Navegando por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 20 de 41
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Algoritmos genéticos aplicados a um modelo evolucionário de dinâmica industrial.(2018) Passos, Gustavo de Castro Silva Versiani; Barrenechea, Martin Harry Vargas; Oliveira, Adélcio Carlos de; Francisco Neto, Antônio; Barrenechea, Martin Harry VargasEssa dissertação consiste na aplicação de um algoritmo genético ao modelo evolucionário de dinâmica industrial de Nelson e Winter. Adapta-se o método de um trabalho anterior, Yildizoglu (2002), buscando verificar os efeitos da adição de firmas que utilizam o algoritmo na decisão de investimento em P&D inovativo, quando estas dividem o mercado com outros dois tipos de firmas, aquelas com estratégias fixas e as de estratégias aleatórias. A partir da descrição do modelo, utilizando de modelagem baseada em agentes, implementase os mercados, cuja simulação é realizada em NetLogo. Foram comparadas situações diferentes de investimento externo e diversas durações dos períodos de aprendizagem para os algoritmos genéticos. Os resultados obtidos foram contrastantes com trabalhos anteriores, pois, apesar de se confirmar que a presença de firmas, que fazem uso da aprendizagem, leva à dominância do mercado, o mesmo não acontece em relação à melhora da eficiência tecnológica e do bem-estar social.Item Aprendizagem significativa, explorando alguns conceitos de geometria analítica : pontos e retas.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Correia, Warley Machado; Viana, Marger da Conceição VenturaEsta pesquisa teve como objetivo pesquisar as contribuições da utilização das tarefas de investigação e exploração, com a utilização de softwares de geometria dinâmica para a aprendizagem significativa de alguns conceitos de Geometria Analítica, se limitando a pontos e retas. Como referenciais teóricos foram utilizados as idéias de João Pedro da Ponte (atividades investigativas e exploratórias) e a Teoria de David Ausubel (Aprendizagem Significativa). Para a sua realização, Para a sua realização, foi proposta uma sequência de atividade, realizada pelos sujeitos da pesquisa, futuros professores de matemática da Educação Básica de um Instituto Superior de Educação. A pesquisa teve aspectos qualitativos, preponderantes sobre os aspectos quantitativos. Essa pesquisa se justifica não apenas pela importância das tarefas investigativas como metodologia para o ensino de Matemática, mas também pelos resultados de pesquisas que apontam para a importância da utilização de softwares de geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de matemática e a necessidade de mudança nos cursos de formação de professores. Como instrumento inicial de coleta de dados foi elaborado um questionário, com o intuito de conhecer os sujeitos da pesquisa, sua vida acadêmica e o tempo destinado aos estudos, bem como sua trajetória no Ensino de Geometria. Foi elaborado um préteste com a finalidade de verificar quais eram suas habilidades e quais embasamentos traziam de suas experiências. O objetivo do pré-teste foi determinar uma referência do estágio inicial de conhecimentos dos pesquisados que serviu de base para a construção de atividades dentro da proposta de ensino. A pesquisa de campo teve duração de oito semanas e os dados nela coletados com o auxílio do caderno de campo, diálogos gravados e registros escritos das atividades pelos pesquisados serviram de base para análises e conclusões. Dos dados coletados e agrupados, surgiram categorias que possibilitaram perceber a manifestação de Aprendizagem Significativa. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir para a formação de futuros professores de matemática que irão atuar na Educação Básica, indicando outras possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.Item Cenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da matemática financeira.(2014) Moreira, Flávia Márcia Cruz; Vila, Maria do CarmoEste trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida sob a luz da Educação Matemática Crítica em um Mestrado Profissional em Educação Matemática. A pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende contribuir para a formação do cidadão crítico, para que seja potencialmente capaz de exercer sua cidadania. O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose (2001, 2007, 2008) que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem. Estes serviram de base para a elaboração das atividades desta pesquisa. As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios. Esta pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9o ano do Ensino Fundamental? Os participantes foram 28 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG. Na coleta de dados foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio; relatório da participação dos alunos e Grupo Focal. Os resultados mostram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis, que se constituem Cenários para Investigação. Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico. Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana. A partir dessa pesquisa foi gerado, além desta dissertação, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo que sirva como consulta e orientação para professores da Escola Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.Item Complexidade da gestão em EAD.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoNa modalidade de educação à distância os processos de gestão devem oferecer a possibilidade da relação entre os recursos tecnológicos e os recursos humanos para que o processo de aprendizagem possa ocorrer de forma facilitada. Nesta modalidade a dinâmica do processo de aprendizagem é complexa e envolve diferentes atores, como professores, tutores, alunos, técnicos e coordenadores, que estão em diferentes espaços e tempo para o desenvolvimento das atividades. A tecnologia deve oferecer suporte aos diferentes processos envolvidos na organização, planejamento e execução de todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, determinando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de gestão da tecnologia e dos processos de ensino que auxiliam o desenvolvimento de atividades de um curso de graduação à distância oferecido por uma universidade pública. Serão apresentados os modelos do processo de gestão acadêmico/administrativos e tecnológica, e uma discussão sobre a complexidade da dinâmica da gestão.Item Construção e corrida de carrinhos na aula de matemática do 9º ano : uma atividade educacional fundamentada na concepção deweyana de experiência.(2015) Santos, Alessandra Fonseca Moreira dos; Bean, Dale WilliamEsta pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma compreensão sobre o que gera uma sucessão de ações dos alunos em uma atividade de construção de carrinhos e em uma corrida que envolveu a mobilização e a aplicação de conceitos matemáticos e físicos. A pesquisa estuda as ações e interações dos participantes nessa atividade. O planejamento e a condução da atividade se fundamentam no conceito de experiência de Dewey (2010; 1979). Os participantes foram a professora pesquisadora e os estudantes do nono ano de uma escola pública no interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi feita no ano de 2013, em um período de quatro meses distribuídos em 43 aulas, por meio de gravações em áudio-vídeo, fotografias, diário de campo da pesquisadora e trabalhos dos estudantes. A análise de conteúdo (CHARMAZ, 2009) foi utilizada para a interpretação dos dados. Os resultados construídos mostram que a sucessão de ações aconteceu em uma dinâmica, inter-relacionando as categorias de análise: proposta, desafio, interações, sucessão das ações dos alunos e aplicação de conceitos. Esses resultados proporcionaram a construção de um diagrama que fez uma sintetize entre essas categorias e a nossa compreensão do processo de aprendizagem que deduzimos nessa experiência de carrinhos com ensaios das ideias deweyanas.Item A construção significativa dos conceitos e suas relações por meio dos mapas conceituais : uma experiência no ensino de respiração celular.(2015) Durães Júnior, Ataliba; Moreira, Leandro MarcioA proposta central deste trabalho foi introduzir o uso de mapas conceituais em sala de aula como recurso de aprendizagem para alunos do primeiro ano do ensino técnico em agroindústria integrado ao médio, em uma escola pública do município de Salinas/MG. Esse trabalho consistiu em uma pesquisa de campo que recorreu à observação participante com uma avaliação mediada por uma abordagem quali-quantitativa. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, seguindo o plano de aula do professor, e os mapas conceituais foram construídos conjuntamente em três momentos distintos: no início da proposta, durante e no final do conteúdo trabalhado. Foi proposto o conteúdo de respiração celular por ser um conteúdo que apresenta certa complexidade, e por ser um tema que exige do aluno um aprendizado significativo, colaborando, assim, com as propostas pedagógicas do curso técnico em questão. O trabalho de exposição, aplicação, construção e análise dos dados transcorreram em um período de quatro semanas, sendo duas aulas semanais de 50 minutos cada. Os dados foram coletados por meio dos mapas produzidos pelos alunos, testes para análise de conhecimento prévio, registros produzidos pelos participantes, diário de campo do pesquisador, com base em questionários semiestruturados, respondidos pelos alunos. A análise qualitativa dos dados foi feita através da análise de conteúdo dividida em blocos temáticos e categorias. Com a pesquisa foi possível analisar o potencial e as limitações em promover a participação do aluno no seu próprio aprendizado, a externalização do conhecimento prévio, o estímulo, a negociação, a construção, a relação e a aquisição de significados por meio da construção do mapa conceitual, durante a aprendizagem do conteúdo de respiração celular. Concluímos que mapas conceituais para a temática respiração celular podem ser caracterizados como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino significativo e prazeroso, dando suporte a uma participação mais ativa dos alunos na busca e aplicação do conhecimento. Finalmente esta pesquisa permitiu o desenvolvimento de um livreto de apoio pedagógico que orienta e estimula professores a fazerem uso de mapas conceituais envolvendo o tema respiração celular ou qualquer outra temática biológica relevante para o aprendizado dos alunos.Item As contribuições da pedagogia de projetos para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social em discursos de alunos.