Navegando por Autor "Santos, Cláudio Gouvêa dos"
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Item A 2D model of the dynamic of the collision : I 2 -polymeric liquid surfaces of perfluorinatedpolyether (PFPE), polydimetilsiloxane (PDMS) and squalane.(2007) Leal, Alexandre Soares; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Quintella, Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida; Schor, Heloiza Helena RibeiroEste artigo apresenta um modelo em duas dimensões para o espalhamento de I 2 pela superfície de líquidos poliméricos: poliéterperfluorado (PFPE), polidimentilsiloxano (PDMS) e esqualano. A função energia potencial adotada para descrever a interação do gás com a superfície líquida formulada é do tipo LEPS. Cada molécula diatômica I 2 e o potencial I-superfície são representados como uma função de Morse, com parâmetros ajustados de dados experimentais do espalhamento sobre as referidas superfícies. A superfície líquida foi modelada como um oscilador harmônico bidimensional. Os resultados obtidos com este modelo simplificado da superfície reproduzem, satisfatoriamente, os dados experimentais da dinâmica do espalhamento, em que os processos de espalhamento inelástico e captura e desorção são caraterizados. A temperatura vibracional da molécula de I 2 espalhada foi determinada em concordância com os resultados experimentais.Item A abordagem da temática drogas na Educação Básica : projeto de intervenção no ensino de Química para conscientização e prevenção ao tabagismo.(2019) Valadares, Paulo Augusto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Maia, Cristina de Oliveira; Silveira Júnior, Célio daA relação do ensino de Química com a temática drogas possibilita o desenvolvimento de atividades que podem contribuir de forma significativa com o processo de construção do conhecimento, promovendo a aprendizagem por meio da abordagem de um contexto social, no qual muitos alunos estão inseridos. A discussão de temas como as drogas é bastante relevante, pois, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser um espaço privilegiado para o tratamento desse assunto, uma vez que o discernimento quanto ao uso de drogas está diretamente relacionado à formação e vivências afetivas de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Nesse cenário, a compreensão quanto ao uso de drogas, como o tabaco, pode orientar o desenvolvimento da capacidade sócio afetiva em direção a um modo saudável de vida. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a identificação de compostos e grupos funcionais orgânicos e suas relações com a composição e o consumo do tabaco, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de uma oficina educacional e promovida junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, situada no município de Nova Serrana, região centro-oeste de Minas Gerais. A pesquisa teve início com a aplicação de um questionário aos alunos, para análise dos conhecimentos prévios relacionados à temática proposta e foi finalizada com outro questionário para verificação do conhecimento adquirido. A oficina consistiu de duas etapas, sendo a primeira destinada à reprodução e utilização de um jogo didático intitulado “O caminho das funções: um desafio para investigar a composição do cigarro e os efeitos do tabaco no organismo”. A segunda etapa ocorreu com a participação dos alunos no desenvolvimento e na apresentação de um trabalho de conscientização, direcionado por uma atividade experimental voltada para a construção de um dispositivo denominado “Máquina de fumar”. A estratégia de trabalho utilizada neste estudo promoveu o diálogo e a reflexão dos participantes acerca do conjunto de problemas associados à questão do tabagismo, contribuindo para o processo de mediação da aprendizagem das funções da Química Orgânica, sobretudo aquelas presentes na composição do tabaco. Este estudo também possibilitou a conexão de conceitos da Química com o trabalho de conscientização e prevenção, integrando assim educação e saúde no processo de ensino-aprendizagem.Item Automedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos.(2019) Barsante, Dolhavan Jhonathan Costa; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silveira Júnior, Célio da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dosA presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA.Item Avaliação e caracterização de membranas de celulose microcristalina regenerada para uma potencial aplicação em cicatrização de feridas crônicas.