Navegando por Autor "Villegas, Estela Vale"
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Item Interfaces performance & jogo : a partir dos estudos da performance de Richard Schechner.(2018) Villegas, Estela Vale; Valença, Ernesto Gomes; Valença, Ernesto Gomes; Ribeiro, Mônica Medeiros; Pinto, Davi de OliveiraEsta é uma pesquisa teórica que buscou refletir sobre as interfaces entre performance e jogo, estando implicadas as noções de ritual e fluxo. A partir da perspectiva dos Estudos da Performance de Richard Schechner, foi realizado um mapeamento do campo explorando diferentes formas de se entender performance. Da arte da performance aos primórdios na filosofia, linguística, ciências sociais e antropologia, o mapeamento serviu para localizar a teoria de Schechner no panorama mais amplo do fenômeno da virada performativa. Schechner define performance como uma categoria inclusiva que abrange desde os rituais às performances na vida cotidiana, jogos, dentre outros ―comportamentos restaurados‖ (1985). Para Schechner, o jogo permeia a performance sendo, junto ao ritual, uma de suas qualidades centrais. Da sua teoria foi escolhido o jogo como recorte de pesquisa. O jogo é um vasto, fragmentado e não unificado campo de estudos, a definição de Johan Huizinga (1938) do jogo como fator da cultura e totalidade foi tomada como central na discussão da performance como um retorno da velha questão do jogo, trazendo novas perspectivas. Dois estudos surgiram implicados ao jogo: as noções de ritual e jogo de Victor Turner (1974; 1982) e a ―teoria do fluxo‖ de Mihaly Csikszentmihalyi (1975). Numa sociedade pós-industrial que separou o jogo do trabalho, institucionalizando o tempo livre e a busca por recompensas extrínsecas, o estudo da motivação interior parece chave para se pensar em transformações individuais e sociais. O fluxo é um estado de total envolvimento propiciado pela motivação interior. O jogo é capaz de criar macrofluxos por excelência. Dentre as reflexões destas investigações teóricas destacam-se: a noção do corpo como centro de convergência da performance, a performance como uma nova forma de se pensar o jogo, o conflito como um tipo de padrão comum do comportamento e o fluxo como uma potente abordagem psicológica do jogo.