Navegando por Autor "Silva, Siomara Aparecida da"
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Item Análise da incidência de contra-ataques no futsal da equipe do Corinthians categoria sub 20 campeã estadual 2016.(2018) Silva, Marcos Vinícius Santos; Silva, César Milagres da; Matsimbe, Bernardo Pedro; Silva, Siomara Aparecida daO futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, contudo ainda é o esporte que menos ocorre compartilhamento técnico, tático e estratégico entre seus adeptos no país, partindo deste princípio o presente estudo teve como objetivo analisar quantitativamente as jogadas ofensivas de contra-ataques da equipe sub 20 do Corinthians. Foram observadas 14 partidas do campeonato Estadual 2016 e utilizado a coleta de dados por meio de vídeos retirados do Youtube™. As variáveis utilizadas para configurar as origens dos gols de contra-ataque foram: O setor em que a bola foi roubada, as características dos contra-ataques, a zona de finalização e o aproveitamento das finalizações. No total houveram 83 gols marcados, 28 gols (34%) foram de contra-ataques, desses 28 gols, 17 foram feitos na fase classificatória e 11 gols na fase final. Houve uma Incidência maior da saída de contra-ataque nas zonas centrais da defesa SDC1 (16%) e SDC2 (21%), foi possível relatar uma tendência maior da equipe em adotar o contra-ataque assistido pelo jogador de linha, uma média de 6,5 por partida na primeira fase e 5,3 na fase final. Foi identificado um índice de aproveitamento das finalizações em gol após o contra-ataque de 30% e as finalizações foram concluídas em sua grande maioria na zona central ofensiva (45%).Item Análise dos conteúdos da capacidade de jogo dentro de um programa esportivo.(2019) Silva, Siomara Aparecida da; Paiva, Edson Adriano Nogueira de; Matos, Eden Schmidt de; Ferreira, Hélen Cristina CunhaO objetivo desse estudo foi verificar o quantitativo dos conteúdos no desenvolvimento da capacidade de jogo do ensino dos jogos esportivos coletivos. Para tal, foram filmadas 12 aulas de duas turmas na faixa etária de 9 a 12 anos. Para análise dos vídeos, foi desenvolvida uma planilha contendo os conteúdos da Aprendizagem Tática (AT) e Aprendizagem Motora (AM). Os resultados da análise indicaram que a AM foi desenvolvida de forma adequada e a AT não atingiu valores próximos da metodologia proposta. As habilidades motoras relacionadas às mãos tiveram prevalência sobre as habilidades motoras com os pés e com raquete. Considera-se possível verificar o quantitativo dos conteúdos desenvolvidos, por apresentarem relação com o planejamento proposto pela teoria que sustenta o programa.Item Análise dos parâmetros técnico-tático dos gols da Liga Espanhola de Futsal 2015/2016.(2018) Giani, Guilherme; Soares, Gabriela Faria; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo desse estudo foi analisar os gols da Liga Espanhola de Futsal da temporada 2015/2016. Para isso foram identificadas as ações técnico-táticas que originaram os gols, sendo ataque posicional, contra-ataque, bola parada, ataque de goleiro linha e marcação de goleiro linha. Para esse estudo foi adotado o método quantitativo, descritivo observacional. A amostra foi composta pelos 1875 gols dos 259 jogos da LNFS 2015/2016. Para a coleta dos dados foram utilizados vídeos dos gols encontrados no site oficial da competição ou no canal oficial da competição no Youtube. Os dados foram anotados em planilha elaborada especificamente para esse trabalho no programa Excel 2013. Foi utilizado para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 20, foi utilizado frequência absoluta para os dados gerais para, e para a fidedignidade usou o teste Alpha de Cronbach. Verificou-se que o ataque posicional foi a ação técnico-tática mais recorrente nos gols do campeonato, com 34% dos gols, seguido do contra-ataque com 26% e bola parada com 22%. O uso do ataque de goleiro linha mostrou-se eficiente, uma vez que 8% dos gols marcados na competição foi com a utilização do ataque de goleiro linha, enquanto 6% com a marcação de goleiro linha. Os resultados servem como referência para planificar e organizar os treinamentos, pois os dados foram encontrados em jogos de alto rendimento. Faz-se necessário novos estudos em outros campeonatos de alto rendimento e que comparem os gols marcados com ataque de goleiro linha e marcação de goleiro linha.Item Coordenação motora de escolares do Ensino Fundamental : influência de um programa de intervenção.