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2008) Lemos, Elke Margareth Fernandes; Santos, Cláudio Gouvêa dosEste trabalho é parte de um estudo que pretende usar a celulose microcristalina (MCCR) no processo de cicatrização de feridas crônica. Para avaliar sua microestrutura, a MCCR foi caracterizada através de FTIR, DRX e MEV. A caracterização biológica foi também realiz ada para verificar seu grau de citoxicidade e além desses foram ainda avaliados o índice de degradação e o de intumescimento da celulose imersa em tampão fosfato de sódio (PBS) e em simulador de fluido corpóreo (SBF). Os resultados mostraram um si gnificante percentual de degradação da MCCR assim como uma importante tolerância no contato celular. A biocompatibilidade da MCCR foi estabelecida através de testes de citotoxicidade e confirmada através de análises do MEV. E foi verificado o comportamento da MCCR através de uma modificação química, a qual não apresentou mudanças significativas na degradação e manteve o mesmo comportamento de intumescimento em relação à MCCR original.Item Calorias dos alimentos : uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica.(2016) Gonçalves, Cleidilene Alves de Araújo; Travain, Silmar Antonio; Schneider, Sandra Giacomin; Santos, Cláudio Gouvêa dosO principal objetivo desse trabalho foi relacionar alguns conceitos estudados em termoquímica como energia, calor, temperatura e caloria com o valor energético dos alimentos. A partir dos alimentos o ser humano encontra nutrientes como fonte de energia para a realização das diversas funções orgânicas. A energia de uma forma geral é de fundamental importância para a evolução tecnológica de um país, que busca incessantemente condições de fornecê-la para o desenvolvimento social da população. Nesta pesquisa o tipo de energia analisada vem dos alimentos, sendo de igual modo importante, pois cada dia mais as pessoas têm se preocupado com a saúde e a obesidade. Para melhor entendimento desse conteúdo e aproximação ao cotidiano dos estudantes, foi desenvolvida uma sequência didática associando aula dialógica expositiva, atividade experimental e atividade lúdica. A aplicação da aula dialógica expositiva possibilitou a participação ativa dos estudantes. A partir dessa troca de informações, foi desenvolvida uma atividade experimental com o uso de um calorímetro alternativo, para compreensão das trocas de calor na queima do alimento. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação do professor e dos estudantes, permitindo a interação e a colaboração entre os participantes mais capazes. Essa atividade foi realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos, estratégia que proporciona a oportunidade para a imitação e aprendizagem de acordo com a zona proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. A partir do uso de atividades lúdicas foi observado o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa ação além de prazerosa e divertida teve um papel importante na assimilação dos conceitos de ciências investigados.Item Capture of CO2 by vermiculite impregnated with CaO.(2022) Pereira, Matheus Henrique Simplício; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Lima, Geraldo Magela de; Bruziquesi, Carlos Giovani Oliveira; Oliveira, Victor de AlvarengaVermiculite samples were impregnated with different amounts of calcium oxide by the con- ventional thermal heating technique and subject to CO2 capture experiments in thermal analysis equipment. The amount of CO2 captured by calcium oxide increased from 13 g of CO2 per mol of CaO to 16.8 g of CO2 per mol of CaO when the experiments were carried out with pure calcium oxide and vermiculite impregnated with CaO (1:1), respectively. Integral isoconversional methods of Kissinger-Akahira-Sunose (KAS) and Osawa-Flynn-Wall (OFW) were used for the kinetic study of the process and good correlation coefficients were achieved. The apparent activation energy values showed that for low conversions (a < 0.3) the controlling step of the process is a mixed step where the chemical reaction and the dif- fusion of the reagents into the vermiculite have rates of the same order of magnitude (20 kJ < Ea < 40 kJ). For higher conversions values (a > 0.3) the apparent activation energy values suggest that the slow step is a chemical step (Ea> 40 kJ).Item Chemical modification of lignocellulosic materials by irradiation with Nd-YAG pulsed laser.