Navegando por Autor "Sousa, Fernanda Luíza de"
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Item Análise do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de física por meio do uso de simuladores e da argumentação de usuários.(2021) Sousa, Fernanda Luíza de; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioHistoricamente, nas últimas décadas, a principal metodologia utilizada por professores de Física em sala de aula é o método tradicional, voltado para a resolução de exercícios e exposição de conteúdos pelo professor por meio do quadro negro e de giz. Desta forma, o Ensino de Física precisa ser direcionado na busca pela contextualização e inserção de recursos didático-pedagógicos, como a utilização de novas tecnologias. Neste contexto, este trabalho possui, como objetivo geral, demonstrar como simuladores computacionais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Física em sala de aula, a partir da argumentação. Para tanto, foi desenvolvida a primeira versão de uma plataforma, denominada SimulAção, que promove o uso de simuladores computacionais voltados, inicialmente, para o ensino de conteúdos sobre Conservação da Energia Mecânica, e disponibiliza roteiros para utilização dos mesmos. Por meio de experimentos práticos realizados na plataforma SimulAção, foi utilizado o modelo de Toulmin com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas pelos mesmos; adicionalmente, alunos e professores analisaram a usabilidade da plataforma SimulAção por meio de um método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário. A partir dos resultados experimentais obtidos, verificou-se que o uso do processo da argumentação, provido pelo modelo de Toulmin, conduziu os alunos a descobrirem as relações entre os elementos de simulação, possibilitando a compreensão dos conceitos de Física envolvidos nas atividades propostas. Quanto à avaliação da plataforma SimulAção, os resultados experimentais comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, encontra-se entre o excelente e o melhor imaginável. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.Item SimulAção : plataforma Web de simuladores voltados ao ensino de física.(2020) Sousa, Fernanda Luíza de; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antônio; Ziviani, Denise Conceição das Graças; Coelho, Dayanne Gouveia; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar Antônio; Assis, Guilherme Tavares deNos últimos anos, o Ensino de Física tem-se pautado na utilização de métodos tradicionais de ensino com repetição mecânica de conceitos, memorização de equações e exposição do conteúdo por meio, simplesmente, do quadro negro e giz. Essa metodologia, que visa a utilização de equações sem o questionamento do conteúdo da teoria Física associada, torna o aluno receptor passivo de informações, impossibilitando sua interação na construção do conhecimento. A utilização de mídias educacionais, tais como simulações computacionais, vídeos e animações, propicia ao professor acesso a uma grande quantidade de recursos, que podem contribuir para tornar a aula mais interativa e dinâmica, possibilitando ao aluno maior envolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A partir do objeto em estudo e com a utilização desses recursos, o aluno tem uma maior oportunidade de interagir com os seus colegas e o professor, propiciando assim a construção do conhecimento durante as interações. Neste contexto, como objetivo principal deste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma, denominada SimulAção, para a disponibilização de simuladores computacionais, voltados inicialmente para o ensino de conteúdos de Conservação da Energia Mecânica, e de roteiros para utilização dos mesmos. A partir de experimentações práticas realizadas, a plataforma SimulAção foi validada por meio do método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário, que mede a usabilidade de produtos; neste contexto, resultados experimentais obtidos comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, de uma maneira geral foi de 82,72, encontrando-se entre o excelente e o melhor imaginável. Ademais, o método baseado no modelo de Toulmin foi utilizado na experimentação prática desse trabalho com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas por meio do uso dos simuladores presentes na plataforma SimulAção. Vale ressaltar que o conteúdo abordado na plataforma SimulAção, proposta neste trabalho, pode ser estendido a qualquer área de conhecimento, desde que existam simuladores voltados para tais áreas. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.