(2023) Coelho, Rosemary Cândido; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Soares, Ivanete Bernadino; Bovo, Ana Paula Martins CorrêaEsta pesquisa situa-se na interface entre Educação e Linguística Aplicada e busca articular as temáticas Pedagogia de Projetos com ensino e aprendizagem de língua. O objetivo é elucidar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social, considerando os discursos dos alunos como principal fonte de dados. Nasce da vivência da pesquisadora como orientadora de projetos na Educação Básica, entendendo que é preciso que o que é ensinado na escola faça sentido para os estudantes e professores e contribua para que eles possam agir no mundo, considerando a sua vida pessoal, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho (PIMENTA, 2018). Assim sendo, essa proposição científica, de cunho explicativo e qualitativo, traz como bases teóricas as contribuições de Dewey (1979), Bender (2014), Hernandez (1998), Micotti (2009) e Albuquerque (2020), para as discussões sobre Pedagogia de Projetos e, paralelamente, os estudos de Bakhtin (2003), Rojo (2012, 2013), Kleiman (1995), Soares (1998 e 2021), Brasileiro (2017), Kersch; Guimarães (2012), para sustentar a abordagem sociocultural de língua, bem como uma perspectiva de ensino e aprendizagem desta como prática social. Além desses autores, constrói-se diálogo com Freire (1996) e Libâneo (2004) para a discussão de fatores educacionais que cercam o tema. Na pesquisa documental, foi constituído um corpus de 137 discursos testemunhais, composto por bilhetes, declarações e depoimentos nas modalidades oral, escrita e multimodal, que foram encaminhados por 64 alunos a 5 professores coordenadores de 11 projetos. As quantificações foram necessárias para que pudéssemos apresentar uma visão representativa panorâmica do trabalho realizado por meio da Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, optamos por elencar eixos temáticos (SÓL, 2014) por acreditarmos que qualquer tentativa de categorização a priori das unidades discursivas elencadas pode ir de encontro com o que acreditamos sobre o processo de ensino-aprendizagem e de fazer pesquisa na área da Linguística Aplicada. A análise interpretativista e qualitativa das unidades discursivas apontam para o fato de o trabalho nas aulas de línguas por meio de propostas inovadoras como é o caso da Pedagogia de Projetos pode contribuir para i) a melhoria na interação professor-aluno; ii) o reconhecimento do aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem; iii) a ressignificação do espaço da sala de aula; iv) a associação da aula de língua á realidade socialmente vivida pelos alunos; v) a resolução de problemas de forma interdisciplinar; vi) a inclusão de alunos no processo educativo; vii) a flexibilidade do professor para replanejar ações, tempos e espaços relacionados às aulas de línguas; viii) a apropriação do objeto de ensino da aula de língua; e ix) os desdobramentos de projetos escolares para projetos futuros.Item Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.(2016) Santos, Gislene Patricia Costa; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Mozzer, Nilmara Braga; Souza, Gilmar Pereira deEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.Item Demonstrações no ensino médio.(2018) Sena, Christiano Otávio de Rezende; Oliveira, Edney Augusto Jesus de; Dias, Juliano Soares Amaral; Oliveira, Edney Augusto Jesus de; Rocha, Alexandre Alvarenga; Moreira, Marcelo Henrique SimõesEsse trabalho é um estudo sobre as demonstrações de teoremas presentes no currículo do Ensino Médio. Revisamos os fundamentos da lógica matemática necessários para a construção de uma demonstração, bem como apresentamos alguns métodos utilizados. Além disso, fazemos um fichamento das demonstrações realizadas em três coleções de livros didáticos e finalizamos o trabalho com a apresentação de alguns teoremas tratados no Ensino Médio com suas respectivas demonstrações.Item Diferença como abertura de mundos possíveis : aprendizagem e alteridade.