Navegando por Autor "Toffolo, Andreia Chagas Rocha"
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Item Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras.(2017) Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida; Vilhena, Douglas de Araújo; Pinheiro, Ângela Maria VieiraO aprendizado da leitura da língua portuguesa por surdos tem atraído estudiosos da área em virtude do fraco desempenho nessa habilidade apresentado pela maioria desses indivíduos. Este trabalho tem como objetivo principal averiguar se o uso da leitura labial e/ou da oralização como complemento à Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode auxiliar no processo de aprendizagem da leitura do português. Trinta e sete surdos profundos, da comunidade surda brasileira, cursando do 7º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio e com idade entre 12 e 18 anos, foram submetidos às Matrizes Progressivas de Raven, a uma entrevista semiestruturada e a dois testes de leitura. Todos os participantes são usuários da Libras, e 57% a complementam com meios alternativos de comunicação. Nossos dados sugerem que o desenvolvimento de habilidades como a leitura labial e a oralização facilitam o processo de leituraItem Consciência morfológica para surdos : uma proposta a partir do letramento visual.(Editora Tribo da Ilha, 2021) Toffolo, Andreia Chagas RochaItem Ensino de língua portuguesa escrita para surdos : uma proposta para o trabalho com verbos no infinitivo.(Editora CRV, 2023) Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraItem Produção escrita de alunos surdos e consciência morfológica.(2022) Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; Silva, Giselli Mara da; Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida; Valadão, Michelle NaveO conteúdo desta tese busca refletir, discutir e apresentar propostas de trabalho com a morfologia verbal, com o intuito de colaborar com a discussão sobre a importância da consciência morfológica do estudante surdo para o aprimoramento de sua escrita. Com a finalidade de identificar as principais dificuldades na escrita dos verbos, analisamos textos produzidos por 17 surdos profundos, matriculados no Ensino Fundamental II, de escolas da rede pública do estado de Minas Gerais. Realizamos uma análise quali e quantitativa dos dados. As principais dificuldades identificadas na escrita dos verbos foram: (1) erros de flexão verbal; (2) locução verbal; (3) ausência de verbos; e (4) uso inadequado de verbo. Após identificação de tais desvios, hipotetizamos que eles advém principalmente (1) da forma como os surdos percebem e processam a língua portuguesa (LP), sendo fundamentalmente visual, sem o suporte de um léxico fonológico que lhes auxilie no momento da escrita; (2) do desconhecimento ou pouco domínio do vocabulário e de aspectos da LP relacionados à flexão verbal; e (3) da transferência de conhecimentos da Libras como primeira língua (L1) para a escrita da língua portuguesa como segunda língua (L2). Pensamos, assim, na necessidade de se contemplar a consciência morfológica, considerando a Libras e com respaldo de recursos visuais. Baseando-nos nos erros mais recorrentes, os quais foram apresentados no corpus desta tese, elaboramos propostas de práticas em seis unidades que contemplam os temas: (1) Pessoas do Verbo e Referenciação no Discurso; (2) Verbos no Infinitivo; (3) Verbos no Presente; (4) Verbos no Passado; (5) Locuções Verbais, e (6) Verbos Irregulares. Pautamos nossas propostas na teoria de base estatística da Integração de Múltiplos Padrões – IMP (TREIMAN, 2018) – que postula que o aprendizado da escrita leva em conta a frequência de eventos, suas combinações e as circunstâncias em que ocorrem, desenvolvendo uma espécie de “estatística mental”, e, na perspectiva do letramento visual, na qual o ensino de aspectos visuais da escrita é priorizada em prol da oralidade (GESUELI; MOURA, 2006; LEBEDEFF, 2010; TAVEIRA; ROSADO, 2013; FARIA-NASCIMENTO, et al., 2021). As práticas propostas procuraram guiar o aprendizado, de forma consciente e intencional (CLEEREMANS, 1993), com a apresentação de regras e de generalizações morfológicas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades de consciência morfológica, com vistas a promover uma reflexão sobre os morfemas que compõem os verbos, aumentando a compreensão de vocabulário e, consequentemente, promovendo melhorias na ortografia (NUNES et al., 2010; TRUSSELL et al., 2017). Acreditamos que é fundamental que o aprendiz surdo seja inserido em práticas de ensino significativas, com o uso de estratégias que direcionem sua atenção para detalhes de formas linguísticas, presentes na L2, em especial, para aquelas formas que não foram adquiridas por falta de um input auditivo. Apontamos ainda que há necessidade de melhor conhecimento da escrita do surdo para que atividades específicas e direcionadas possam ser produzidas com vistas a auxilia-los neste processo de apropriação da escrita da língua portuguesa tão importante para sua inserção social e acadêmica.Item Reading strategies for the profoundly deaf Libras users : benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills.(2020) Pinheiro, Ângela Maria Vieira; Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Vilhena, Douglas de AraújoTo understand the reading strategies used by deaf students, two groups of profoundly deaf individuals were tested: Group 1: users of the Brazilian Sign Language and Group 2: users of the Brazilian Sign Language and speech and/or lip reading. A reading test was used to assess the degree of development of logographic, alphabetic and orthographic strategies. The group of deaf students who used alternative means of communication (Group 2) showed improved performance in all psycholinguistic categories of the test in comparison to Group 1. It was observed that the use of phonology is not directly associated with good reading skills in the profoundly deaf. On the other hand, word recognition by these readers occurs via the utilization of the orthographic strategy, which proved to be effi cient.