Navegando por Autor "Vila Real, Fernanda Carvalho de Faria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O discurso docente na contemporaneidade : entre as narrativas e as conversações.(2017) Vila Real, Fernanda Carvalho de Faria; Diniz, Margareth; Diniz, Margareth; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Jardilino, José Rubens Lima; Favacho, André Márcio PicançoO presente trabalho pretendeu investigar o teor do discurso das docentes participantes da pesquisa, mulheres em sua maioria, na contemporaneidade, sobre a profissão docente e o efeito desses discursos sobre as próprias participantes. Além disso, buscou verificar a existência de posicionamentos inéditos nesse contexto e saídas singulares diante da pesquisa-intervenção realizada. Primeiramente, foi realizada uma contextualização histórica, profissional e identitária sobre a docência. Em seguida, foram apresentados os aspectos teórico-metodológicos sustentados pelo estudo das narrativas, metodologia de pesquisa considerada relevante no campo da Educação. Os/as autores/as que deram sustentação para tal estudo foram Josso (2007), Bueno, Sousa, Catani e Souza (1993) e Souza (2004), dentre outros/as. O dispositivo metodológico das conversações também foi considerado à medida que a autora sustenta a concepção de sujeito dividido (consciente/inconsciente) da Psicanálise, desde o início da pesquisa. Foram considerados os trabalhos realizados por Diniz (2005), Miranda, Vasconcelos, Santiago (2006), dentre outros/as. A partir da escuta das vozes dos sujeitos participantes da pesquisa, ou seja, professoras das séries iniciais do ensino fundamental, foi possível realizar a discussão entre as convergências e divergências das metodologias eleitas no estudo, marcando as diferenças entre identidade e identificação. Entre todos aspectos abordados nas discussões e análises, o fato da identidade docente habitar o corpo do sujeito da identificação mostrou-se como o ápice das considerações finais. Embora a pesquisa tenha se encerrado, o trabalho implicado da pesquisadora junto às docentes se fez continuar, o que funcionou como amostra bem sucedida da pesquisa-intervenção.