(2014) Silva, Cíntia Vieira da; Kasper, Kátia MariaQuais as relações possíveis entre aprendizagem e diferença? Circula entre nós, por exemplo, a ideia – de resto, muito pertinente – de que é preciso aprender a conviver com as diferenças. Este artigo desloca esta discussão, colocando-se em uma perspectiva segundo a qual só se aprende por meio do contato, nem sempre apaziguado, com a diferença. Aprender envolve ser levado a diferir de si através do contato com o outro, tendo muito pouco (ou nada) a ver com a imitação de um modelo ou a aplicação de um método. Procuramos expor o conceito de ‘outrem’, elaborado por Deleuze nos textos “Causas e razões das ilhas desertas” e “Michel Tournier e o mundo sem outrem”. Percorremos também a recriação da história de Robinson Crusoé, Sexta-feira ou os limbos do pacífico, romance que é um dos intercessores na criação do conceito deleuziano de diferença.Item Do estatuto do embrião às pesquisas envolvendo células-tronco embrionárias : uma abordagem Ator-Rede para alunos de ensino médio.(FaE-UFMG, 2016) Oliveira, Juliana Roberto de; Cruz, Ana Carla da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eItem A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Santana, Mario de Souza; Bean, Dale WilliamO presente trabalho visa estudar as características de letramento estatístico que se manifestam em estudantes ao se promover uma Educação Estatística fundamentada em um ciclo investigativo. Tem-se como foco a questão: Que características de letramento estatístico se manifestam em estudantes ao vivenciar um processo de ensino e aprendizagem fundamentado num ciclo investigativo com enfoque crítico-reflexivo e que aspectos da condução do ciclo interferem na manifestação dessas características? Para este fim foi elaborada, testada e avaliada uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. As atividades propostas tomam como base as fases do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999) em que se parte de uma problematização até atingirem-se as conclusões estatísticas vivenciando assim a lógica de uma investigação estatística. Foram tomados como aportes teórico-metodológicos para elaboração e condução destas atividades pressupostos da Educação Matemática Crítica e do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade conferindo-lhe uma abordagem crítico-reflexiva e fornecendo, também, reflexões acerca da necessidade de letrar nossos estudantes para exercer sua cidadania e desenvolverem uma postura mais crítica frente ao conhecimento científico e suas interações sociais. A concepção de letramento estatístico adotada é a de Gal (2002) que fornece um modelo com elementos de conhecimento e disposição necessários para que um adulto seja considerado letrado estatisticamente em uma sociedade tecnológica. Com o intuito de construir uma resposta à questão de investigação estabelecida as atividades foram implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública estadual de ensino de Minas Gerais. Os dados assim coletados foram analisados buscando-se identificar os aspectos do letramento de Gal (2002) manifestados e avaliar as interações entre os participantes que contribuíram para essa manifestação. Os resultados apontam o ciclo investigativo como uma estratégia que pode contribuir significativamente no desenvolvimento do letramento estatístico.Item Educação na maturidade : fazendo história com prazer de ensinar e aprender.(2007) Rola, Hebe Maria; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Castro, Ederson de; Cunha, Niceia Aparecida da; Mendes, Tágila MariaEste relato discute a experiência de um grupo de professores e alunos do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o ensino de pessoas com mais de 50 anos. A proposta do curso, iniciado este ano, foi de proporcionar a essas pessoas meios para a reflexão a respeito da própria existência e de seu papel na sociedade. As disciplinas são, então, distribuídas em: língua portuguesa, língua espanhola, história local e direitos do idoso. A metodologia de aula consiste no uso de recursos que possibilitem a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Os resultados têm sido surpreendentes tanto no que diz respeito à discussão dos temas propostos e à aquisição de conhecimento, quanto à mudança de atitude desses alunos diante da vida e da sociedade.Item O ensino do conceito de funções em um ambiente tecnológico : uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem.(2015) Ladeira, Vanessa Pinheiro; Rosa, MiltonO principal objetivo deste estudo foi verificar as contribuições que a utilização dos dispositivos móveis (telefones celulares e smartphones) como instrumentos mediáticos de aprendizagem podem oferecer para o processo de ensino do conceito de funções de primeiro grau para alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Outro objetivo importante foi a elaboração de atividades curriculares que visam promover o desenvolvimento da aprendizagem móvel no processo de ensino de conteúdos matemáticos em uma perspectiva pedagógica que torne as aulas dinâmicas, interativas e inovadoras. Assim, para que esses objetivos fossem atingidos, a revisão de literatura buscou fundamentos no estudo da Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas Escolas, nas