Navegando por Autor "Valadares, Paulo Augusto"
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Item A abordagem da temática drogas na Educação Básica : projeto de intervenção no ensino de Química para conscientização e prevenção ao tabagismo.(2019) Valadares, Paulo Augusto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Maia, Cristina de Oliveira; Silveira Júnior, Célio daA relação do ensino de Química com a temática drogas possibilita o desenvolvimento de atividades que podem contribuir de forma significativa com o processo de construção do conhecimento, promovendo a aprendizagem por meio da abordagem de um contexto social, no qual muitos alunos estão inseridos. A discussão de temas como as drogas é bastante relevante, pois, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser um espaço privilegiado para o tratamento desse assunto, uma vez que o discernimento quanto ao uso de drogas está diretamente relacionado à formação e vivências afetivas de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Nesse cenário, a compreensão quanto ao uso de drogas, como o tabaco, pode orientar o desenvolvimento da capacidade sócio afetiva em direção a um modo saudável de vida. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a identificação de compostos e grupos funcionais orgânicos e suas relações com a composição e o consumo do tabaco, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de uma oficina educacional e promovida junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, situada no município de Nova Serrana, região centro-oeste de Minas Gerais. A pesquisa teve início com a aplicação de um questionário aos alunos, para análise dos conhecimentos prévios relacionados à temática proposta e foi finalizada com outro questionário para verificação do conhecimento adquirido. A oficina consistiu de duas etapas, sendo a primeira destinada à reprodução e utilização de um jogo didático intitulado “O caminho das funções: um desafio para investigar a composição do cigarro e os efeitos do tabaco no organismo”. A segunda etapa ocorreu com a participação dos alunos no desenvolvimento e na apresentação de um trabalho de conscientização, direcionado por uma atividade experimental voltada para a construção de um dispositivo denominado “Máquina de fumar”. A estratégia de trabalho utilizada neste estudo promoveu o diálogo e a reflexão dos participantes acerca do conjunto de problemas associados à questão do tabagismo, contribuindo para o processo de mediação da aprendizagem das funções da Química Orgânica, sobretudo aquelas presentes na composição do tabaco. Este estudo também possibilitou a conexão de conceitos da Química com o trabalho de conscientização e prevenção, integrando assim educação e saúde no processo de ensino-aprendizagem.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.