Navegando por Autor "Silva, César Milagres da"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise da incidência de contra-ataques no futsal da equipe do Corinthians categoria sub 20 campeã estadual 2016.(2018) Silva, Marcos Vinícius Santos; Silva, César Milagres da; Matsimbe, Bernardo Pedro; Silva, Siomara Aparecida daO futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, contudo ainda é o esporte que menos ocorre compartilhamento técnico, tático e estratégico entre seus adeptos no país, partindo deste princípio o presente estudo teve como objetivo analisar quantitativamente as jogadas ofensivas de contra-ataques da equipe sub 20 do Corinthians. Foram observadas 14 partidas do campeonato Estadual 2016 e utilizado a coleta de dados por meio de vídeos retirados do Youtube™. As variáveis utilizadas para configurar as origens dos gols de contra-ataque foram: O setor em que a bola foi roubada, as características dos contra-ataques, a zona de finalização e o aproveitamento das finalizações. No total houveram 83 gols marcados, 28 gols (34%) foram de contra-ataques, desses 28 gols, 17 foram feitos na fase classificatória e 11 gols na fase final. Houve uma Incidência maior da saída de contra-ataque nas zonas centrais da defesa SDC1 (16%) e SDC2 (21%), foi possível relatar uma tendência maior da equipe em adotar o contra-ataque assistido pelo jogador de linha, uma média de 6,5 por partida na primeira fase e 5,3 na fase final. Foi identificado um índice de aproveitamento das finalizações em gol após o contra-ataque de 30% e as finalizações foram concluídas em sua grande maioria na zona central ofensiva (45%).Item Efeito da idade relativa nas seleções mundiais de base sub 17 e sub 20.(2018) Julião, Rodrigo Odair Oliveira; Silva, César Milagres da; Braga, Wanda Maria Costa; Silva, Siomara Aparecida daO presente estudo objetivou investigar a presença dos Efeitos da Idade Relativa nas seleções de base que participaram dos mundiais sub 17 e sub 20 no ano de 2017. A amostra foi constituída por 462 atletas, sendo 231 da categoria sub 17 e 231 da categoria sub 20. Todos foram divididos por quartis baseados no seu mês de nascimento. Os resultados evidenciam uma consistente superioridade de atletas nascidos nos Q1 e Q2, nas duas categorias, mas com uma pequena migração no número de atletas para Q3 e Q4 na categoria sub 20. Assim, Efeitos da Idade Relativa esteve presente nos dois mundiais de base, sub 17 e sub 20 de 2017, e que não há um critério de seleção que considere por base a data de nascimento, mas sim uma tendência em escolher atletas mais maturados nas categorias de base.Item Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.(2021) Silva, Siomara Aparecida da; Silva, César Milagres da; Velten, Marcella de Castro CamposPráticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.Item Prevalência de ações táticas ofensivas de grupo no Campeonato Brasileiro de Futebol Série A (2018 e 2019).(2021) Nascimento, Allan Gabriel Silva; Caríssimo, João Marcelo Niquini; Silva, César Milagres da; Silva, Siomara Aparecida daINTRODUÇÃO: O futebol é um dos esportes mais populares, sendo a tática um dos quesitos fundamentais para o sucesso. OBJETIVO: Identificar a associação entre os quantitativos das ações táticas ofensivas de grupo e os parâmetros de resultados das equipes mais bem colocadas no Campeonato Brasileiro Série A, temporadas 2018 e 2019. MÉTODOS: Analisaram-se as seis equipes primeiras colocadas do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A 2018 e 2019. O instrumento utilizado foi o Footstats. Foi realizada a análise descritiva das ações táticas ofensivas de grupo e a correlação de Spearman rho entre as variáveis das ações táticas com gols pró e pontos por meio do SPSSTM v. 23. RESULTADOS: A ação tática ofensiva de grupo “virada de bola” obteve associações significativas com “pontos” (r=0,829; p=0,042) e “gols pró” (r=0,943; p=0,005) no campeonato de 2018. No campeonato de 2019, as ações táticas ofensivas de grupo “assistências” e “cruzamentos” evidenciaram associação significativa com “pontos” (r=0,812; p=0,050 e r=0,928; p=0,008, respectivamente), “gols pró” com “virada de bola” (r=0,943; p=0,005) e “pontos” (r=0,812; p=0,050). CONCLUSÃO: As ações táticas ofensivas de grupo associaram-se com gols pró e pontos na classificação final das primeiras equipes em ambos os anos. Destaca-se a “virada de bola” no campeonato de 2018, além de “assistências” e “cruzamento” na edição de 2019, como ações que podem ser relevantes para a conquista dos pontos e por consequência melhores resultados dentro de tais competições.Item Reference values for the teaching-learning-training process of the infant-juvenile Mozambican Basketball.