(Applied Surface Science, 2001) Botaro, Vagner Roberto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Arantes Júnior, Gilberto; Costa, Adilson Rodrigues daMost reports about modification of lignocellulosics are mainly based on chemical modifications such as specific reactions on hydroxyl groups of cellulose. In this work, we describe the irradiation of Whatman 5 filter paper, microcrystalline cellulose and organosolv lignin with Nd-YAG laser pulses at 1064 nm. The chemical and structural properties of the degraded products were investigated by using FTIR and UV spectroscopies, conductimetrical and SEC analyses. While irradiation affects molar mass and polydispersity of lignin, no detrimental effects caused by Nd-YAG laser treatments were observed for cellulose samples. These results demonstrate that Nd-YAG laser can be used as a practical and selective degradation tool, opening a new field for obtaining surface modified natural fibers.Item Critérios para seleção de materiais acústicos utilizados em recintos fechados para diferentes tipologias.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2008) Lamounier, Mônica Mesquita; Santos, Cláudio Gouvêa dosOs problemas de acústica, antes considerados somente para lugares específicos como teatros e cinemas, atualmente causam transtornos tanto em áreas residenciais como em áreas comerciais. O presente trabalho consiste de um estudo comparativo entre os principais materiais usados no tratamento acústico de recintos fechados, a fim de identificar as principais causas desses problemas e avaliar as medidas que têm sido utilizadas para resolvê-los. Observou-se que fatores como montagem, técnica construtiva e projeto interferem de maneira significativa e, por isso, devem ser utilizados segundo procedimentos específicos para cada tipo de material. Na avaliação dos materiais foram realizados ensaios importantes, tais como análise por espectroscopia na região do infravermelho, picnometria e porosimetria, para se avaliar a composição físico-química dos materiais, bem como avaliar suas densidades e porosidades. As propriedades acústicas dos materiais foram determinadas através de medidas de impedância.Item Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender: uma proposta para a formação docente na EJA.(2017) Gonçalves, Wasley Wagner; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Junior, Celio da SilveiraEsta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio (EM). O produto educativo é um caderno temático experimental, que favoreça a capacitação para o uso de experimentos simples como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino e aprendizagem de temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender, a única coleção para a EJA distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tornando-o um material didático diferenciado e um produto educativo de grande relevância. A construção dessa proposta de formação docente foi baseada nos trabalhos de Tardif, segundo os quais o cotidiano da função docente modifica os saberes experienciais. A partir desse objetivo, foi elaborado, de forma colaborativa, um caderno temático experimental com base nas percepções de um grupo de quatro professores de ciências que atuam em EJA, valorizando seus saberes experienciais. Este caderno temático foi concebido na primeira etapa da pesquisa e intitulado: A água como tema gerador de conhecimento na EJA: proposta de atividades experimentais que favoreçam temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender. O produto educativo elaborado tem como principal ferramenta pedagógica as atividades experimentais (AEs) utilizando-se materiais alternativos conhecidos pelos professores. Espera-se que o caderno promova, na sala de aula, discussões sobre os temas ambientais trabalhados no livro didático da Coleção Viver, Aprender.Item Determination of biodiesel adulteration with raw vegetable oil from ATR-FTIR data using chemometric tools.(2011) Soares, Itânia Pinheiro; Rezende, Thais Fonseca; Pereira, Rita de Cássia C.; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Fortes, Isabel Cristina PereiraTrês origens diferentes de biodiesel (algodão, mamona e palma) foram adulteradas com óleo de soja cru, em concentrações variando de 1 a 40% (m/m). Estas amostras foram analisadas por espectrometria de infravermelho médio (MIR) e os seus espectros foram estudados em três diferentes faixas espectrais: espectro inteiro (4000-665 cm -1 ), e nas faixas de 1800-1700 cm -1 e 1800-1000 cm -1. Para determinar a origem do biodiesel utilizado no sistema adulterado, os dados espectrais foram analisados pela ferramenta análise de componentes principais (PCA) e a melhor segregação das origens foi obtida para o espectro inteiro (4000-665 cm-1). A variância explicada foi de 99%, para os três primeiros componentes. Para quantificar o óleo de soja cru foi aplicadaa ferramenta mínimos quadrados parciais (PLS). Os melhores resultados foram obtidos para a região espectral de 1800-1000 cm-1, com valores de RMSEP (erro médio quadrático de previsão) variando de 1,10 a 1,47% (m/m).Item Effect of briquetting and coal moisture control processes on coke quality.