Navegando por Autor "Silva, Marcela Santos da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Identificação modal de pontes ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás e modelagem numérica via método dos elementos finitos.(2016) Silva, Marcela Santos da; Neves, Francisco de Assis das; Neves, Francisco de Assis das; Cury, Alexandre Abrahão; Guimarães, Gustavo PaulinelliA utilização e os efeitos do tempo podem afetar o comportamento de uma estrutura. Problemas como pequenas fissuras, oxidação de elementos de aço e até mesmo deslocamentos excessivos em alguns pontos poderão surgir. Em virtude disso, o monitoramento de pontes por meio de ensaios experimentais tem ganhado mais importância nos dias atuais, por permitir a identificação das suas características dinâmicas. Tais características (frequências naturais, modos de vibração e taxa de amortecimento) podem ser obtidas por meio de ensaios tradicionais de vibração forçada, que se baseiam na medição da resposta da estrutura sujeita a uma excitação induzida com magnitude conhecida, ou a partir de ensaios de vibração livre ou ambiente, em que apenas a resposta da estrutura é medida. No presente trabalho o objeto de estudo é uma ponte em concreto armado, com extensão total de 60 metros, constituída por 03 (três) vãos contínuos de 20 metros cada. Nele são feitas análises, utilizando os dados obtidos experimentalmente no ensaio com vibrações com características aleatórias introduzidas por pessoas saltando ao longo da ponte. O software comercial ARTeMIS Modal é utilizado com o intuito de extrair os parâmetros modais da estrutura, utilizando os métodos de identificação modal de decomposição no domínio da frequência (FDD), decomposição no domínio da frequência aprimorado (EFDD) e o identificação estocástica de subespaço (SSI-UPC). Posteriormente os resultados são comparados com os obtidos no modelo numérico, desenvolvido no CSiBridge.Item Modal identification of bridge 44 of the Carajás railroad and numerical modeling using the finite element method.(2020) Silva, Marcela Santos da; Neves, Francisco de Assis dasRegular use and the effects of time can affect the behavior of a structure. Over time, problems such as the occurrence of small fissures, oxidation of steel elements, and excessive displacements at some points may arise in a structure. In this context, the monitoring of structures through experimental tests has gained more importance, because it allows for the identification of the dynamic characteristics (natural frequencies, mode shapes, and damping rate) of structures. The dynamic characteristics can be obtained through forced vibration tests, which are based on measuring the response of a structure subjected to an excitation of known magnitude, or through tests in which only the structural response is measured, such as free vibration and ambient vibration tests. The present study aims to identify the modal parameters of bridge 44 of the Carajás Railroad, using experimental data obtained on site by monitoring the vibration caused by a group of people jumping, and it compares them with the results obtained through numerical modeling performed using the finite element method, developed in CSiBridge. The modal parameters were obtained using the commercial software ARTeMIS Modal, and stochastic subspace identification was used for modal identification.