(2020) Matsimbe, Bernardo Pedro; Silva, César Milagres da; Nhantumbo, Leonardo Lúcio; Silva, Siomara Aparecida daThe reference values are very useful to distinguish, in this case, the performance of coordination of technical skills and motor skills with ball, allowing an evaluation to be performed in order to help in the teaching-learning-training process. The aim of this study was to propose reference values of ball coordination of basketball-specific skills and motor skills for the teaching-learning-coaching process of the Mozambican children and youth athlete. A total of 165 young men and women aged 15 to 16 years old were evaluated, being 99 male (15.7±0.46) and 66 females (15.48±0.50). Of this universe, 30 athletes were an integral part of the national team under-16 teams that participated in the African Championship of Basketball (Afrobasket’2017) being 15 athletes by sex. For the motor skills evaluation (cardiopulmonary resistance), displacement velocity, abdominal strength and endurance, upper limb resistance, upper limb explosive force, static vertical propulsion, vertical propulsion with counter-movement, agility, flexibility; for coordination with ball pass, dribble, throw and defensive lateral slide tests were evaluated A significant (p˂0.05) effect of sex was evident in all tests except displacement velocity and throwing ability. Based on the results found, the reference values of motor skills and basketball-specific skills for the teaching-learning-coaching process of the Mozambican childyouth athlete were established according to gender and it was possible to find the sampled athletes within the proposed cut-off points.Item Relação entre o nível de atividade física e a quantidade de medicamentos utilizados por idosos hipertensos.(2021) Pena, Arthur Mol Ferreira; Pires, Larissa Vitalina de Medeiros; Côrrea, Karine Marlleny Neves; Oliveira, Fernanda Carvalho Bitencourt de; Martins Junior, Francisco de Assis Dias; Silva, César Milagres da; Watai, Patrícia Yoshie; Guimarães, Andrea Grabe; Oliveira, Lenice Kappes BeckerAtividades físicas (AF) regulares podem gerar benefícios para a saúde, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Para a realização do estudo, setenta e três idosos da cidade de Ouro Preto, Brasil, com idade média de 69 ± 7 anos responderam a questões que avaliaram o nível de atividade física (AF) através do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), assim como os fármacos que utilizavam. Trata-se de uma análise transversal em que o objetivo foi investigar o nível de AF e o número de medicamentos utilizados. Antes, durante e após as entrevistas, foram aferidas a frequência cardíaca (FC) através do monitor cardíaco Polar (FT4®) e a pressão arterial (PA) utilizando o Esfigmomanômetro (Aneroide Premium®). Os resultados são apresentados de forma descritiva e apontaram uma relação inversa entre o nível de atividade física e a quantidade total de medicamentos. Ao avaliar a quantidade de fármacos utilizados para o tratamento da HAS, esta foi igual em todos os níveis, indicando a AF como marcador essencial na redução de medicação consumida pela população idosa.Item The influence of body composition on the motor capacities of first-year university students from Physical Education course.(2020) Silva, César Milagres da; Barros, Thiago da Costa; Silva, Siomara Aparecida daUniversity entrance is a milestone in behavior change for young people. Changes that occur during university attendance are crucial for a healthy adult life. Worldwide high rates of obesity and low levels of physical activity are worrying, and they are related to motor coordination, which is a predictor of sustained motor practice. Objective: To analyze the influence of body composition on the motor skills of incoming university students. Methods: 137 university students of the program in Physical Education (21.8±3.6 years) took part in the study. Body composition (body mass index, percentage of fat, waist/hip ratio), motor coordination without/with ball (KTK and TECOBOL-short tests), and physical fitness tests (PROESP-br) were analyzed through descriptive statistics, t-student test and Pearson correlation. The statistical significance was p≤0.05. Results: Comparisons between sexes revealed differences in the physical and motor tests, with the exception of the sit-and-reach tests and the balance beam. There was correlation between body composition and both physical and motor tests. Moreover, the percentage of fat was correlated with cardiorespiratory fitness tests (r=-0.769; p≤0.001), lower limb strength (r=-0.710; p≤0.001), upper limb strength (r=-0.604; p≤0.001), velocity (r=0.672; p≤0.001), and dribble of TECOBOL (r=0.502; p≤0.001). Conclusion: Motor skills are related to body composition indicators in young university students who engaged in Physical Education program.