Navegando por Assunto "Cálculo - estudo e ensino"
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Item O contexto digital como ambiente de aprendizagem de cálculo diferencial e integral.(2019) Bicalho, Daniela Cotta; Reis, Frederico da Silva; Reis, Frederico da Silva; Kawasaki, Teresinha Fumi; Costa, Jorge LuísO presente trabalho propõe compreender como as tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento de estilos de aprendizagem de alunos de Cálculo Diferencial e Integral I. Para tanto, a fundamentação teórica apoia-se no conceito de Redes de Castells (2000), Ambientes Informatizados de Gravina e Santarosa (1999), Ambiente de Aprendizagem de Kawasaki (2008), Seres-Humanos-com-mídia de Borba e Villareal (2005) e Estilos de Aprendizagem de Frota (2002), culminando na compreensão do que será considerado Contexto Digital e Ambiente Virtual de Aprendizagem nesta pesquisa. Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas clínicas, questionários e observação das aulas de Cálculo Diferencial e Integral I de uma universidade federal do interior de Minas Gerais, complementados por uma entrevista com o professor da turma acompanhada. Como resultado pudemos perceber que os estudantes recebem estímulos/interações com as tecnologias disponibilizadas no contexto digital com finalidades pessoais; estímulos/interações com as tecnologias inseridas no contexto acadêmico propostas pela instituição de ensino, pelo professor da disciplina ou pelos monitores e estímulos/interações com as tecnologias mobilizadas no contexto da aprendizagem que ocorrem fora da sala de aula, com a iniciativa do estudante. O produto educacional fruto deste trabalho é uma cartilha dedicada a professores e estudantes de Cálculo Diferencial e Integral I que apresenta atividades para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem e sugestões de rotinas de estudo. Dessa forma, sugerimos meios para aliar cada um dos estilos de aprendizagem às ferramentas presentes no contexto digital.Item Ensino de derivadas em cálculo I : aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra.(2015) Martins Júnior, José Cirqueira; Reis, Frederico da SilvaO presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias para a aprendizagem de diversos conteúdos relacionados a derivadas de funções reais de uma variável real no ensino de Cálculo I, a partir da visualização proporcionada pelo software GeoGebra. O trabalho fundamentou-se teoricamente em estudos sobre a Educação Matemática no Ensino Superior, com foco no Ensino de Derivadas em Cálculo e na Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com Professores de Matemática do Ensino Superior, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros e o áudio do desenvolvimento das atividades pelos professores, além de um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos professores. Os resultados obtidos apontam que a visualização proporcionada pelo software GeoGebra contribuiu para uma ressignificação de diversos conceitos e propriedades de derivadas que são requisitados na construção de gráficos de funções reais, além de destacar como fundamental, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I, um equilíbrio entre os processos visuais e os processos algébricos.Item A produção de conhecimento matemático acerca de funções de duas variáveis em um coletivo de seres-humanos-com-mídias.(Editora UFOP, 2017) Oliveira, Fabio Luiz de; Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoItem O quiz interativo digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em cálculo I.(2023) Anjos, Isabela Matias dos; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti; Silva, José Fernandes daEsta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, discutir as dificuldades de aprendizagem em Cálculo I evidenciadas pelo Quiz Interativo Digital. O referencial teórico- bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, com foco nas dificuldades de aprendizagem de seus conceitos nucleares e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, matriculados na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no 1o semestre de 2022. Para o desenvolvimento do Quiz Interativo Digital (QID), utilizamos um ambiente de programação visual e intuitivo chamado Mit App Inventor, tentando incorporar alguns elementos de Gameficação. O QID foi aplicado por meio dos celulares dos alunos em 3 etapas: I) Limites e Continuidade; II) Derivadas; III) Integrais. Cada etapa possuiu 10 questões no total, sendo 9 questões distribuídas