Navegando por Assunto "Análise de conteúdo"
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Item A evolução do método : memória das pesquisas experimental e aplicada nos estudos brasileiros de jornalismo.(2015) Lopez, Debora Cristina; Maritan, MatheusNeste artigo estudamos, a partir da Análise de Conteúdo, os anais dos quatro principais eventos de comunicação brasileiros. Buscamos conhecer o perfil das produções sobre recepção, audiência, metodologia de pesquisa, pesquisa aplicada e pesquisa experimental e, a partir desta sistematização, traçamos uma memória dos estudos realizados, tentando estalebecer causalidades e relações entre os perfis de produção dos quinquênios 2000-2004; 2005-2009 e 2010-2014. Entre os resultados principais destacamos a complexificação do olhar sobre a audiência nos estudos de recepção e busca constante pela apresentação da relevância dos estudos que trabalham com pesquisa aplicada e experimental.Item Fenômenos astronômicos como base de um livro para professores de ciências.(2019) Lima, Filipe Paixão de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Franco, Carlos Joel; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Pagliarini, Cassiano Rezende; Muramatsu, MikiyaA Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelo PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): “Observar não significa apenas ver, e sim buscar ver melhor, encontrar detalhes no objeto observado”. No entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. É preciso, portanto, buscar soluções para esse problema e este trabalho tem por objetivo criar um curso de formação de professores, com base na correção dos erros conceituais encontrados em livros didáticos, resultando na produção de um livro, contemplando os temas: Estações do Ano, Eclipses e Fases da Lua e Formação de Tempestades, além de uma caracterização do Sistema Solar e fenômenos astronômicos e climáticos, contextualizados a outros planetas do nosso Sistema. O curso foi aplicado aos formandos em Licenciatura dos cursos de Biologia, Física e Química, da Universidade Federal de Ouro Preto, juntamente com dois questionários para avaliação do conhecimento dos alunos e satisfação do curso, respectivamente. Para analisar as respostas aos questionários, utilizamos como referencial teórico a Análise de Conteúdo, de Bardin, lendo e interpretando cada uma das respostas, inferindo nos significados que elas nos traziam, ao mesmo tempo levando em consideração o contexto dos alunos e a Literatura sobre o assunto. Encontramos em todas as perguntas do questionário a presença de respostas com concepções alternativas, sendo levadas em consideração durante a elaboração do livro. Além disso, diversas sugestões foram apontadas no questionário de satisfação, como aumento da carga horária do curso e utilização de outras metodologias, como modelos tridimensionais (físicos e digitais) e outras mídias, como vídeos. Apesar de um limitado tempo disponível, para a realização do curso e confecção do livro, o produto se mostra como uma fonte confiável e abrangente de um conteúdo teórico sobre o nosso Sistema Solar, servindo como uma ótima base para professores de Ciências do Ensino Fundamental II.Item O que dizem os licenciandos de biologia, física e química a respeito de alguns fenômenos astronômicos?(2021) Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Lima, Filipe Paixão de; Passos, Marinez MeneguelloA Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, como indicam diversas pesquisas, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. Levando em conta essas considerações, elaboramos uma intervenção que foi aplicada a licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Química de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, com o intuito de compreender suas dificuldades relativas a alguns fenômenos astronômicos e, por conseguinte, a não apreensão dos conceitos relacionados a eles. Durante a intervenção, estruturada na forma de módulos, coletamos os dados obtidos por meio de respostas registradas pelos licenciandos participantes da intervenção, que posteriormente foram organizadas e interpretadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo. Entre os resultados conclusivos destacamos que: em todas as perguntas do questionário encontramos a presença de respostas com concepções alternativas, evidenciando a carência no ensino de Astronomia, fato que nos auxiliaram na reelaboração do material utilizado para cada temática apresentada na intervenção.