Navegando por Autor "Sol, Núncio Antônio Araújo"
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Item Atenção básica e ensino de ciências : um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental.(2017) Moreira, Edmara Rocha dos Santos; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Sol, Núncio Antônio AraújoO Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público nacional de saúde gratuito que garante acesso integral, igualitário e universal a todo e qualquer cidadão brasileiro. Um de seus pilares é incentivar as ações de Atenção Básica (AB) para que a descentralização e capilaridade ocorram nas proximidades da residência de seus usuários, reduzindo, dessa forma, o número dos atendimentos hospitalares com demandas de cuidados fundamentais. Embora a AB seja de fundamental importância para a sociedade, o conhecimento desta enquanto um recurso universal instituído pelo SUS é restrito e pouco valorizado. Com base nesta perspectiva a proposta deste trabalho foi a de desenvolver um jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de ciências no que tange aos conhecimentos sobre a Atenção Básica. O jogo foi inspirado no clássico “cobras e escadas” que permite estabelecer uma competição saudável durante o jogo associado ao aprendizado e à difusão do conhecimento científico. Composto por 46 casas contém diversificados assuntos que envolvem atenção básica em formato de orientação, e em 7 casas o usuário deverá responder a questões temáticas para dar sequência ao jogo. Regras foram elaboradas para que a fluidez do jogo se constate e que o processo de aprendizagem inerente à proposta se concretize. Aplicado em uma turma de 9º ano de ensino fundamental em uma escola do distrito de Rodrigo Silva, Ouro Preto – MG, o jogo se mostrou eficiente na divulgação do conhecimento científico e esclarecimentos de dúvidas pertinentes ao assunto educação básica, com base no retorno dado pelos alunos após aplicação, caracterizando-se como um elo importante entre assistência em saúde e educação. O envolvimento dos alunos e a interação destes para com a pesquisadora evidenciou a importância de metodologias alternativas no processo ensino aprendizagem.Item Programa Terceira Idade: Vitalidade e Cidadania - uma proposta de atenção interdisciplinar.(2011) Sol, Núncio Antônio Araújo; Prado, Ida Berenice Heuser; Gaede Carrillo, Maria Ruth Gonçalves; Serra, Carla Penido; Sebastião, Elza Conceição de Oliveira; Santos, Margarete Aparecida; Nimer, Margarete; Figueiredo, Ricardo Carvalho deO Programa Terceira Idade: Vitalidade e Cidadania (PTI), criado em 2004, oferece atividades interdisciplinares de ex- tensão universitária direcionadas a idosos, nas áreas da educação, clínica, social e do lazer, gerando contribuições acadêmicas, como tecnologias sociais e científicas. Os Projetos do PTI integram-se através de debates de temas co- muns, estimulando a cooperação entre seus componentes e ampliando a compreensão dos processos de senescência/ senilidade. O PTI incorpora conhecimentos de Artes Cênicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Letras, Medicina, Nutrição e Turismo.