por níveis de dificuldade agrupadas em 3 fases (Fase 1: Nível Fácil; Fase 2: Nível Médio; Fase 3: Nível Difícil), sendo cada fase composta por 3 questões. Já a última questão foi apresentada sob a forma de Desafio, por abordar um conteúdo, tradicionalmente, considerado pelos alunos bastante específico e difícil. A partir da performance dos alunos na resolução das questões do QID, identificamos suas principais dificuldades na aprendizagem de conceitos nucleares do Cálculo I. Os resultados da pesquisa apontam que uma grande parte das dificuldades podem ser associadas, muito provavelmente, às suas dificuldades relacionadas a conteúdos da Educação Básica, especialmente, no caso de limites e continuidade. Outra parte bastante significativa das dificuldades recai sobre as aplicações, especialmente, no caso de derivadas e integrais, que podem ser relacionadas às suas dificuldades matemáticas associadas às habilidades e competências gerais necessárias à resolução de problemas. Ademais, uma das revelações de nossa experiencia de pesquisa é que diagnosticar as dificuldades dos alunos de forma constante, ao longo de todo o semestre letivo, contribui tanto para os processos de ensino como de aprendizagem, uma vez que a identificação das dificuldades deve ser feita de forma progressiva e a tempo de focar na aprendizagem dos alunos a partir de tal identificação de suas dificuldades. Sendo assim, professores e alunos podem, juntos, buscarem desenvolver ações para redirecionar os processos educativos na sala de aula de Cálculo I. Por fim, nas considerações finais, ressaltamos a importância de um ensino de Cálculo I focado não somente na aplicação de regras para os diversos cálculos, o que, tradicionalmente, não traz grandes dificuldades para os alunos na realização de tais cálculos, mas que também privilegie a interpretação, a representação e a aplicação dos conceitos nucleares do Cálculo I.Item A (re)construção do conceito de limite do cálculo para a análise : um estudo com alunos do curso de licenciatura em matemática.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Amorim, Lilian Isabel Ferreira; Reis, Frederico da SilvaEsta pesquisa discutiu, de forma geral, o ensino de Cálculo e de Análise na perspectiva da Educação Matemática Superior e, especificamente, investigou o papel das imagens conceituais e definições conceituais para a aprendizagem de Limites de Funções Reais de uma Variável. A natureza da pesquisa priorizou os aspectos qualitativos, preponderantes sobre os aspectos quantitativos. A pesquisa justifica-se já que diversos trabalhos vêm evidenciando os obstáculos epistemológicos em relação ao conceito de limite e ainda, a necessidade de se realizarem pesquisas que discutam a transição do Cálculo para a Análise. Formulamos a seguinte questão de investigação: Como uma proposta de ensino, baseada nas imagens conceituais, relacionadas ao conceito de limite de uma função, (re)construídas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, após cursarem Análise Real, pode contribuir para a aprendizagem desses alunos? O referencial teórico foi primordialmente baseado nos trabalhos de David Tall, Shlomo Vinner, Bernard Cornu, Márcia Pinto e Frederico Reis. As atividades foram realizadas pelos sujeitos de pesquisa, alunos do curso de Licenciatura em Matemática, dentro da disciplina Análise Real. A pesquisa teóricobibliográfica contemplou o ensino de Cálculo e de Análise e o Pensamento Matemático Avançado. Apresentamos também a abordagem do conceito de limites em livros didáticos de Cálculo e Análise utilizados em cursos de Licenciatura em Matemática de universidades mineiras e ainda elaboramos um conjunto de atividades didáticas realizadas com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, em uma disciplina de Fundamentos de Análise Real. As considerações finais do nosso trabalho apontam que uma proposta de ensino, baseada nas imagens conceituais dos alunos, pode contribuir para que o Professor de Análise entenda e situe o momento e a aprendizagem de seus alunos; perceba a importância de identificar e desconstruir imagens conceituais equivocadas e/ou conflitantes; reconheça a necessidade de (re)construir imagens conceituais coerentes e que explorem elementos intuitivos; trabalhe na perspectiva de se construir definições conceituais de acordo com as definições formais; repense a prática pedagógica e planeje as ações; incentive uma postura mais crítica e ativa nos alunos e, assim, contribua para desmistificar o “horror” à Análise.