Navegando por Autor "Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos"
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Item Os temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica : uma pesquisa em um grupo colaborativo de professores e professoras de matemática educação básica.(2022) Santos, Adriane Lorranne Feitosa Campos dos; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Souza, Renato Marcone José de; Reis, Frederico da SilvaO estudo de temas transversais é recomendado como parte do repertório de conhecimentos a serem adquiridos pelos estudantes, ao longo da vida escolar, sobretudo quando se pretende uma formação cidadã. A ideia de cidadania nos remete ao reconhecimento de direitos e deveres, por parte das pessoas, como caminho para o seu empowerment. Esse conceito, emblemático para o presente estudo, pode contribuir para a leitura e escrita do mundo. A pesquisa, de cunho qualitativo, em consonância com as ideias iniciais desse resumo, perseguiu o objetivo de investigar como a exploração de Temas Contemporâneos Transversais, em um grupo colaborativo, numa perspectiva crítica, pode contribuir para o empowerment de professores e professoras de Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários em encontros, do tipo grupo focal, nos quais seis professores de Matemática que lecionam para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em diferentes escolas do Estado do Rio de Janeiro, discutiam e elaboravam questões de Matemática, tendo algum tema transversal como pano de fundo. Os resultados revelaram que os encontros, da forma como ocorreram, contribuíram para o empowermentdos professores, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento de sua consciência crítica em relação a esses temas. Essa consciência foi sendo desenvolvida à medida que os participantesinvestigavam, tematizavam e problematizavam em torno dos temas transversais. Ao longo dos encontros, nos momentos de problematização, os professores puderam desenvolver uma capacidade de ler e escrever o mundo por meio da Matemática. A nosso ver, a leitura do mundo ocorreu por meio da compreensão de como poderiam ser explorados temas transversais nas aulas. A escrita se manifestou nas questões elaboradas. Quando propostas em aula, tais questões podem suscitar discussões e novas aprendizagens para além da Matemática, mas a partir dela. Compreendemos isso como uma forma de agir sobre o mundo. Essas ações podem reverberar para além dos muros da escola, quando os estudantes repercutem esses novos saberes no seu entorno.