Navegando por Assunto "Aprendizagem baseada em problemas"
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Item Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa Idosa da secretaria executiva da UNA-SUS.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Mota, Laura Gris; Oliveira, Vinícius de Araújo; Lemos, Alysson Feliciano; Hoffman, Maria Cristina Lopes Correa; Amstalden, Ana Lúcia FerrazObjetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na educação a distância em saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.(2019) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Paula, Helton Cristian de; Figueiredo, Adriana Maria de; Santos, Álisson Oliveira dos; Reis, Gustavo Valadares LabancaObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Item O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG.(2017) Silva, Jarbas da Cunha e; Tonini, Adriana MariaEste artigo apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de saberes de engenheiros no projeto do protótipo de veículo BAJA no CEFET-MG. Considerou-se Saberes, as capacidades configuradas em: saber fazer - habilidades técnicas; saber pensar - conhecimentos; e o saber ser e agir - atitudes. No estudo de caso e pesquisa empírica, realizada em 2016, se identificam os saberes desenvolvidos pelos participantes, avaliam-se suas interações, e se relaciona a experiência à teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os instrumentos metodológicos foram: observação de campo e entrevistas. Pela Análise de Conteúdo, suas inferências e interpretações, concluiu-se que o projeto é um exemplar de um processo educativo baseado na aprendizagem ativa, viabilizado pela Aprendizagem Baseada em Problemas, promovendo a construção de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro.Item Uma experiência de formação docente continuada com o tema aprendizagem baseada em projetos.(2020) Silva, Cínthia Luiz da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nicolli, Aline Andréia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO objetivo dessa pesquisa consistiu em desenvolver uma proposta de oficina de formação continuada para professores, com tema "Aprendizagem Baseada em Projetos". É uma atividade destinada a educadores do ensino fundamental e médio, uma vez que essa metodologia atende aos diferentes níveis educacionais, contribuindo com a aprendizagem e podendo ser adequada à realidade de cada instituição de ensino. Com essa proposta esperamos contribuir com a formação continuada, por meio de uma abordagem de ensino, que mesmo não sendo nova, permitirá que os educadores avancem desenvolvendo habilidades dos alunos em tecnologias, resolução de problemas, estimulando o senso crítico e a cooperação. A análise foi na baseada na Grounded Theory (GT), uma abordagem metodológica que se fundamenta pela criação de uma teoria a partir dos dados produzidos na própria pesquisa. Este estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na Região Noroeste de Belo Horizonte –MG. Em relação à natureza desse trabalho, seguimos o modelo de pesquisa aplicada, que tem como objetivo produzir conhecimentos na tentativa de encontrar soluções de problemas específicos. No caso, o nosso problema de pesquisa visa analisar os conhecimentos mobilizados, benefícios e dificuldades a partir de uma atividade de formação continuada sobre APB. Para analisar esses dados, a professora-pesquisadora dessa investigação transcreveu, codificou e analisou as respostas dadas pelos participantes nas entrevistas. Como principais resultados dentro da perspectiva da ABP, compreendemos que os professores são únicos, indivíduos em formação constante, baseados em suas múltiplas experiências e reflexões ao longo da vida, e que essas vivências podem refletir de forma significativa nas contribuições dos cursos de formação continuada.Item Metodologia ativa na engenharia : verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo.(2017) Ponciano, Thales Martins; Gomes, Frederico César de Vasconcelos; Morais, Isabela Carvalho deEste artigo verifica a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na disciplina de Sistemas de Desenvolvimento de Produto do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública brasileira. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar a aplicabilidade dessa ferramenta em um curso de Engenharia que envolve diversas áreas do conhecimento e concilia atividades teóricas e práticas. De modo geral, as metodologias ativas, como a ABP, podem estimular os alunos a desenvolverem habilidades, como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático das disciplinas. Sendo assim, foi proposto um modelo passo a passo para a aplicação da ABP.Item O processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro.(2018) Silva, Jarbas da Cunha e; Tonini, Adriana MariaEste artigo objetiva compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências na educação em engenharia viabilizado por uma pedagogia ativa. Considerou-se competências como um conjunto de saberes e capacidades configuradas em: o saber fazer – vinculado às habilidades técnicas; saber pensar – vinculado aos conhecimentos técnicos e às habilidades cognitivas; e o saber ser e agir – vinculados às atitudes, estes incorporados no processo de aprendizagem. Baseou-se fundamentalmente na teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey, bem como seus desdobramentos prático pedagógicos viabilizados pela abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa é de natureza analítica e busca verificar a vinculação de uma abordagem ativa com o desenvolvimento de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro contemporâneo.Item Resolução de problemas e crenças de autoeficácia : um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental.(2019) Assis, Cristian Quintão; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Souza, Liliane Neves Inglez de; Viana, Marger da Conceição VenturaEsse trabalho, de cunho qualitativo, reúne duas temáticas: Resolução de Problemas e Crenças de Autoeficácia. Envolveu nove alunos do sexto ano de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, dos quais três foram escolhidos para análise. O estudo teve como objetivo analisar como a resolução de problemas pode contribuir para fortalecer as crenças de autoeficácia do grupo de estudantes. O referencial teórico foi composto por ideias de vários autores que tratam da resolução de problemas em Educação Matemática e pela Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura, da qual a autoeficácia é um construto central. A pesquisa de campo durou onze semanas. Na primeira semana foi realizada uma avaliação diagnóstica e uma entrevista inicial. Nas semanas seguintes os estudantes resolviam problemas propostos pelo pesquisador. Nesse contexto, os estudantes eram convidados a apresentar suas soluções, expor suas dúvidas e recebiam incentivos por parte do pesquisador para não desistirem diante das dificuldades. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações em um diário de campo, registros das soluções dadas pelos estudantes aos problemas e de um instrumento denominado tirinhas, no qual os estudantes registravam suas impressões acerca dos encontros. A partir da análise dos dados pudemos perceber que a variedade de tipos de problemas apresentados permitiu aos estudantes experimentarem variados caminhos de solução de um mesmo problema desenvolvendo, com isso, sua capacidade autorregulatória. A autorregulação interfere nas crenças de autoeficácia, pois os resultados desse processo fornecem informações sobre o progresso, esforço e tempo despendido, o que pode incrementá-las. A pesquisa gerou um produto educacional que apresenta sugestões de como o(a) professor(a) de Matemática poderá utilizar essa variedade de problemas em sala de aula.