Navegando por Autor "Santos, Fernanda Pereira"
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Item A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.(2017) Santos, Fernanda Pereira; Nunes, Célia Maria Fernandes; Viana, Marger da Conceição VenturaA análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.Item Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.(2017) Santos, Fernanda Pereira; Nunes, Célia Maria Fernandes; Viana, Marger da Conceição VenturaAqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.Item Ensino médio integrado ao técnico : uma análise da disciplina matemática.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Santos, Fernanda Pereira; Nunes, Célia Maria FernandesO presente trabalho se propõe a analisar a disciplina Matemática no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica na perspectiva de um ensino unitário, visando contribuir para efetivação dos objetivos dessa modalidade de ensino no que se refere a disciplina Matemática. O trabalho se fundamentou teoricamente na legislação brasileira e em reflexões de autores que pesquisaram o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. A questão de investigação que norteou o trabalho foi: quais são os conteúdos de Matemática que podem proporcionar compreensões globais da realidade e necessidades dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para a concretização da interdisciplinaridade e contextualização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática? A pesquisa de campo foi realizada com professores da área técnica e estudantes do curso de Agropecuária de um IFET. A pesquisa apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática e que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas e o objetivo formativo profissional do educando.Item Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico.(2011) Santos, Fernanda Pereira; Viana, Marger da Conceição VenturaCom esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução.