Navegando por Assunto "Adaptação escolar"
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Item Paradidático sobre a adaptação dos seres vivos : um material construído para o Ensino de Ciências em turmas multisseriadas.(2019) Souza, Namyna Fagna de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEssa pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada que atende o 6º e 7º ano de uma escola pública do estado de Minas Gerais. Ela teve como objetivo principal a elaboração e avaliação de um paradidático com histórias em quadrinhos, como ferramenta auxiliar para as aulas de ciências em turmas multisseriadas, abordando o tema adaptação dos seres vivos, que é um conteúdo comum às duas series do Ensino Fundamental. A escolha pela produção do paradidático surgiu porque esse material pode ser uma possibilidade para lidar de maneira dinâmica com os desafios desse tipo de enturmação, trazendo novos olhares e práticas para o ensino de ciências nessas turmas, possibilitando aulas diferenciadas aos alunos e disponibilizando ao professor um material diferente para a educação científica. Nessa perspectiva utilizou–se na elaboração desse produto exemplo do ecossistema local, visando aproximar o conteúdo com realidade dos sujeitos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) com o objetivo de compreender a interação entre os humanos e não humanos que se constituem como elementos híbridos que formam redes de conhecimentos. Os vídeos, as anotações no caderno de campo, as atividades diagnósticas aplicadas aos alunos e as suas produções textuais possibilitaram a obtenção e a construção dos dados referentes a essa pesquisa. Esses dados possibilitaram identificar algumas limitações durante a aplicação do paradidático, mas também permitiram identificar fatores positivos na utilização do produto nas turmas multisseriadas, uma vez que ele proporcionou momentos de aprendizagem durante e a interação dos envolvidos formando assim uma rede de saberes. Sendo assim, com base na TAR, acreditamos que este produto seja um material diferenciado que possibilita interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências em turmas multisseriadas.Item Transição no ensino fundamental : a perspectiva de gestores, professores e alunos.(2023) Reis, Ludimila Maria da Silva; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Falsarella, Ana MariaA presente pesquisa investigou a transição escolar dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental. A investigação partiu do pressuposto, verificado na literatura sobre o tema, que, nesse momento de transição, diversos fatores se articulam e ocasionam dificuldades significativas para o itinerário escolar dos alunos e, consequentemente, influenciam o desempenho e a adaptação escolares dessas crianças e desses adolescentes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, sob a ótica de gestores, professores e alunos, o efeito da transição escolar dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental nos processos de escolarização dos alunos em duas instituições públicas que atendiam ao ensino fundamental localizadas nos municípios de Mariana-MG e Ouro Preto-MG. Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos: 1) realizar, a partir da revisão bibliográfica, um levantamento de fatores que poderiam dificultar e/ou afetar a transição dos alunos para os anos finais do ensino fundamental, cotejando-os aos resultados da pesquisa; 2) identificar as percepções dos indivíduos sobre as dificuldades escolares mais significativas para o processo educacional dos alunos decorrentes da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental; 3) verificar, nas escolas investigadas, aspectos que poderiam minimizar os impactos da transição dos alunos para os anos finais. Diante disso, para fundamentar a investigação foi utilizada a literatura produzida sobre transição no ensino fundamental, além de pesquisa em documentos curriculares. Com um desenho metodológico qualitativo, a geração de dados envolveu a aplicação de questionários a alunos e professores e entrevistas semiestruturadas com gestoras e pedagogas do 6o ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública de Ouro Preto- MG e Mariana-MG. Os principais resultados indicam que a dificuldade de adaptação discente se configurava, no 6o ano, como a mais importante dificuldade escolar. Concomitante a isso, observou-se que os alunos não estavam sendo educacionalmente preparados para lidar com as mudanças organizacionais e pedagógicas exigidas nessa nova etapa de escolarização. Dessa forma, observamos que, embora tivessem sido identificados alguns esforços das escolas para amenizar as dificuldades escolares vivenciadas pelos alunos no momento dessa transição escolar, eles eram fragmentados e, nem sempre, intencionais. Em suma, não se verificou, nas escolas analisadas, uma densa problematização desse processo, nem ações sistematizadas para tratá-lo, o que o torna praticamente invisibilizado nas discussões educacionais.