Navegando por Assunto "Alfabetização científica"
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Item Alfabetização/educação científica no município de Salinas MG : estudo voltado para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e derivados.(Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Siqueira, Lázaro Gonçalves; Moreira, Leandro Marcio; Franco, Marco Antônio MeloA alfabetização/educação científica envolvendo a realidade contribui para melhor compreensão de conceitos científicos na Cadeia Produtiva de Cana-de-açúcar e Derivados (CPCD), bem como para a disseminação destes conhecimentos. Com base nesta perspectiva foram aplicadas ferramentas lúdicas e atividades experimentais na educação básica e profissional de nível médio do município de Salinas, com o objetivo de analisarmos como favorecem o aprendizado de conceitos científicos, das disciplinas do ensino fundamental e médio, ligados à CPCD. Com uma pesquisa qualitativa com observação participante. Como resultado foi observado que o uso destas ferramentas de aporte pedagógico favoreceu não apenas o aprendizado, mas também a relação professor-aluno e a integração entre os grupos de aprendizado. O envolvimento com os jogos contribuiu para a formação de atitudes sociais favorecendo o respeito mútuo, cooperação, obediência a regras, senso de responsabilidade e justiça. O desenvolvimento destas atividades permitiu ainda diminuir as dificuldades relacionadas à falta de motivação docente e desinteresse dos discentes, já que estes passaram a ser mais questionadores, melhorando a relação docente-discente. Os resultados denotam “aparente quebra de paradigma” envolvendo o estudo científico da CPCD, destacando a cachaça como produto desta cadeia na região de Salinas. Finalmente, e corroborando o que a literatura tem descrito, os jogos e experimentações merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores, como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem, utilizada em um tema focal contextualizado.Item Formação continuada de professores de Ciências : o ensino por investigação como estratégia pedagógica para promover a alfabetização científica.(2023) Lopes, Rosângela Silvia Vital; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroA área de Ciências da Natureza detém o compromisso com a alfabetização científica. Esta temática visa contribuir para que os alunos alcancem um novo olhar sobre o mundo que os cercam e façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Este trabalho resulta da aplicação de um minicurso on-line assíncrono para duas professoras de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga-MG. Ele foi intitulado Alfabetização científica na prática e corresponde ao produto educacional produzido. Durante o minicurso foram aplicados questionários mistos, dos quais as respostas comporam os dados deste trabalho, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Este estudo apresenta abordagem qualitativa e natureza aplicada à educação. Ele é classificado como exploratório quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso. O objetivo selecionado para este trabalho foi: promover a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e auxiliá-los na promoção da alfabetização científica em suas aulas. O referencial teórico elucidou sobre: a formação continuada de professores, o ensino de Ciências e a alfabetização científica e, o ensino por investigação. Como resultados, emergiram 5 categorias: curso de formação continuada para professores, ensino de Ciências, tipologia de conteúdos, alfabetização científica e ensino por investigação. Analisamos que o minicurso foi importante para o repensar das duas professoras sobre suas aulas e para a aplicação da alfabetização científica e do ensino por investigação. Além disso, percebemos que a inclusão de mais exemplos da aplicação das metodologias na sala de aula é um ponto a ser aperfeiçoado em futuras pesquisas.Item Trilha da vida em Salinas : uma ferramenta lúdica no ensino de ciências e na construção de conceitos científicos ligados à produção agrícola local.(2016) Siqueira, Lázaro Gonçalves; Franco, Marco Antônio Melo; Moreira, Leandro MarcioO presente estudo descreve uma investigação sobre a elaboração e aplicação de uma ferramenta lúdica envolvendo como tema transversal a agricultura local, buscando atender aos parâmetros curriculares nacionais. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro contendo cartas perguntas conceituais e atitudinais que permitiram aos alunos se envolver e compreender de maneira contextualizada a cadeia produtivade cana e derivados (CPCD), que mantém economicamente e destaca o município de Salinas no cenário nacional.O estudo foi desenvolvido com alunos de diferentes anos do ensino fundamental em escola pública do município de Salinas, norte de Minas Gerais. Primeiramente, a ferramenta foi aplicada com os professores, para que os mesmos conhecessem e se apropriassem do instrumento e, em seguida, as intervenções foram realizadas com os alunos. Como resultado direto, observamos que a ferramenta possibilitou melhoria da aprendizagem de conceitos científicos ligados a esta cadeia, além de possibilitar um incentivo à leitura e interpretação de literatura científica. Como resultado indireto, observamos a melhoria nainterrelação professor-aluno e entre os próprios alunos. Além disso, foi possível identificar ações relacionadas a aspectos de cidadania, o respeito mútuo, cooperação, compreensão e seguimento de regras, senso de responsabilidade e justiça.