(2018) Carias, Marina do Carmo; Silva, Guilherme Liziero Ruggio da; Assis, Paulo Santos; Santos, Cláudio Gouvêa dosRecently issues faced by cokemakers connected with availability of resources, coal quality and price, and environmental concerns have led to the development of coal pre-treatment. Aiming the use of semi-coking coal, technologies for increasing bulk density have been applied such as briquetting and coal moisture control (CMC) which have proved their benefits on manufacturing of a strong metallurgical coke. This work showed coke with high quality regarding bulk density, CSR, DI and coke % > 25 mm was produced from addition of briquettes 20% in the coal blend. For those cokes produced from CMC, coke containing moisture 4% in coal blend presented better properties than cokes with excessive moisture. It was disclosed the effect of briquettes 20% on coke quality is equivalent to produce coke with moisture 4%.Item Estudo da estabilidade e comportamento de suspensões aquosas de pó de ardósia para aplicação em processamento cerâmico.(2017) Palhares, Luciana Boaventura; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Araújo, Renata Costa Silva; Mageste, Aparecida Barbosa; Ayres, Eliane; Costa Júnior, Ezequiel de SouzaInterações de reagentes orgânicos com superfícies de óxidos são importantes no processamento cerâmico de partículas finas, como por exemplo, o processo de colagem de barbotinas (“slip casting”). Os aditivos adicionados têm como objetivo principal o controle das forças entre as partículas na suspensão visando sua estabilidade. A eficiência do mecanismo de estabilização resulta em uma condição de dispersão que reflete em aspectos de comportamento reológico e de sedimentação associados ao sistema e, consequentemente, nas propriedades das peças produzidas. No presente trabalho utilizou-se o resíduo de pó de ardósia gerado nas etapas de extração e beneficiamento pelas mineradoras no Estado de Minas Gerais - Brasil. O resíduo foi caracterizado quanto a microestrutura evidenciando a heterogeneidade de forma e tamanho, mostrando partículas de formato isotrópico, de folhas e lamelares. Os tamanhos de partículas encontrados no rejeito foram da ordem de 0,5 até 25μm tanto pela técnica de difração a laser quanto pelas análises de imagens automatizadas. A difração de raios X mostrou a presença dos principais minerais constituintes dessa rocha: quartzo, moscovita, clinocloro, calcita e feldspatos. As análises químicas mostraram a presença de óxidos de silício e alumínio em maiores quantidades devido a presença de quartzo e minerais sílico-aluminosos, como moscovita e clinocloro. As suspensões de ardósia produzidas, com diferentes porcentagens de sólidos e dispersantes, apresentaram complexo comportamento em função da variada mineralogia tendo suas propriedades analisadas por: tamanho de partículas, potencial zeta, viscosidade e sedimentação. Foi observado que com o aumento da porcentagem de sólidos ocorreu a formação de aglomerados (~100m) incluindo as amostras com ardósia pura. Quando os dispersantes, ácido cítrico, poli(acrilato de amônio) e poli(metacrilato) de sódio e poli(cloreto de dialildimetilamônio) foram adicionados, resultados diferentes foram obtidos em função das características específicas dos mesmos. As distribuições de tamanho de partículas para as suspensões com ácido cítrico e poli(acrilato) de amônio mostraram curvas bimodais com um pico na região submicrométrica e outro na região de maior tamanho de partículas indicando a presença de aglomerados. A adição dos dispersantes ácido poli(metacrilato) de sódio (PMANa) e poli(cloreto de dialildimetilamônio) – (PDADMACDMAC), tanto individualmente ou combinados, afetaram ligeiramente as curvas de distribuição de tamanho de partículas das suspensões que apresentam-se monomodais com picos variando de 6 e 8,5m. Em relação a ardósia pura verificou-se o aumento do número de aglomerados com deslocamento das curvas