Navegando por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A possessão em escritos de Michel de Certeau : trânsitos interdisciplinares através da mística, da psicanálise e do saber histórico.(2018) Rodrigues, Larissa de Assis Pimenta; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Rangel, Marcelo de Mello; França, Cyntia SimioniEsta dissertação propõe-se a aprofundar o conceito de “Possessão” de Michel de Certeau, compreendendo a escrita histórica como possibilidade de estudo interdisciplinar, especialmente no entrecruzamento com a Psicanálise e a Mística. Para isso, foram interpretados três casos de possessão estudados por Certeau, que exploram em suas particularidades esse diálogo interdisciplinar. O primeiro caso é o das freiras da cidade de Loudun, na França do século XVII. A Madre Superiora teria sido alvo de possessão e em seguida o restante das freiras também manifestou tais sintomas. Analisou-se aqui o diálogo possível entre a mística e a ficção teórica, esta que compreende os eventos históricos da época e também acolhe a possessão como fenômeno a se estudar. Em seguida, foi abordado o caso de Daniel Paul Schreber, um jurista do fim do século XIX acometido por uma grave doença psicótica. Com suas reelaborações de seus delírios, além de ter escrito sobre seu estado psicótico, ele pôde ter alta e deixar ao mundo um estudo brilhante para a Psicanálise e para a História, no que toca os simbolismos culturais expressos por ele. Por fim, discutiu-se o contexto dos torturados na ditadura militar brasileira. Este caso, assim como os outros, compreende uma ruptura de identidade, ao ter sua dignidade roubada no ato da tortura. Além disso, nesse capítulo se faz possível um diálogo com a memória política, que revela um grande recalque da época sobre as crises vividas, e que na tortura esse “mal” se revelava em sua pior expressão.Item Radiação ultravioleta : inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV.(2017) Silva, Wellington Clayton; Nunes, Maria Eugenia Silva; Nunes, Maria Eugenia Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Grynberg, Suely EpszteinDada a necessidade de melhor preparar nossos futuros professores, bem como, aqueles professores que já se encontram em atividade para ensinar tópicos de Física Moderna de maneira interdisciplinar, é proposta neste trabalho uma sequência didática na forma de um minicurso com objetivo principal de abordar o tópico Radiações Ultravioletas (Radiações UV) utilizando-se de um material didático potencialmente significativo. As Radiações UV serão vistas aqui desde o espectro eletromagnético, passando pela sua interação com a camada de ozônio até sua interação com a pele. A sequência didática utilizada estabelece, assim, uma relação de interdisciplinaridade dos conteúdos das áreas de Física, Química e Biologia. Como referencial teórico têm-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, nas quais se afirmam que novos conceitos poderão ser aprendidos com mais eficácia se estiverem ancorados em conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Parte da sequência didática foi aplicada na forma de um minicurso no I Simpósio Internacional da UFOP: Propostas e desafios na educação contemporânea, ocorrido no período de 8 a 12 de maio de 2017 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Compareceram 50 pessoas no minicurso, em sua grande maioria alunos dos períodos iniciais de licenciatura e bacharelado em Física. Contou-se, também, com participação de alunos das áreas de Biologia e Química, além de participantes já graduados. Os participantes responderam a um Questionário de Identificação com a finalidade de avaliar aspectos de sua formação e sua visão sobre o ensino de Física Moderna. Após a apresentação do seminário os participantes resolveram uma situação problema e elaboraram um mapa conceitual sobre os conceitos abordados. Aproximadamente 30% dos participantes resolveram corretamente a situação problema e os conceitos de radiação UVA, UVB e UVC aparecem na maioria dos mapas conceituais produzidos.