Navegando por Autor "Silveira, Bárbara Dias"
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Item Como abordar o tema consumo de animais na educação em ciências?(2023) Vargas, Isabela Breder; Silveira, Bárbara Dias; Oliveira, Jordana Alves de; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Nunes Neto, Nei de FreitasConsiderando que a abordagem de questões sociocientíficas no ensino possibilita a mobilização de diversos conteúdos como contribuições para a resolução de problemas complexos, ressaltamos a importância da inserção explícita de conteúdos da dimensão atitudinal, relativos à ética e à moral, por meio dessa abordagem. Isso se justifica pela atenção que precisa ser dada às ações e às considerações de valor dos seres humanos em seus posicionamentos sobre essas questões. Nesse sentido, abordamos uma questão socioambiental controversa, relacionada ao consumo de animais, e fornecemos subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente à problemática. Os efeitos da produção de carne, das ações dos seres humanos e do valor atribuído aos animais, muitas vezes em prol do suposto benefício e bem-estar humano, são tratados na sequência didática proposta. O intuito principal deste trabalho é evidenciar, por meio de um recorte dessa sequência, o potencial da dimensão atitudinal nas questões sociocientíficas de promover a reflexão sobre valores éticos e morais, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes, com ênfase sobre um caso particular. Com base em uma discussão desse recorte, sustentada pela literatura do campo, argumentamos que propostas desse tipo podem contribuir para o trabalho pedagógico de professores ao lidarem com a dimensão atitudinal em sala de aula, para uma tomada de decisão mais consciente e socialmente responsável e, portanto, para o letramento científico dos estudantes.Item O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.(2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália MelissaEste trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.