para esquerda do eixo das abcissas. Os valores de potencial zeta obtidos para todas as suspensões foram, em geral, negativos para as faixas de pH avaliadas. Os valores obtidos para as suspensões com os dispersantes PMANa e PDADMAC isoladamente sugerem dominância das cargas superficiais das partículas da ardósia em valores específicos de pH, carga positiva abaixo de pH 4 e carga negativa acima de pH 11. Nos testes de sedimentação por gravidade e centrifugação para todas as suspensões, ficou evidenciado que quando a fração volumétrica de sólidos em água foi aumentada, a taxa de sedimentação diminuiu devido ao efeito de impedimento (“hindered settling”). Fenômeno frequente em suspensões concentradas onde ocorre grandes interações entre as partículas e a sedimentação é atrasada pelas partículas vizinhas. Em relação ao comportamento reológico, as suspensões de ardósia exibiram comportamento pseudoplástico com aumento da viscosidade em função da porcentagem de sólidos nas suspensões. Nos casos estudados, a adição de diferentes dispersantes afetou ligeiramente esse comportamento sendo menores viscosidades obtidas para os dispersantes poli(acrilato de amônio) e poli(metacrilato de sódio). Os resultados obtidos para suspensões sob compressão por centrifugação mostraram que nas suspensões contendo os dispersantes poli(metacrilato de sódio) e poli(cloreto de dialildimetilamônio), os sedimentos apresentaram maior capacidade de compressão, mas com a presença de agregados de partículas. O dispersante PDADMAC quando utilizado isoladamente apresentou sedimentos mais volumosos e abertos, resultado consistente com os dados mais elevados de viscosidade. O limite de escoamento das suspensões foi menor para as suspensões de ardósia pura do que os valores das suspensões com dispersante evidenciando menores forças de ligação entre as partículas e os menores valores de viscosidade obtidos. Os resultados mostraram o complexo comportamento do pó de ardósia e a dificuldade de manter a suspensão estabilizada sem a formação de aglomerados e sedimentação de partículas não impedindo totalmente, sua utilização em processamento cerâmico.Item Estudo da influência dos métodos de reticulação sobre as propriedades do polietileno.(2017) Ferreira, Mariana Babilone de Souza; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Penna, Kirlene Salgado Fernandes; Silveira, João ViníciusO polietileno (PE) é considerado um dos mais versáteis termoplásticos disponíveis na atualidade, porém possui limitações ligadas ao seu baixo ponto de fusão, baixa resistência ao calor, tendência à propagação de trincas quando submetido a diversos esforços mecânicos, à solubilidade ou inchamento em hidrocarbonetos e à sua baixa resistência à ruptura quando sob tensão. Para suprir essas deficiências, foram desenvolvidos processos de reticulação da cadeia do PE, conferindo ao polímero uma rede tridimensional com caráter termofixo, que torna esse material mais estável às variações de temperatura. Dentre os vários caminhos que podem levar à formação de ligações cruzadas em polietileno, os principais métodos empregados nas indústrias são: utilização de peróxido ou silano como agentes de modificação química (iniciação térmica ou reticulação química) e uso de radiação com ou sem a adição de peróxidos (iniciação por radiação ou reticulação física). Neste trabalho, os métodos analisados foram aqueles que utilizam peróxido e silano como agentes de modificação química para a formação de ligações cruzadas visando a aplicação do PE em tubos de condução de água quente e fria. Para se alcançar esses objetivos, os PE’s originais e seus respectivos reticulados por meio de peróxido (PEX-A) e silano (PEX-B) foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), teor de gel e análises térmicas (TGA e DSC). Também foram avaliadas algumas propriedades mecânicas tais como dureza e resistência à tração, bem como a determinação da temperatura de deflexão (HDT). Os espectros obtidos por espectroscopia na região do infravermelho demonstraram a presença dos grupos funcionais característicos do PE e a incorporação de grupos siloxano no PEX-B. O teor de gel obtido acima de 60% demonstrou a formação de cadeias intrecruzadas entre as moléculas dos polímeros. As análises térmicas associadas aos demais dados da literatura indicam, de maneira geral, maior eficiência na formação de cadeias cruzadas pelo processo de reticulação via silano do que a reticulação via peróxido. Quanto aos ensaios mecânicos, os mesmos também demonstram melhoria nas propriedades mecânicas do polímero reticulado quando comparado ao respectivo PE original. Desta forma, de modo geral, o método via silano forneceu resultados suficientes para a conclusão de que as propriedades avaliadas são superiores quando comparado ao método de reticulação via peróxido.Item Estudo da influência dos métodos de reticulação sobre as propriedades do polietileno.