Navegando por Autor "Silva, Alessandra Pereira da"
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Item Matemática na arte : análise de uma proposta de ensino envolvendo a pintura renascentista e a Geometria em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG).(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Silva, Alessandra Pereira da; Ferreira, Ana CristinaNessa pesquisa, investigamos como a pintura, e em especial, a perspectiva na pintura renascentista, enquanto tema de uma proposta de ensino, pode contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos no 9º ano do Ensino Fundamental. Partimos da compreensão de que a Matemática é um saber social e culturalmente constituído, que influencia e é influenciado por inúmeras práticas sociais (dentre elas, a Arte, mais especificamente, a Pintura) e de que a aprendizagem da Matemática escolar pode ser enriquecida pelo trabalho com esses temas, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, consideramos que a participação dos alunos nas aulas de Matemática deve ser mais ativa, criativa e reflexiva. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se teoricamente nas noções de aprendizagem situada, contextualização e interdisciplinaridade, bem como na noção de empowerment. Participaram do estudo 42 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Belo Horizonte (MG). Ao longo de nove encontros semanais, de 1h40min de duração cada, nos quais desenvolvemos tarefas que buscavam tanto problematizar o papel dos conceitos matemáticos no desenvolvimento da Pintura em distintas épocas, quanto revisar, aprofundar e aprender novos conhecimentos em Geometria a partir do estudo da Pintura, com destaque para o estudo da perspectiva no Renascimento. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, registros produzidos pelos alunos e duas atividades avaliativas. Os resultados indicam que a proposta conseguiu mobilizar o interesse e o envolvimento da maioria do grupo, bem como aprofundar e rever conceitos já estudados, assim conseguindo fazer com que grupo adquirisse o conhecimento de trabalhar com a perspectiva. Há fortes indícios de mudança de participação por parte dos alunos e de uma atitude mais reflexiva acerca dos próprios processos de aprendizagem. Em síntese, verificou-se que abordar a Matemática presente em outras práticas sociais, em especial, na arte e na história, pode se constituir em uma rica oportunidade de aprendizagem. O estudo gerou um livreto, um Produto Educacional, destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.Item Matemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica.(2011) Silva, Alessandra Pereira da; Ferreira, Ana CristinaO potencial pedagógico da História da Matemática tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Educação Matemática há algum tempo e diversas experiências bem sucedidas têm sido relatadas. Aliar a possibilidade de problematizar a evolução de conceitos matemáticos a reflexão acerca do seu processo de construção oportuniza um ensino de Matemática pautado na construção de conhecimento por parte do sujeito em uma perspectiva sócio-histórica. O presente texto apresenta um projeto de pesquisa em elaboração cujo propósito é investigar o potencial de uma proposta de ensino fundamentada nessas ideias para o estudo de Geometria no 2º ano do Ensino Médio. Essa proposta será construída a partir do estudo histórico da Matemática – e mais especificamente, da Geometria – presente nas técnicas de pintura no Renascimento. Dessa forma, Arte e História da Matemática serão aliadas em uma proposta interdisciplinar. Apresentamos aqui uma breve síntese das leituras iniciais sobre o tema e alguns elementos da pesquisa.