Navegando por Autor "Soares, Maria Cecília Pereira"
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Item Ofício de professor de matemática : vocação ou construção? : percepções de futuros professores.(2019) Soares, Maria Cecília Pereira; Ferreira, Ana CristinaOfício de professor de matemática: vocação ou construção? Percepções de futuros professores. O foco do presente estudo são as percepções de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Minas Gerais acerca do ofício de professor. Nessa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, dez licenciandos foram acompanhados ao longo de três semestres letivos nas disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado. Os dados foram produzidos a partir da observação de aulas, do diário de campo da pesquisadora e de entrevistas realizados com os licenciandos. Após sua triangulação, foram organizados em categorias. Duas delas são abordadas no presente artigo: ofício de professor como vocação, missão, dom; ofício de professor como construção complexa. Os resultados evidenciam que, embora alguns licenciandos percebam o ofício de professor de Matemática como dom ou vocação, a maioria o percebe como uma construção complexa que demanda conhecimentos além dos matemáticos e o cumprimento de muitas exigências. Eles percebem que a relação com os alunos é essencial e que se dá em um contexto configurado por situações diversas que demanda aprimoramento contínuo. Contudo, o ofício de professor de Matemática é também visto como prazeroso e gratificante, principalmente, por perceberem que podem contribuir para a formação de seus alunos.Item Percepções de licenciandos em Matemática acerca do ofício de professor.(2018) Soares, Maria Cecília Pereira; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Zaidan, SamiraO foco do presente estudo é a percepção do ofício de professor de Matemática e como a mesma se transforma (ou não) ao longo da formação inicial. Nessa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, acompanhamos um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior de Minas Gerais ao longo de três semestres letivos. A produção de dados se deu a partir da observação de aulas das disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado, da produção de reflexões escritas pelos licenciandos, bem como de diário de campo da pesquisadora, questionário e entrevistas realizados com os licenciandos. A partir da análise dos dados e dos referenciais teóricos que fundamentaram a pesquisa, evidenciamos que a maioria dos participantes percebe o ofício de professor de Matemática como complexo porque demanda conhecimentos além dos matemáticos e o cumprimento de muitas exigências, envolve a relação com os alunos que se dá em um contexto configurado por situações diversas, ora conhecidas, ora inesperadas, e exige busca por aprimoramento. Os licenciandos atribuem considerável importância às disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado cursadas ao longo do curso e à participação em projetos oferecidos pela universidade para o conhecimento da realidade escolar; acreditam que o ofício se constrói na prática, que é consolidada no exercício da profissão e na observação do modo de trabalhar dos professores que tiveram ao longo da vida escolar. Eles percebem claramente a importância social e as responsabilidades desse ofício, mas consideram que ele é desvalorizado, não somente a partir da questão salarial, mas também pelo status social. Contudo, o ofício de professor de Matemática é também visto como prazeroso e gratificante. Esse prazer se manifesta quando percebem o desenvolvimento dos alunos, que podem ensiná-los de diferentes maneiras até que entendam o conteúdo, contribuindo, assim, na formação futura dos mesmos.