(2020) Ferreira, Mariana Babilone de Souza; Santos, Cláudio Gouvêa dosO polietileno (PE) é considerado um dos mais versáteis termoplásticos disponíveis na atualidade, mas possui limitações ligadas ao baixo ponto de fusão, baixa resistência ao calor, tendência à propagação de trincas e à baixa resistência à ruptura quando sob tensão. Para suprir essas deficiências, desenvolveu-se processos de reticulação da cadeia do PE, conferindo ao polímero uma rede tridimensional, que o torna mais estável às variações de temperatura. Neste trabalho, foram analisados métodos que utilizam peróxido (PEX-A) e silano (PEX-B) como agentes de modificação da cadeia do PE, visando a aplicação do PE em tubos de condução de água. Os materiais foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho (FTIR), teor de gel e análises térmicas (TGA e DSC). Foram avaliadas propriedades mecânicas como dureza e resistência à tração e a determinação da temperatura de deflexão (HDT). Os espectros obtidos demonstraram a presença dos grupos funcionais característicos do PE e a incorporação de grupos siloxano no PEX-B. O teor de gel obtido acima de 60% demonstrou a formação de cadeias intrecruzadas entre as moléculas dos polímeros. As análises térmicas associadas aos demais dados da literatura indicam maior eficiência na formação de cadeias cruzadas pelo processo de reticulação via silano do que a reticulação via peróxido. Quanto aos ensaios mecânicos, os mesmos também demonstram melhoria nas propriedades mecânicas do polímero reticulado quando comparado ao respectivo PE original. Assim, o método via silano forneceu resultados suficientes para a conclusão de que as propriedades avaliadas são superiores quando comparado ao método de reticulação via peróxido.Item Estudo de sistemas V2O5 mesoporoso, V2O5 mesoporoso/PEO, V2O5 mesoporoso/PANI e V2O5 mesoporoso/PANI/PEO com potencial aplicação em baterias recarregáveis.(2016) Sales, Samuel Leonardo; Bianchi, Rodrigo Fernando; Guerra, Elídia Maria; Montoro, Luciano Andrey; Santos, Cláudio Gouvêa dosNas últimas décadas o aumento da produção e do consumo de dispositivos eletrônicos móveis vem estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de baterias recarregáveis cada vez mais eficientes. Neste sentido, as baterias de íons-lítio à base de cátodos híbridos de compostos orgânicos-inorgânicos, tais como V2O5-polímeros, são sistemas promissores para essa aplicação. Frente a este cenário, este trabalho teve por objetivo realizar o estudo eletroquímico morfológico e estrutural de sistemas V2O5 mesoporoso, V2O5 mesoporoso/PEO, V2O5 mesoporoso/PANI e V2O5 mesoporoso/PANI/PEO com potencial aplicação em baterias recarregáveis, utilizando, para tanto, NH4VO3 como fonte de vanádio. Os resultados obtidos por análise termogravimétrica (TGA), termogravimétrica diferencial (DTA) e infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) indicaram que houve a formação do V2O5 ao final da etapa de remoção dos tensoativos, por calcinação, à temperatura de 350ºC. Os resultados de difração de raios-X (DRX), por sua vez, apresentaram para o material não-calcinado picos equidistantes em 6,71 e 13,05º (2θ), indicando uma estrutura lamelar, enquanto que, o material calcinado, indicou a formação do óxido misto V-Mg-O de estrutura ortorrômbica e grupo espacial Pmn21. Por adsorção de nitrogênio o diâmetro médio de poros foi da ordem de 8,0 nm, que é característico de um sistema mesoporoso, cujos poros se encontram entre 2 e 50 nm. As análises eletroquímicas mostraram que a saída dos tensoativos aumentou a carga total do material de 8,86 para 29,80 mC, ou seja, 236,34%, além de melhorar a estabilidade de carga do sistema. A inserção de PANI acarretou o aumento da estabilidade de carga, indicado pelo percentual de redução de carga que era de 44,3 e passou para 440%. A inserção de PEO, por sua vez, aumentou a carga total do material de 29,80 para 36,31 mC, ou seja, aumentou em 21,84%. Finalmente, a inserção dos dois polímeros não apresentou melhoria na estabilidade e capacidade total de carga. Com isso, conclui-se que, sistemas V2O5 mesoporoso/PEO e V2O5 mesoporoso/PANI apresentam potencial para aplicação em cátodos de baterias recarregáveis, contudo, o sistema V2O5 mesoporoso/PANI/PEO ainda necessita de otimazações em seu processo de obtenção, na busca pela adição ou interação das propriedades.Item Hidrogéis superabsorventes a base de acetato de celulose modificado por dianidrido 3, 3’, 4, 4’ benzofenona tetracarboxílico (BTDA) : síntese, caracterização e estudos físico-químicos de absorção.