Navegando por Autor "Vieira, Graciene Carvalho"
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Item Lixo eletrônico na instrumentação para o Ensino de Física : aplicação e análise de atividades investigativas sobre mecânica.(2019) Vieira, Graciene Carvalho; Carvalho, Edson José de; Carvalho, Edson José de; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Emerson Izidoro dosO presente trabalho tem por objetivo investigar a aprendizagem dos alunos mediada por atividades investigativas. Em particular, foram utilizados experimentos quantitativos construídos a partir de componentes retirados do lixo eletrônico e que visavam abordar conceitos de cinemática. Foram desenvolvidas atividades investigativas com base nestes experimentos, atividades estas que foram aplicadas em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Congonhas. Para coleta de dados foram utilizados caderno de campo, materiais produzidos pelos estudantes e filmagens. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. As atividades proporcionaram momentos de discussões entre os estudantes, que se mostraram interessados no tipo de abordagem utilizada tanto para o estudo de conceitos científicos quanto para a evidenciação das questões sociais e ambientais relativas ao lixo eletrônico. O produto educacional gerado a partir do presente trabalho será um livro que conterá a descrição de montagem de alguns experimentos, explicações dos conceitos relacionados a cada experimento além de sugestões de atividades para explorá-los.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.