(2017) Fernandes, Swand de Paula; Moura, Samara Silva de; Silva, Siomara Aparecida daO desenvolvimento da criança é um processo contínuo, dinâmico e não linear, no qual o movimento configura uma das necessidades vitais do ser humano. Este estudo quase-experimental teve por objetivo analisar a magnitude da mudança no nível coordenativo de 43 escolares com idade entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, submetidos a dois distintos programas de intervenção de atividades físicas, separados em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Para avaliar a coordenação motora utilizou-se o Körperkoordinationstest Test Für Kinder (KTK). Os dados foram submetidos à análise estatística aplicando-se os testes de normalidade e t – student (para amostras independentes e para amostras pareadas). Os resultados indicaram que, no geral, os meninos obtiveram escores médios superiores aos das meninas, e, houve um decréscimo nos níveis de coordenação em escolares com idade mais avançada. Além disso, constatou-se que o GE obteve índices mais elevados que o GC.Item Coordenação motora e índice de desenvolvimento da educação básica : uma relação pedagógica.(2013) Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaramse duas coletas (pré e pósteste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do TStudent independente e pareado foram feitas as comparações. Verificouse uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.Item Copa América x Eurocopa, particularidades e similaridades : um estudo comparativo dos gols na edição 2016.(2021) Oliveira, Luís César Madruga Santiago de; Velten, Marcella de Castro Campos; Silva, Siomara Aparecida daAnalisamos as características dos gols da Copa América Centenário e Eurocopa, ambas realizadas em 2016, sediadas nos Estados Unidos e França respectivamente. A busca foi feita através de variáveis como identificação do tipo de finalização, tempo de jogo no momento do gol, momento de jogo, zona de finalização e zona de assistência. Observamos 83 jogos com 199 gols, sendo ao todo 32 jogos e 91 gols da Copa América e 51 jogos e 108 gols da Eurocopa, com médias de 2,84 e 2,12 gols por jogo e 33 e 44 minutos por gol respectivamente. Houve predominância de gols com o pé direito, sendo a zona de finalização central a mais utilizada. Maior predominância de gols ocorreu por organização ofensiva para ambas as competições, mas estas distinguiram-se nos tempos em que ocorreram os gols, sendo mais frequentes no terço inicial de jogo na Copa América, e no terço inicial da segunda etapa e terço final dos dois tempos na Eurocopa. Quanto às zonas de assistência, observou-se uma maior exploração dos espaços do campo na Eurocopa, enquanto na Copa América o corredor central foi mais utilizado. O setor intermediário foi mais aproveitado para as jogadas de bola parada de tiro indireto nas duas competições, e se destacou na Copa América o aproveitamento da região próxima ao centro de campo e lateral da grande área. São necessárias mais pesquisas para compreender a disparidade nos resultados de ambas as Copas, além da relevância dos arremessos laterais nas jogadas que terminam em gols.Item Efeito da idade relativa nas seleções mundiais de base sub 17 e sub 20.(2018) Julião, Rodrigo Odair Oliveira; Silva, César Milagres da; Braga, Wanda Maria Costa; Silva, Siomara Aparecida daO presente estudo objetivou investigar a presença dos Efeitos da Idade Relativa nas seleções de base que participaram dos mundiais sub 17 e sub 20 no ano de 2017. A amostra foi constituída por 462 atletas, sendo 231 da categoria sub 17 e 231 da categoria sub 20. Todos foram divididos por quartis baseados no seu mês de nascimento. Os resultados evidenciam uma consistente superioridade de atletas nascidos nos Q1 e Q2, nas duas categorias, mas com uma pequena migração no número de atletas para Q3 e Q4 na categoria sub 20. Assim, Efeitos da Idade Relativa esteve presente nos dois mundiais de base, sub 17 e sub 20 de 2017, e que não há um critério de seleção que considere por base a data de nascimento, mas sim uma tendência em escolher atletas mais maturados nas categorias de base.Item Efeito da prática esportiva sistematizada no desempenho coordenativo com bola de escolares.(2018) Silva, Siomara Aparecida da; Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima CamposEste estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.Item O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar.(2019) Correa, Mariana Mendes Luiz; Freitas, Tatiane Cristina Rodrigues; Silva, Siomara Aparecida daIntrodução: A educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais. Os mais comuns geralmente escolhidos pelos professores, são os esportes coletivos futebol/futsal, basquetebol, voleibol e handebol, que formam uma monocultura de cinco modalidades. As atividades propostas nas aulas necessitam incluir novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: Verificar as possibilidades da inserção dos esportes de raquete nas aulas de Educação Física Escolar dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos. Métodos: Através de observações da aplicação de atividades em vinte aulas, foi realizada a análise de conteúdo. Resultados: Ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada. Quebrar o paradigma da monocultura não é uma tarefa fácil, principalmente por existir a dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: Portanto, a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.Item Ensino dos jogos esportivos na educação física escolar : o desenvolvimento da capacidade de jogo.