Ferramentas Cognitivas de Aprendizagem, na Aprendizagem Móvel em Sala de Aula, na Cognição Corporificada, Situada e Distribuída, nas Bases Teóricas da Mediação e na Conceituação de Funções do Primeiro Grau. Durante a condução deste estudo, os dados coletados foram analisados e interpretados com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada, que é uma metodologia analítica que visou a elaboração de uma teoria que emergiu da categoria central que foi identificada por meio das codificações aberta, axial e seletiva. Assim, com base na análise e interpretação dos dados, a questão de investigação foi respondida por meio da identificação de cinco categorias relacionadas com a utilização dos dispositivos móveis em ambientes internos e externos à sala de aula. Os resultados mostram que os participantes deste estudo trabalharam de maneira colaborativa e interativa para a realização das atividades propostas por meio da utilização dos dispositivos móveis como parceiros intelectuais no processo de aquisição do conhecimento matemático. Esses dispositivos auxiliaram os participantes a relacionarem as atividades realizadas no cotidiano com os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula. Esses resultados também possibilitaram a elaboração de um produto educacional denominado Caderno de Sugestões que foi baseado nas atividades desenvolvidas durante a condução do trabalho de campo desta pesquisa. Espera-se que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento de investigações que possibilitem a utilização de metodologias inovadoras que tenham por objetivo facilitar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio da utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula.Item Estudos das inequações : contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Magalhães, Adil Ferreira; Moreira, Plínio CavalcantiInequações é um tema que gera dificuldades no trabalho de formação inicial de professores. Este estudo procurou contribuir para o enfrentamento dessas dificuldades através da proposição de uma sequência de atividades de sala de aula, cuja concepção parte da retomada do desenvolvimento do pensamento algébrico e funcional dos estudantes do curso de licenciatura em matemática. A ideia da construção dessa sequência de atividades é conectar e integrar, no processo de ensino, diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica sobre as dificuldades na aprendizagem das inequações identificadas a partir da literatura especializada. A pergunta que orientou o desenvolvimento do estudo foi, então, a seguinte: qual seria o impacto do trabalho com uma sequência de atividades desse tipo sobre a aprendizagem do tema por alunos do curso de matemática? Durante a aplicação da sequência de atividades em questão, os 17 alunos (licenciandos) trabalharam primeiro individualmente e, em seguida, em grupos, de modo a se estimular a troca de informações e reflexões. A sequência foi aplicada pelo professor regente de uma disciplina obrigatória do curso, cuja ementa incluía o estudo das inequações. Os dados que nos permitiram construir uma resposta fundamentada para a questão de pesquisa foram coletados principalmente através de cadernos de aula contendo as formas de resolução das questões que compunham as diferentes atividades realizadas pelos alunos, das notas de campo do pesquisador e, complementarmente, da gravação das aulas em vídeo. As análises nos levaram a concluir que o impacto foi positivo, porém limitado a alguns aspectos da aprendizagem sobre o tema. Nas Considerações Finais apresentamos uma interpretação dos resultados, situando este estudo em relação a outros similares, já relatados na literatura.Item Exploring deep learning representations for biometric multimodal systems.(2019) Luz, Eduardo José da Silva; Gomes, David Menotti; Moreira, Gladston Juliano Prates; Ferreira, Anderson Almeida; Moreira, Gladston Juliano Prates; Gomes, David Menotti; Cavalin, Paulo; Cámara Chávez, Guillermo; Santos, Thiago Oliveira dosBiometrics is an important area of research today. A complete biometric system comprises sensors, feature extraction, pattern matching algorithms, and decision making. Biometric systems demand high accuracy and robustness, and researchers are using a combination of several biometric sources, two or more algorithms for pattern matching and di↵erent decision-making systems. These systems are called multimodal biometric systems and today represent state-of-the-art for biometrics. However, the process of extracting features in multimodal biometric systems poses a major challenge today. Deep learning has been used by researchers in the machine learning field to automatize the feature extraction process and several advances were achieved, such as the case of face recognition problem. However, deep learning based methods require a large amount of data and with the exception of facial recognition, there are no databases large enough for the other biometric modalities, hindering