Navegando por Autor "Silva, Ana Carolina da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Associação entre o polimorfismo ACTN3-R577X, status de sarcopenia e desempenho físico de indivíduos com 50 anos ou mais, pré e pós treinamento de força.(2021) Silva, Ana Carolina da; Coelho, Daniel Barbosa; Cruz, Izinara Rosse da; Coelho, Daniel Barbosa; Cruz, Izinara Rosse da; Oliveira, Lenice Kappes Becker; Ferreira Júnior, João BatistaA sarcopenia, doença de etiologia multifatorial, é caracterizada pela perda de massa e força musculares em idosos. Recentemente o fator genético tem sido atribuído como contribuinte para variação na massa magra. O gene ACTN3 codifica a proteína α-actinina-3 presente nas fibras musculares do tipo II, e se relaciona diretamente com a força e massa muscular. O polimorfismo ACTN3-R577X altera a expressão desta proteína, e tem sido relacionado à uma queda mais rápida de força e função musculares. A partir disso, o objetivo deste estudo é verificar, através de uma análise descritiva, seguida de um estudo longitudinal, a associação entre o polimorfismo ACTN3-R577X, o status de sarcopenia de adultos de meia idade e idosos, e sua resposta ao TF progressivo de longa duração. O estudo contou com a participação de 144 indivíduos. Não foi encontrada associação entre os genótipos e o status de sarcopenia. Em relação aos testes de força e desempenho, de maneira transversal, apenas a FPP diferiu significativamente entre indivíduos RR: 25,33 (10,00 - 46,67) kgf e XX: 19,32 (9,53 - 30,67) kgf; (p<0,05). Após 12 semanas de TF foram comparados dois grupos, intervenção (n=39) e controle (n=32). Foi constatada uma diferença em relação a alteração do status de sarcopenia que, no grupo intervenção retrocedeu ou permaneceu favorável para maioria dos participantes, independentemente do perfil genético apresentado. Após 24 semanas, o efeito do treinamento sobre o status de sarcopenia continuou perceptível, porém, assim como no período anterior, não foi observado efeito do genótipo ou de sua interação com o tempo de treinamento. Após 36 semanas foi encontrado efeito do genótipo sobre o %GCT, sugerindo que indivíduos XX tem pior composição corporal que indivíduos RR. A partir destes achados é possível concluir que não há associação do perfil genético para o polimorfismo ACTN3-R577X com o status de sarcopenia, mas sim com o fenótipo de baixa força muscular. Ainda, concluímos que o TF realizado de maneira progressiva e de longa duração beneficia adultos de meia idade e idosos, revertendo ou retardando o desenvolvimento de sarcopenia, independentemente do genótipo apresentado.Item Gênero em Quarto de Despejo : a literatura marginal como instrumento didático.(2019) Silva, Ana Carolina da; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Perpétua, Elzira Divina; Miranda, Shirley Aparecida deNos propomos, neste trabalho, a discutir sobre a importância do debate de gênero nas aulas de literatura, reconhecendo essa disciplina como uma singular facilitadora no processo de reflexão e contextualização dos mais diversos problemas sociais. A relevância dessa discussão se mostra na utilização da literatura marginal como um instrumento didático ante o enfrentamento das manifestações dessa injusta estrutura normativa na educação. Desse modo, ao analisarmos como emergem as questões de gênero em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, nos respaldando no conceito de performatividade de Butler (2003), pensamos que são possíveis outras possibilidades de literatura na escola que trabalhem, consequentemente, outras constituições de sujeitos e viabilizem novas formas de reconhecimento, flexibilizando as ideias normativas do que é ser mulher e criando alternativas, meios de driblar as opressões sociais, questionando-as, ao mesmo tempo em que enaltecemos as vozes de mulheres que nunca puderam falar por si. A pesquisa se deu por meio do diálogo entre a análise de gênero na obra de Carolina e os campos da literatura marginal e das pesquisas de gênero na educação, contando também com uma análise dos livros didáticos de Português do ensino médio da rede pública da cidade de Mariana-MG. Embora houvesse no início da pesquisa a pretensão de se pensar a questão da didática relacionada à utilização da obra em sala de aula, a pesquisa se restringiu à análise do material didático utilizado na cidade. Como resultado, nos deparamos com a força da literatura marginal de Carolina para pensar o gênero nos estudos de literatura e também com a ausência tanto dessa autora quanto a de outras mulheres escritoras nos compêndios escolares.