Navegando por Autor "Silva, Sérgio Raimundo Elias da"
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Item Considerações básicas sobre pesquisa em sala de aula.(1998) Coura Sobrinho, Jerônimo; Silva, Sérgio Raimundo Elias daThis paper discusses some general elements on classroom research through a brief idea of this type of research as well as through some basic concepts about it. In addition, the most common research methods used in this context are described and the ways to collect and analyse the data are discussed.Item Crenças e representacõess de professores de Língua Inglesa sobre a formacão continuada.(2013) Costa, Andréa de Barros; Silva, Sérgio Raimundo Elias daO objetivo desta pesquisa é investigar as práticas discursivas de professores de língua inglesa de escolas públicas a fim de analisar suas crenças e representações sobre a formação continuada, por meio de uma ressignificação dialógica entre teorias sobre crenças e representações sociais. O referencial teórico está fundamentado nos estudos sobre crenças (BARCELOS; KALAJA, 2003; BARCELOS, 2006, 2007; SILVA, 2007, 2010), representações sociais (JODELET, 2001; MOSCOVICI, 2001, 2004, 2007), imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2006, 2007) e formação continuada (GATTI, 2008, 2011; GIMENEZ, 2002; DUTRA; MELLO, 2009). A metodologia da pesquisa é qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados constituem-se de um questionário, uma entrevista e uma narrativa de dois professores de LI de escolas públicas de uma cidade da região sudeste brasileira. A análise dos dados apresenta as crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada, por meio de quatro categorias temáticas que foram inferidas a partir da leitura dos próprios dados: a) crenças e representações dos professores de LI sobre cursos de formação continuada; b) crenças e representações dos professores de LI sobre a disponibilidade de tempo para a formação continuada; c) crenças e representações dos professores de LI sobre as novas tecnologias na formação continuada e no ensino de LI; d) crenças e representações dos professores de LI sobre as políticas públicas educacionais para a formação continuada. Os resultados apontam que as crenças e representações dos professores de LI sobre a formação continuada, além de serem inseridas em categorias temáticas, podem ser ressignificadas de forma dialógica e caracterizadas como mediadas, dinâmicas e emergentes, paradoxais e contraditórias, experienciais e sociais, polifônicas, críticas e reflexivas. As duas últimas caracterizações emergiram ao longo desse trabalho de pesquisa, e as anteriores são confirmações dos trabalhos sobre crenças de Barcelos e Kalaja (2003) e Barcelos (2006) em diálogo com as representações sociais de Moscovici (2001, 2004, 2007). Nosso propósito com a caracterização das crenças e representações polifônicas, críticas e reflexivas é o de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de crenças e representações de professores de LI sobre a formação continuada. Essa pesquisa visa ainda colaborar para a formação continuada dos professores de LI das escolas públicas por meio de reflexões a respeito de suas crenças e representações, bem como colaborar para que o contexto desses professores seja conhecido e considerado no desenvolvimento de programas de formação continuada.Item Modelagem do perfil sistêmico do gênero relato pessoal aplicada ao contexto de produção em língua inglesa a partir da implementação do programa de ensino-aprendizagem Ler para Aprender.(2022) Andrade, Nathan Botelho; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Oliveira, Francieli SilvériaEsta dissertação de mestrado visou a desenvolver um modelo linguístico-descritivo com potencial de aplicação do gênero Relato Pessoal, integrante da família das “Estórias”, a partir da implementação do Programa de Ensino-aprendizagem Ler para Aprender (LPA) e tendo como base a modelagem linguística. A pesquisa foi orientada teoricamente pelos escopos da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente da modelagem linguística, dos Estudos Multilíngues, da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras e da Linguística Aplicável. Um corpus de nove textos do gênero Relato Pessoal foi compilado, anotado e analisado de acordo com as categorias do Registro e estrutura do Gênero. O corpus fora classificado pela tipologia e topologia da língua no contexto de cultura e compõe o processo sociosemiótico Relatar. Após as análises, foi possível perceber que a composição do Registro para o gênero Relato Pessoal, bem como sua estrutura genérica: Orientação (ambientação) ^ Eventos (descrição dos eventos) ^ Reorientação (nova ambientação). A seguir, uma proposta com potencial de aplicação do modelo fora apresentada a partir da implementação do Ciclo LPA. Considerando as ponderações teóricas e análises feitas, foi possível perceber que: (i) a modelagem linguística do gênero Relato Pessoal possibilitou a compreensão da frequência da ocorrência dos elementos textuais desse gênero; (ii) essa frequência contribui diretamente para o suprimento de uma demanda da LA, através da compreensão do mapeamento linguístico do gênero em evidência, uma vez que foram mapeadas suas categorias do Registro e de gênero; (iii) a implementação do modelo linguístico através do Programa LPA, derivado da PG, mostrou que essa é uma abordagem eficaz com o potencial de desenvolver práticas de leitura e escrita em suas mais diversas versões, além de ser pautada nos preceitos da LSF; (iv) a compreensão de um gênero instrumentaliza os alunos com um recurso metodológico que lhes orientam à uma produção textual consciente e linguisticamente eficaz.Item A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro; Silva, Sérgio Raimundo Elias daUm tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.Item Representações de aprendizes do ensino médio público sobre o uso de tradução nas aulas de língua inglesa.(2021) Braga, Allissa Perdigão; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Coelho, Hilda Simone HenriquesApesar das várias concepções possíveis para o termo “tradução”, remeto-me ao conceito de “tradução pedagógica”, isto é, a tradução que é utilizada ao longo do processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE). Como objetivo da pesquisa, investigo as representações de aprendizes do Ensino Médio (EM) público no que tange à utilização de tradução pedagógica durante as aulas de Língua Inglesa (LI). A pesquisa tem uma base qualitativa e quantitativa, e foi realizada por meio de um estudo de caso com aprendizes de LI do terceiro ano do EM público estadual. Os instrumentos de geração de dados utilizados são um questionário e uma entrevista semiestruturada e, para a análise dos dados, são utilizados pressupostos da Análise do Discurso (AD) franco-brasileira. Os dizeres dos participantes indicam que eles entendem a tradução como um recurso que auxilia a compreensão textual, que permite a aprendizagem de novo vocabulário e que ajuda na memorização. Os dados apontam que o tipo de tradução mais utilizado pelos aprendizes é a “interlingual”, e que eles esperam que essa seja a modalidade utilizada pelo professor. Os Recortes Discursivos (RD) atribuem o uso da tradução ao intuito de desenvolver exercícios em sala de aula para entender o que está sendo discutido, para aprender novo vocabulário e para sanar dúvidas. Mostram ainda que as atividades em que os participantes mais fazem uso da tradução são as de compreensão textual e exercícios de gramática. Dito isso, as representações presentes nos dizeres dos participantes, levaram-me a concluir que a tradução é utilizada como um recurso pedagógico que facilita a aprendizagem dos aprendizes.