(2015) Silva, Siomara Aparecida daSistematizar os conteúdos da Educação Física na escola, contemplando os vários anos da educação básica de forma que o processo de ensino seja favorecido ainda é uma dificuldade para muitos professores. Desta maneira o objetivo deste estudo é conhecer a realidade da Educação Física escolar,e com base nesta planejar e executar atividades para o ensino dos esportes com o tema jogos esportivos, na busca da sistematização do processo de ensino da capacidade de jogo. Para tal, foram observadas aulas de Educação Física do ensino fundamental anos finais, de um professor em uma escola municipal da cidade de Ouro Preto-MG,durante o primeiro semestre letivo do ano de 2012. Após as observações registradas em um diário de campo foram realizados estudos teóricos no intuito de propor um planejamento para o ensino dos jogos esportivos coletivos que alcançasse uma possível sistematização. Através dos estudos foi escolhida a Metodologia da Iniciação Esportiva para a realização do planejamento das atividades que foram aplicadas durante o segundo semestre letivo do mesmo ano pelo pesquisador deste estudo. A execução das atividades planejadas foi registrada no diário de campo. Os resultados desta pesquisa indicam que o professor de Educação Física da escola ainda restringe os conteúdos da Educação Física aos jogos esportivos coletivos e não apresenta indícios de sistematização do mesmo. Existem subsídios teóricos que auxiliam o processo de ensino dos jogos esportivos, estes contribuem para que o planejamento alcance a sistematização dos mesmos. Consideramos que o profissional de Educação Física deve trabalhar de maneira planejada, orientada e sistematizada, mesmo que o seu principal conteúdo seja os jogos esportivos coletivos, pois, é possível aplicar a Metodologia da Iniciação Esportiva no contexto escolar, desenvolvendo a capacidade de jogo.Item Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.(2021) Silva, Siomara Aparecida da; Matos, Eden Schmidt de; Velten, Marcella de Castro CamposO objetivo do trabalho foi analisar a influência da utilização dos exergames como parte integrante no conteúdo da Educação Física Escolar na coordenação motora dos estudantes. Três grupos experimentais (GE) participaram das 18 intervenções com exergames, jogos em quadra, ou aulas alternadas, respectivamente, enquanto o grupo controle (GC) seguiu com as aulas regulares de Educação Física. Testes de coordenação motora foram aplicados antes e após as intervenções. Os dados foram analisados através de medidas de tendências centrais, com comparações entre grupos (Kruskal-Wallis) e, para cada grupo, comparações entre momentos (Wilcoxon para amostras pareadas) e cálculo do tamanho do efeito. Não houve diferença significativa entre GC e GE, mas houve grande efeito para todos os grupos experimentais, principalmente no de exergames, em quase todas as habilidades. O uso dos exergames no contexto escolar pode promover uma ampliação do repertório motor da criança e o aperfeiçoamento de algumas habilidades de maneira lúdica, o que geralmente não ocorre em aulas de educação física sem organização do conteúdo.Item Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.(2017) Medeiros, Pâmella de; Capistrano, Renata; Zequinão, Marcela Almeida; Silva, Siomara Aparecida da; Beltrame, Thais Silva; Cardoso, Fernando LuizObjetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.Item Fidedignidade de atividades para o desenvolvimento da capacidade de jogo nos esportes coletivos.(2013) Teixeira, Alex Rodrigues; Silva, Siomara Aparecida daComo os conteúdos de ensino dos jogos esportivos são ensinados aos futuros professores de educação física? Analisando a concordância entre juízes sobre parâmetros do desenvolvimento da capacidade de jogo, pretendeuse neste estudo identificar dificuldades no processo de ensino aprendizagem. Cinco juízes avaliaram atividades indicando os parâmetros que a mesma objetivava desenvolver. Os resultados de concordância entre os juízes e dos mesmos com o gabarito demonstram maior dificuldade de identificar os parâmetros das capacidades táticas e certa facilidade para a coordenação motora. Aplicar uma proposta que organiza o processo de ensino ao longo dos anos requer conhecimento e dedicação para assegurar mudanças nos resultados.Item Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying.(2018) Martins, Maxiano Dâmaso; Silva, Siomara Aparecida da; Coelho, Daniel Barbosa; Oliveira, Lenice Kappes Becker; Oliveira, Emerson Cruz deO objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Esperase que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.Item Influência da pandemia da covid-19 na qualidade de vida de estudantes universitários.(2022) Silva, Siomara Aparecida da; Matos, Eden Schmidt deBuscando compreender a percepção da Qualidade de Vida (QV), o trabalho objetivou verificar a influência do isolamento social devido à pandemia da covid-19 na autopercepção de qualidade de vida dos ingressantes nos cursos de Educação Física. Para isso, foi utilizado o questionário o WHOQOL-Bref. Foi possível perceber que os alunos de 2ª entrada, antes do isolamento, apresentaram maiores escores nos domínios físicos, psíquico e ambiente, enquanto os alunos de durante a pandemia tiveram uma inversão destas respostas. Os estudantes universitários de 1ª entrada apresentaram maiores escores significativos para estes domínios. A pandemia com o isolamento social influenciou na percepção da qualidade de vida de estudantes universitários, sendo importante o desenvolvimento de programas de intervenção para um melhor desempenho dos graduandos e da qualidade de vida.Item Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.(2021) Silva, Siomara Aparecida da; Silva, César Milagres da; Velten, Marcella de Castro CamposPráticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.Item Um mergulho na metodologia de ensino do esporte.(2016) Bibbó, Caroline Bertarelli; Silva, Siomara Aparecida daOs métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: Métodos Tradicionais e Novas Abordagens. O estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem (pautados na Metodologia Gustavo Borges), registradas em diário de campo e filmagens com áudio. Considerando organização dos conteúdos, oferecimento de instruções e informações, e utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme à situação e às necessidades de cada aluno.Item Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal.(2015) Teixeira, Alex Rodrigues; Silva, Siomara Aparecida daO presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.Item Perfil do psicomotricista no Brasil : o nascer para a formação inicial.(2022) Silva, Siomara Aparecida da; Souza, Elisângela Aparecida de; Costa, Marina Catolé Guimarães CordeiroEnquanto ainda não se tem a graduação em Psicomotricidade no Brasil, o interesse em identificar o perfil do profissional que atua nesta área contribuirá com a ascensão da profissão, bem como, com os respaldos científicos necessários para o aporte teórico da área. Além disso, saber como o atual psicomotricista atuou durante o período de isolamento social reforça a importância desta profissão. A influência da formação inicial na atuação profissional, juntamente com as vivencias pessoais, predizem as crenças. Assim, através de um questionário on-line foi identificado o predomínio da participação das mulheres na atuação na Psicomotricidade. As profissões que buscam se capacitarem em uma pós-graduação lato sensu advém da Pedagogia, da Educação Física e da Psicologia como predomínio. Seu principal campo de atuação é a clínica e o mesmo foi continuado durante a pandemia e expandido para o home care, em muitos casos, pela necessidade de atendimento. Por fim, não há uma identidade definida do psicomotricista no Brasil. Importante ainda, ressaltar que durante a pandemia os atendimentos continuaram presencialmente no âmbito clínico, dentro de uma perspectiva remota, na maior parte dos acompanhamentos.Item Prática extracurricular e rendimento escolar.(2017) Cota, Samir Gomes Figueiredo; Soares, Gabriela Faria; Oliveira, Mateus de; Silva, Siomara Aparecida daO objetivo deste estudo é verificar a relação entre a coordenação motora com bola e sua interferência no rendimento escolar de crianças que praticam futsal na cidade de Ouro Preto-MG. A amostra deste estudo é composta de 56 escolares Ouro-pretanos, estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com a faixa etária de 09 a 13 anos do sexo masculino, que praticam futsal duas vezes por semana no contra turno escolar. Foi utilizado o teste de coordenação com bola (TECOBOL) para avaliação do desempenho motor e foi utilizado as notas com estimativa para mensuração do rendimento escolar. Os alunos que cursavam os anos finais apresentaram uma média de rendimento escolar superior aos que estavam cursando os anos iniciais, exceto na habilidade condução. Pode se concluir que existe diferença no rendimento escolar dos diferentes ciclos de ensino, mas essa diferença pode não está relacionada apenas a prática de atividades extracurriculares.