(2009) Botaro, Vagner Roberto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Oliveira, Víctor de Andrade AlvarengaEste trabalho descreve as sínteses de hidrogéis superabsorventes a base de acetato de celulose (AC), com grau de substituição 2.5, reticulado com dianidrido 3, 3’, 4, 4’ benzofenona tetracarboxílico (BTDA). As caracterizações das matérias primas foram realizadas por análises térmicas (TG/DTG) e espectroscopia na região do infravermelho (FTIR). O grau de substituição do acetato de celulose foi determinado por via úmida. A confirmação da reação de esterificação foi possível a partir da técnica de FTIR, espectroscopia UV-vis e análises térmicas (TG/DTG). A presença de poros no novo material foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e porosimetria (BET). A influência da concentração de dianidrido no meio reacional foi investigada, bem como a influência do aumento no grau de reticulação no comportamento térmico do material. Foram obtidas isotermas de absorção de água em diferentes temperaturas para os hidrogéis com diferentes graus de reticulação. Os coeficientes de difusão dos géis foram determinados, juntamente com a energia de ativação para o processo de inchamento usando a equação de Arrhenius. A entalpia de mistura do sistema gel-água foi determinada pela medida da quantidade máxima de água absorvida no equilíbrio a diferentes temperaturas, empregando a equação de Gibbs/Helmholtz.Item Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.(2019) Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Ferry, Alexandre da SilvaAs atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.Item Manganese ore tailing : optimization of acid leaching conditions and recovery of soluble manganese.(2015) Santos, Olívia de Souza Heleno; Carvalho, Cornélio de Freitas; Silva, Gilmare Antônia da; Santos, Cláudio Gouvêa dosManganese recovery from industrial ore processing waste by means of leaching with sulfuric acid was the objective of this study. Experimental conditions were optimized by multivariate experimental design approaches. In order to study the factors affecting leaching, a screening step was used involving a full factorial design with central point for three variables in two levels (23). The three variables studied were leaching time, concentration of sulfuric acid and sample amount. The three factors screened were shown to be relevant and therefore a Doehlert design was applied to determine the best working conditions for leaching and to build the response surface. By applying the best leaching conditions, the concentrations of 12.80 and 13.64 %w/w of manganese for the global sample and for the fraction _44 þ 37 mm, respectively, were found. Microbeads of chitosan were tested for removal of leachate acidity and recovering of soluble manganese. Manganese recovery from the leachate was 95.4%. Upon drying the leachate, a solid containing mostly manganese sulfate was obtained, showing that the proposed optimized method is efficient for manganese recovery from ore tailings.Item Um olhar sobre as atividades de formação em um curso de licenciatura em Química.(2015) Ferreira, Elízio Mário; Santos, Cláudio Gouvêa dosAs Atividades de Formação, componente curricular importante para a formação de professores, devem permear a formação docente desde o início do curso, estando presente em toda a grade curricular, possibilitando ao licenciando colocar em prática atividades ou situações de ensino que visem transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar. Esta pesquisa traz como tema ―Um Olhar Sobre as Atividades de Formação em um Curso de Licenciatura em Química‖ e busca identificar quais são as propostas de desenvolvimento para essas atividades e os resultados auferidos na visão dos acadêmicos, docentes e de outros profissionais ocupados com a formação de professores na instituição investigada. Os objetivos específicos foram identificar propostas de desenvolvimento dessas atividades, avaliar sua eficiência, identificar seus resultados no perfil dos licenciandos, deixar