the application of deep learning in multimodal methods. In this thesis, we propose a set of contributions to favor the use of deep learning in multimodal biometric systems. First of all, we explore data augmentation and transfer learning techniques for training deep convolution networks, in restricted biometric databases in terms of labeled images. Second, we propose a simple protocol, aiming at reproducibility, for the creation and evaluation of multimodal (or synthetic) multimodal databases. This protocol allows the investigation of multiple biometric modalities combination, even for less common and novel modalities. Finally, we investigate the impact of merging multimodal biometric systems in which all modalities are represented by means of deep descriptors. In this work, we show that it is possible to bring the expressive gains already obtained with the face modality, to other four biometric modalities, by exploring deep learning techniques. We also show that the fusion of modalities is a promising path, even when they are represented by means of deep learning. We advance state-of-the-art for important databases in the literature, such as FRGC (periocular region), NICE / UBIRIS.V2 (periocular region and iris), MobBio (periocular region and face), CYBHi (o↵-the-person ECG), UofTDB (o↵-the-person ECG) and Physionet (EEG signal). Our best multimodal approach, on the chimeric database, resulted in the impressive decidability of 9.15±0.16 and a perfect recognition in (i.e., EER of 0.00%±0.00) for the intra-session multimodal scenario. For inter-session scenario, we reported decidability of 7.91±0.19 and an EER of 0.03%±0.03, which represents a gain of more than 22% for the best inter-session unimodal case.Item Implicações da neurociência cognitiva na prática pedagógica de professores de biologia.(2016) Galvão, Sirlandia Kelis Pereira Agra; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Franco, Marco Antônio Melo; Guerra, Leonor BezerraA neurociência cognitiva vem despontando como uma ciência que oferece suporte científico à ciência da educação, pois objetiva aspectos inerentes ao cérebro humano como a recepção de informações, seu processamento e armazenamento na memória, dentre outros. O professor atua corriqueiramente intervindo na neurobiologia dos estudantes por meio de procedimentos pedagógicos que podem resultar em modificações eletroquímicas transitórias ou permanentes, concernentes às informações adquiridas. A aprendizagem é o ponto de interseção entre a Educação e as Neurociências. No âmbito escolar, ao receber uma informação, por meio do sistema sensorial, o cérebro do aluno se modifica bioquimicamente, a fim de estabelecer uma comunicação interneuronal. O conhecimento é materializado no córtex cerebral, mas nem todos os estímulos externos são armazenados. O cérebro prioriza padrões significativos; as informações processadas como importantes são armazenadas e o grau de importância varia de indivíduo para indivíduo. Para que as intervenções pedagógicas sejam mais assertivas é importante que o professor se aproprie de como o cérebro humano recepciona informações, processa e armazena na memória. Esse trabalho de abordagem qualitativa se dedicou a analisar sob as perspectivas da neurociência cognitiva os procedimentos pedagógicos de três professores de biologia, bem como as contribuições da neurociência para o setor educacional. Com a aplicação de um pré-teste de sondagem foi possível aferir que os professores apresentaram pouco ou nenhum conhecimento sobre o cérebro e seus mecanismos de aprendizagem. Após observações das aulas expositivas, foi produzido um minicurso virtual sobre as bases neurocientíficas do processo ensino e aprendizagem, que abordou também os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral, noções sobre emoções e plasticidade cerebral, enfatizando as estratégias docentes que podem potencializar a aprendizagem e aplicado na modalidade semipresencial para os professores envolvidos na pesquisa. Os professores foram, então, sondados por meio de um questionário pós-teste. Os resultados indicaram que houve receptividade do tema e os professores em unanimidade confirmaram a aplicabilidade dos preceitos tratados no minicurso e predisposição em adotar os procedimentos respaldados pelos princípios da aprendizagem cerebral. Dessa forma compreende-se que as pesquisas em neurociência cognitiva podem trazer uma contribuição efetiva para o contexto educacional.Item Inserindo a cultura africana nas aulas de Matemática : um estudo com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG).(2014) Oliveira, Fabiana Pereira de; Ferreira, Ana CristinaA Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo do Ensino Fundamental e Médio de todas as redes de ensino. Contudo, os professores e futuros professores de Matemática, de modo geral, não têm sido preparados para trabalhar com a temática. A presente pesquisa busca superar tais obstáculos ao analisar o potencial e as limitações de uma proposta de ensino na qual a cultura africana e a Matemática sejam protagonistas. Em especial, investigamos o potencial de algumas tarefas envolvendo a arquitetura vernacular africana para a aprendizagem matemática de alunos de 6ª ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Betim (MG). Tal proposta se fundamenta em uma perspectiva situada da aprendizagem e se propõe a identificar indícios de mudança de participação dos participantes nas práticas escolares. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos ao longo das atividades. A análise do processo evidencia um grande interesse, envolvimento e participação dos alunos nas tarefas propostas. Em certa medida, pode-se observar, uma ampliação do conhecimento dos alunos acerca de nossas origens, com destaque para as raízes africanas. Além disso, verificou-se a apropriação de conhecimentos matemáticos (principalmente relacionados à Geometria e Medidas) e habilidades (principalmente relacionadas ao uso de instrumentos de construção geométrica e medida). Este estudo gerou ainda um Produto Educacional no formato de livro no qual a proposta de ensino é apresentada e discutida com detalhes. Tal material destina-se a professores e futuros professores de Matemática, formadores de professores e demais interessados.Item Investigações matemáticas mediadas pelo pensamento reflexivo no ensino e aprendizagem das funções seno e cosseno : uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Corradi, Daiana Katiuscia Santos; Bean, Dale WilliamA pesquisa que esta dissertação relata, foi motivada pela constatação de dificuldades vivenciadas por estudantes na falta de aprendizagem em conteúdos da Matemática, em especial as funções trigonométricas. Diante desse quadro, foram escolhidas investigações matemáticas (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2006), como atividades em sala de aula promissoras para melhorar a compreensão matemática dos estudantes em um ambiente de inquirição. A presente pesquisa qualitativa teve por objetivo pesquisar quais as contribuições que a utilização de investigações matemáticas, mediadas pelo pensamento reflexivo (DEWEY, 1959), com alunos do 2º ano do Ensino Médio, pode trazer para o ensino e aprendizagem das funções seno e cosseno, bem como para o desenvolvimento de habilidades dos alunos. A pesquisa de campo foi realizada em duas instituições, em Itabirito, Minas Gerais: uma escola particular e um instituto federal. Na atividade investigativa utilizamos por ferramenta o software GeoGebra. Dados formam coletados por meio de gravação de áudio no laboratório de informática, arquivos de trabalhos usando o software, trabalhos escritos, um questionário e o caderno de campo da pesquisadora. Para a organização e interpretação dos dados, utilizamos métodos e procedimentos da análise de conteúdo (GRANEHEIM; LUNDMAN, 2003) e da análise de pesquisa qualitativa (CHARMAZ, 2009). A análise nos forneceu elementos para concluir que houve compreensão, por parte dos alunos, dos conteúdos referentes às funções seno e cosseno. Adicionalmente, houve uma evolução quanto as habilidades dos estudantes como: motivação, autoconfiança, autonomia, trabalho colaborativo, argumentação e criatividade. A atividade investigativa revelou ser um contexto rico de mobilização e desenvolvimento do pensamento reflexivo.Item Logo detection with second judge single shot multibox.(2017) Coelho, Leonardo Bombonato Simões; Cámara Chávez, Guillermo; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Cámara Chávez, Guillermo; Ferreira, Anderson Almeida; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Schwartz, William RobsonWith the increasing popularity of Social Networks, the way people interact has changed and the huge amount of data generated open doors to new strategies and marketing analysis. According to Instagram 1 and Tumblr2 an average of 95 and 35 million photos, respectively, are published every day. These pictures contain several implicit or explicit brand logos, this allows us to research how can a brand be better widespread based in regional, temporal and cultural criteria. Using advanced computer vision techniques for object detection and recognition, we can extract information from these images, making possible to understand the impact and the comprehensiveness of a specific brand. This thesis proposes a logo detection technique based on a Convolutional Neural Network (CNN), also used as a second judge. Our proposal is built on the Single Shot Multibox (SSD). In our research, we explored several approaches of the second judge and managed to reduce significantly the number of false positives in comparison with the original approach. Our research outperformed all the others researches on two different datasets: FlickrLogos-32 and Logos-32plus. On the FlickrLogos-32, we surpass the actual state-of-the-art method by 5.2% of F-score and for the Logos-32Plus by 3.0% of F-score.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »