Navegando por Autor "Teodoro, Regiane de Fátima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Educação escolar na primeira infância : percepções e concepções de mães e professoras.(2017) Teodoro, Regiane de Fátima; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Jorge, Liliane dos Santos; Carvalho, Levindo DinizNeste trabalho investigamos as percepções e as concepções de mães e professoras de crianças atendidas por duas creches públicas do município de Ouro Preto, Minas Gerais, em relação à criança, à infância, à docência na Educação Infantil, à escolarização da primeira infância, e principalmente à relação família-escola na creche. A perspectiva histórico-sociológica nos forneceu o suporte teórico e o desenho metodológico foi de natureza qualitativa. Na coleta de dados foram adotadas a análise documental e a observação das duas instituições envolvidas na pesquisa com o objetivo de realizar a caracterização dos espaços e dos sujeitos envolvidos. Também foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas com a díade professoras e mães de quatro crianças atendidas pelas duas creches. Utilizamos a análise de conteúdo para interpretação dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, as percepções e as concepções das mães e das professoras, considerando os elementos constitutivos de uma matriz social e histórica da escolarização da primeira infância e da profissão docente no Brasil, carregam em si um modo de pensar e agir em relação à infância, à criança pequena na atualidade, à escolarização da primeira infância, à docência na Educação Infantil e à relação entre a família e a creche. As condições do confrontamento contemporâneo entre culturas, condições materiais e simbólicas de existência das mães e das professoras, delimitam relações de proximidade e distanciamento entre as duas instâncias socializadoras – creche e família. Buscamos, a partir desta investigação, contribuir com o debate em torno do processo de escolarização da primeira infância apresentando reflexões em relação à creche.