Navegando por Autor "Silva, Talis Augusto de Souza"
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Item Formação do gestor escolar em cursos presenciais de pedagogia no Estado de Minas Gerais.(2023) Silva, Talis Augusto de Souza; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Marcelo Donizete da; Nogueira, Vera LúciaEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objeto de estudo a formação do gestor escolar nos cursos presenciais de Pedagogia em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais: universidades públicas federais, estaduais bem como uma privada. O objetivo principal da investigação foi analisar como estão estruturados esses cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial do pedagogo/gestor. Desde a criação do curso de Pedagogia, em 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia, inúmeras legislações surgiram e foram implementadas para normatizá-lo e, também, o campo de atuação do profissional pedagogo. Esta pesquisa, para além da trajetória de institucionalização do curso de Pedagogia, trouxe a discussão acerca do lócus de formação do gestor escolar e do conceito da Nova Gestão Pública (NGP), introduzida no Brasil na década de 1990. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, e que se caracterizou, quanto aos objetivos, como pesquisa de natureza exploratória. Na investigação, foram analisados os projetos pedagógicos, a matriz curricular e o ementário das disciplinas dos cursos de Pedagogia. A análise dos dados foi realizada com base no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2002). A partir dela, identificamos que é destinada uma pequena carga horária para a formação do gestor escolar, embora os projetos pedagógicos dos cursos garantam uma formação de acordo com a Resolução CNE/CP n.o 1/2006, que define que os egressos devem estar aptos para atuar na docência, gestão e difusão do conhecimento. Além disso, foi possível identificar que há IES que não oportunizam atividades de estágio na área da gestão e que trazem, em seus ementários, conteúdos relacionados à NGP.