contribuições para eventual reestruturação da matriz curricular do curso investigado e encontrar elementos que possam subsidiar a elaboração de um Projeto de Laboratório de Educação Química, como produto final dessa dissertação. A hipótese estabelecida no PPC (Projeto Político Pedagógico) do curso investigado e previamente adotada nesta pesquisa, foi de que as Atividades de Formação favorecem a formação de um professor mais consciente do processo de aprender a ensinar e da indissociação da teoria com a prática dentro da perspectiva da dialética preconizada por Gamboa (2007). Seu referencial teórico traz autores que tratam da formação de professores, do ensino de Ciências e da relação teoria/prática. Entre eles destacamos Mizukami (2007); Marcelo (1997); Bellochio (2002); Freire (2013); Libâneo (2002 e 2010); Tardifi (2002); Bejarano e Hohenfeld (2013); Gamboa (2007); Teixeira e Oliveira (2005) e Vieira e Silva (2012). Teve como metodologia a pesquisa qualitativa com a utilização de questionário, entrevistas e roteiros de aula como instrumento de coleta de dados que foram analisados com base nos princípios da Análise de Conteúdo de Brdin (1977). Como resultado constatamos que os investigados em geral desconhecem o PPC do curso, têm utilizado seminários, atividades do Pibid, oficinas, criação de planos e roteiros de aula e a regência como forma de desenvolvimento das Atividades de Formação, ainda que de modo não intencional. E como impacto na formação dos licenciandos apontou-se melhor formação, experiência para ministrar aula, possibilidades de apontar aos acadêmicos suas deficiências, bem como relacionar a teoria com a prática, visualizando a realidade da sala de aula e vincular essa realidade ao conteúdo. Diante disso, é pertinente recomendar a implantação de Laboratório de Educação Química, a edição de cartilhas, a realização de seminários e desenvolvimento de atividades formativas que possibilitem o contato com práticas de ensino inovadoras, como o modelo de ensino investigativo.Item A percepção de professores do ensino básico sobre uma atividade didática com o conteúdo de pH a ser aplicada em uma sala de aula com aluno surdo.(2021) Almeida, Ana Cláudia Carvalho de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Oliveira, Iara Terra de; Souza, Gilmar Pereira de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dosCom o início e crescimento da discussão sobre a Educação Inclusiva, a Química, como uma ciência abstrata, se mostrou um desafio ainda maior para professores. Assim, nos debruçamos no presente trabalho na construção de uma atividade didática experimental de caráter investigativo sobre o tema pH para ser trabalhada em sala de aula com alunos surdos. Sob a visão de professores do Ensino Básico, discutiu-se a validade da aplicação dessa atividade em sala de aula e sua contribuição para uma aprendizagem mais eficaz dos alunos surdos. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e seguiu o seguinte percurso: escolha do tema; construção da atividade; elaboração de uma cartilha para os professores; coleta de dados por meio de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas; e uma roda de conversa também on-line. Os dados foram discutidos com o aporte da análise de conteúdo. No total, 15 professores de instituições públicas e privadas de Minas Gerais responderam ao questionário. Como resultado, tem-se que73,3% dos participantes já tiveram alunos surdos em sala e 60% não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência. Além disso, ouviram-se críticas, sugestões, dificuldades e obstáculos dos professores para, desta forma, validar a proposta feita. Assim, 85% dos respondentes disseram que a cartilha proposta trouxe informações relevantes para sua atuação profissional e 64% informaram que trouxe novas informações. Diferentes temas também foram apontados, como: formação continuada; despreparo ao sair da graduação; maior presença dos alunos com deficiência na rede pública de ensino; e a dificuldade dos professores de instituições privadas em trabalhar com estes alunos. Para 93,3% dos professores que participaram da pesquisa a atividade proposta é válida no trabalho com alunos surdos. Diante disso, buscou-se fomentar as pesquisas na área de inclusão de surdos na Química, acreditando que trabalhos como este possam incentivar a presença dos alunos com deficiência no Ensino Básico regular, bem como colaborar com os professores que buscam apoio e formação para atuar de forma efetiva por uma Educação Inclusiva.