Navegando por Autor "Santos, Victor Marcondes de Freitas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.(2016) Coutinho, Francisco Ângelo; Santos, Victor Marcondes de Freitas; Amaral, Ana Cláudia Reis; Santos, Magno Inácio dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Analise de Jesus daO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.