessin, Gustavo; Silva, Pedro Henrique Gomes da; Pimenta, Luciano Cunha de AraújoA comunicação é uma das áreas mais críticas em operações de robôs. Manter uma conexão constante entre robô e base é essencial para que as operações funcionem como esperado, reduzindo o risco de acidentes e a necessidade de resgatar o robô. Para sistemas de comunicação sem fio, o risco de perda de comunicação é ainda maior. Assim, a proposta desta dissertação consiste em um sistema de navegação que permita que um robô móvel navegue em um ambiente maximizando a potência do sinal de rádio sem os dados do sinal previamente disponíveis. Para isso, é desenvolvido um planejador que gere caminhos que maximizem a potência total do sinal de rádio entre dois pontos de um mapa de ocupação. O cálculo do caminho ótimo é realizado com o algoritmo bidirecional de Dijkstra em um grafo construído usando as informações do mapa da potência do sinal de rádio, gerado por meio da interpolação e estimação dos sinais de rádio medidos pelo robô. Simulações e experimentos com o EspeleoRobô são realizados a fim de verificar a eficácia do mapeamento do sinal de rádio, planejamento de caminhos e do sistema de navegação. Os resultados desses testes demonstram a eficiência do sistema de navegação para desviar de áreas com baixa potência do sinal de rádio e, consequentemente, melhorar a comunicação. Durante os experimentos o planejador de caminhos possibilitou um aumento de no mínimo 22% da média da potência do sinal de rádio em todos os caminhos.Item Relato de experiência : universidades das crianças em Minas Gerais.(2019) Gontijo, Helena Lemos; Amorim, Juliane dos Santos; Schetino, Luana Pereira Leite; Costa, Raquel Alves; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Débora d'AvilaUniversidade das Crianças é um termo que tem sido utilizado para designar projetos que se assemelham tanto nas suas práticas e nos seus objetivos, como também na concepção que se tem sobre criança. O objetivo deste texto foi relatar a experiência dos autores nas Universidades das Crianças de Minas Gerais e levantar alguns questionamentos e reflexões, esperando assim contribuir para o campo da educação e divulgação científica com crianças. As análises realizadas apontam para relevância da adoção de uma escuta atenta por parte dos educadores e da articulação de diferentes áreas do conhecimento para se dar conta das complexidades que se descortinam nas oficinas com as crianças.Item Representação de práticas culturais populares : o que o mundo separa o Esquenta! junta?(2015) Lago, Filipe Monteiro da Costa; Prado, Denise Figueiredo Barros doA partir das situações interativas presentes no programa Esquenta!, este artigo reflete sobre como representações associadas à cultura popular são acionadas para construir o lugar das práticas culturais populares. Situamos essa pesquisa no debate acerca da cultura e o contemporâneo sobre o alicerce das contribuições advindas com os Estudos Culturais, bem como da possibilidade conceitual desenvolvida por Roger Chartier (1995) sobre a cultura popular. À luz desse amparo conceitual, o trabalho apresenta uma análise de representação e propõe compreender, por meio das regularidades do programa, o que é cultura popular para o Esquenta!.Item Viva mais : relato de experiência sobre divulgação científica em saúde na rádio e mídias digitais.(2023) Lima, Eloisa Helena de; Ribeiro, Gustavo Meirelles; Moreira, Maria Eduarda de Castro Canesso; Perdigão, Ruth Martins da Costa; Rosa, Indianara da Silva; Domingos, Isadora Pimenta; Silva, Fábio Felipe daO projeto de extensão "Viva Mais" foi criado em 2018 por um grupo de estudantes de medicina da UFOP juntamente com professores que se tornaram orientadores do projeto na instituição e vem trabalhando diversos temas relacionados à educação em saúde, como Sistema Único de Saúde (SUS), abuso de álcool e drogas, LGBTQIA+, entre outras. A metodologia utilizada é a produção de podcasts, com duração média de dez minutos, como ferramenta para promover o pensamento crítico e a cidadania, oferecendo acesso à informação de forma oportuna e adequada usando como forma de divulgação diferentes plataformas, como Spotify® e Instagram®. O projeto visa promover a educação em saúde e fornecer informações válidas sobre prevenção, promoção, tratamento e redução de riscos e danos relacionados à saúde, permitindo que as pessoas se tornem mais autônomas nas escolhas sobre sua saúde. Em 2022, o foco foi temas relacionados à juventude, pois esse grupo é vulnerável e enfrenta desafios relacionados ao gênero, etnia e status social. O projeto também tem um papel extensionista, prestando um serviço à comunidade local e oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e pesquisa além das práticas convencionais de saúde.